
No Dia Mundial do Refugiado, o Programa Mundial de Alimentos, PMA, faz um alerta: cortes de até 50% nas porções de comida já são realidade para três quartos dos refugiados apoiados pela agência no leste da África.
Os mais afetados são os que estão na Etiópia, no Quênia, no Sudão do Sul e no Uganda. O PMA está lidando com a falta de financiamento para as suas operações num momento em que a fome atingiu o nível mais alto em uma década.
Angola e Moçambique
A agência também já reduziu as porções para refugiados vivendo em Burkina Fasso, Camarões, Chade, Mauritânea e Níger. Por ano, o PMA atende 500 mil refugiados no sul da África. Apesar “da generosidade dos doares, não há dinheiro suficiente para as necessidades básicas de famílias refugiadas”.
Com isso, o PMA prevê cortes nas operações também em Angola, Malauí, Moçambique, Congo, Tanzânia e Zimbábue. O diretor-executivo do PMA, David Beasley, declarou que “a fome global está além dos recursos disponíveis para alimentar todas as famílias que precisam desesperadamente da ajuda” da agência.
Decisão difícil
Segundo Beasley, a decisão de reduzir as porções de alimentos para os refugiados “é de partir o coração”, especialmente porquê muitas dessas pessoas “dependem do PMA para sobreviver”.
O chefe da agência teme que se o financiamento não chegar com urgência, muitos refugiados que já enfrentam fome “serão forçados a pagar o preço com suas vidas”. Dados da Agência da ONU para Refugiados, Acnur, mostram que 67% dos refugiados e dos requerentes de asilo saíram de países que enfrentam crise alimentar.
No ano passado, o PMA conseguiu prestar assistência a 10 milhões de refugiados em todo o mundo.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Paz e segurança
Brasil vê "grande potencial" de São Tomé e Príncipe na cooperação pela paz
08/02/2025 18:30

Desenvolvimento econômico
Soluções sustentáveis para o futuro do transporte cresceram 700%, diz agência
07/02/2025 22:45

Paz e segurança
O que as Nações Unidas fazem na República Democrático do Congo?
07/02/2025 21:45

Desenvolvimento econômico
Relatores condenam retorno de Cuba a lista de países que "patrocinam terrorismo"
07/02/2025 20:45

Direitos humanos
Conselho de Direitos Humanos aprova envio de missão de apuração à RD Congo
07/02/2025 19:45