
Está sendo lançada nesta quarta-feira a campanha “Seja Visto e Ouvido”, uma colaboração entre a enviada especial da ONU para a Juventude, Jayathma Wickramanayake, e a marca de cosméticos The Body Shop.
Segundo as Nações Unidas, é preciso ampliar a participação na vida pública das pessoas abaixo dos 30 anos, especialmente num momento de vários desafios: crise climática, conflitos e desigualdades.
Baixa representatividade
Os jovens representam quase metade da população mundial, porém apenas 2,6% dos parlamentares do globo tem menos de 30 anos. Na realidade, a idade média de um líder é: 62 anos.
Ao ampliar as vozes dos jovens na esfera pública, a campanha busca criar mudanças estruturais nos processos de decisão, para que sejam mais inclusivos.
Em conjunto com a iniciativa, é lançado o relatório “Ver e Ser Ouvido: Entendendo a Participação Política dos Jovens”, baseado numa pesquisa feita pela The Body Shop no ano passado com mais de 27 mil jovens de 26 países.
Maioridade eleitoral
A pesquisa mostra que 82% das pessoas que participaram concordam que os sistemas políticos precisam de reformas drásticas. Além disso, 84% acreditam que os políticos são motivados por interesses próprios e 75% acreditam que os políticos são corruptos.
Outro dado do documento: três quartos das pessoas com menos de 30 anos sentem que políticos e líderes empresariais “estragaram as coisas” para as pessoas e o planeta.
A maioria concorda ainda que a idade ideal para poder começar a votar é entre 16 e 18 anos, enquanto na maioria dos países, somente é possível votar após completar 18 anos.
Mudanças com reflexos a longo prazo
Os participantes da pesquisa também defendem que deveria haver mais oportunidades para os jovens terem uma voz no desenvolvimento político ou que seria benéfica uma mudança no sistema político.
A enviada da ONU para Juventude declarou que “as lacunas em influência e confiança estão entre os maiores desafios da atualidade”. Jayathma Wickramanayake afirma que a campanha é uma oportunidade para mudar a situação, com políticas que reflitam as prioridades dos jovens e que “falem sua língua”.
O relatório mostra que a participação dos jovens nas decisões públicas poderia, a longo prazo, contribuir com a redução da idade em que se é permitido votar, com o aumento dos jovens em conselhos, parlamentos e comitês e melhorar ainda as habilidades de liderança entre o grupo.
A campanha começa a ser divulgada em 2,6 mil lojas da The Body Shop em 75 países e mais detalhes estão no site www.beseenbeheardcampaign.com
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