Dourados – MS domingo, 17 de outubro de 2021
Dourados
25º max
17º min
Mundo

Chuva não deve dar trégua no Sudeste no início de março

01 Mar 2011 - 16h15
Imagem de satélite de terça - Crédito: Foto: Reprodução/Cptec/InpeImagem de satélite de terça - Crédito: Foto: Reprodução/Cptec/Inpe
As pancadas de chuva forte, em curtos períodos de tempo, não devem dar trégua aos moradores de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo neste início de março. A previsão para os primeiros dias do último mês do verão é de calor e possibilidade de temporais que devem causar mais prejuízos em áreas do Sudeste. Março também será de muita chuva no Centro-Oeste, segundo apontam meteorologistas.

“No Sudeste, tradicionalmente, os meses com maiores índices de chuva são dezembro, janeiro e fevereiro, e em março a chuva começa a diminuir, com o início do outono. Ainda assim, devem ocorrer pancadas de chuva, com possibilidade de eventos mais significativos e pontuais em algumas áreas”, diz o meteorologista Henri Pinheiro, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe).

Em São Paulo e no Rio de Janeiro, segundo Pinheiro, o pior já passou. A tendência para os próximos dias é de maiores acumulados de chuva no Espírito Santo, em Minas Gerais e no Centro-Oeste. Mas isso não é motivo para otimismo. Mesmo perdendo intensidade, as chuvas no Sudeste devem se estender por todo o mês.

“No Centro-Oeste, a primeira quinzena é bastante chuvosa, e depois as chuvas tendem a diminuir. Já no Sudeste, as pancadas de chuva permanecem por todo o mês, mesmo que com a possibilidade de se tornarem menos intensas com o passar dos dias”, afirma o meteorologista Manuel Rangel, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Na semana em que começa o carnaval pelo Brasil, o tempo será de calor e pancadas de chuva à tarde em grande parte do país. No litoral do Nordeste, principalmente em Salvador e no Recife, onde a folia se concentra nas ruas, há pouca chance de chuva nos próximos dias.

Outra boa notícia é que, em São Paulo e no Rio de Janeiro, as chuvas mais intensas devem ocorrer até quinta-feira (3). Na sexta-feira (4) e no fim de semana, o tempo tende a abrir.

#####Climatologia
Com relação à normal climatológica das chuvas registradas em anos anteriores, no mês de março, as chuvas em 2011 estarão acima da média em parte do Norte e do Nordeste. No Centro-Oeste e Sudeste, a previsão é de chuva dentro do esperado, ou seja, devem vir mais temporais por aí. Vale ressaltar que as temperaturas estarão acima da média nessas áreas.

Na Região Sul, permanece a tendência de chuva abaixo da média no oeste, e acima da média no extremo leste da região, com temperaturas abaixo da média em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. (G1)

Deixe seu Comentário

Leia Também

Mundo

Papa abre caminho à beatificação de João Paulo I

13/10/2021 16:00
Transição energética é "demasiado lenta", alerta agência
Mundo

Transição energética é "demasiado lenta", alerta agência

13/10/2021 09:00
Transição energética é "demasiado lenta", alerta agência
Jornalistas da Filipinas e Rússia recebem Nobel da Paz
Mundo

Jornalistas da Filipinas e Rússia recebem Nobel da Paz

08/10/2021 13:00
Jornalistas da Filipinas e Rússia recebem Nobel da Paz
Mundo

Pandemia teve impactos diretos para bebês e crianças, diz estudo

06/10/2021 14:00
Mundo

"Apagão" no Facebook foi erro interno e não ataque informático

06/10/2021 09:00
Últimas Notícias