
“Foi um convite pessoal do secretário-geral da OEA, José Miguel Insulza. Ele perguntou se eu queria continuar colaborando com a OEA, e eu aceitei o desafio. A Nicarágua tem eleições em novembro e com certeza teremos um bom trabalho a fazer”, disse Seitenfus.
Professor licenciado da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul, Seitenfus deixou a representação do Haiti devido a declarações em que criticava o trabalho de entidades internacionais no Haiti. O estopim teria sido uma entrevista ao jornal suíço \"Le Temps\", na qual o brasileiro questionou não apenas o papel das tropas da ONU no Haiti, como também dos principais países doadores de recursos para o país.
No dia 2 de fevereiro, Seitenfus foi condecorado com o título de Grande Cavalheiro da Ordem Nacional de Honra e Mérito do Haiti. A homenagem foi entregue pessoalmente pelo presidente do país, René Preval. Seitenfus foi o primeiro representante da OEA a receber uma condecoração no país, desde 1948, quando a organização passou a ter representante no Haiti.
“Sem sombra de dúvida, ser representante da OEA no Haiti teve um destaque político. Este convite foi uma forma de reconhecimento por todo o trabalho que foi feito pela equipe”, disse.
Durante os dois anos em que esteve no Haiti, Seitenfus auxiliou em trabalhos da área social e política. A representação da OEA foi responsável pela confecção de cerca de 5 milhões de cédulas de identidade, documento exigido para as eleições do país. Para o brasileiro, as divergências pelas suas posições em relação aos trabalhos desenvolvidos no Haiti já foram superadas.
Antes de aceitar o convite da OEA, Seitenfus disse ter consultado pessoalmente o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota. Segundo Seitenfus, Patriota manifestou à OEA a satisfação por ter o brasileiro mantido na equipe. “É, sem dúvida, uma homenagem também para o Brasil”, disse Seitenfus. (G1)
Deixe seu Comentário
Leia Também

Olimpíada
Cortes em razão da covid-19 impactam programa antidoping
15/04/2021 10:00

mundo
Casa Branca anuncia retirada de tropas do Afeganistão até setembro
14/04/2021 13:15

COVID-19
Índia tem recorde de casos; Mumbai prepara novo lockdown
14/04/2021 12:03
Internacional
Ilha do Caribe estremece com maior explosão vulcânica de sua história
13/04/2021 11:15
Histórico
“A Terra é azul”: há 60 anos, o homem chegava à órbita do planeta
12/04/2021 15:52