Dourados – MS quinta, 05 de agosto de 2021
Dourados
26º max
14º min
Mundo

Australianos reforçam sistema de defesa de camundongos contra vírus

03 Fev 2011 - 17h15
Australianos reforçam sistema de defesa de camundongos contra vírus -
Uma equipe de cientistas australianos afirma ter livrado camundongos de laboratório de uma infecção similar a do HIV, vírus causador da Aids, após reforçar o sistema de defesa dos roedores. A técnica abre a possibilidade de novas terapias para doenças virais como hepatites B e C e bacterianas, como a tuberculose. O estudo foi divulgado na publicação científica \"Cell\".

Ao estudar um hormônio chamado interleucina 7, os pesquisadores do Instituto Walter and Eliza Hall, localizado em Melbourne, na Austrália, descobriram que a substância melhora a resposta imune a infecções virais crônicas.

O teste foi feito em um modelo de infecção por HIV específico para camundongos, no qual o papel da interleucina 7 foi estudado.

Para aumentar a eficiência, o hormônio bloqueia um gene conhecido como SOCS-3 - responsável por atrapalhar a ação imunológica, como forma de evitar que o sistema de defesa do corpo ataque os próprios tecidos do animal.

Segundo Simon Preston, um dos autores do artigo, o segredo da técnica está na consequência do bloqueio do SOCS-3 nas células T, alvos de ataque do HIV e uma das estruturas de defesa mais importantes dos animais. Sem a ação do gene, as células T conseguem se multiplicar a ponto de conseguirem combater e expulsar os agentes infecciosos.

O objetivo dos autores era descobrir os mecanismos da \"exaustão imunológica\", efeito causado pelo excesso de vírus nos organismos, no qual as células de defesa do corpo deixam de combater os vírus.

Conhecer como o \"cansaço\" do sistema de defesa acontece é a chave para poder manipular genes e melhorar o combate de doenças infecciosas, segundo os cientistas. A pesquisa dá ideias para novas terapias, focadas na desativação específica do gene SOCS-3.


(G1)

Deixe seu Comentário

Leia Também

Mundo

OMS afirma que China deve fornecer dados sobre origens da covid-19

15/07/2021 17:00
Mundo

Suspeitos de assassinato do presidente do Haiti são mortos a tiros

08/07/2021 11:00
Mundo

Covid-19: anticorpos podem durar até 12 meses após infecção

08/07/2021 10:00
Presidente do Haiti é assassinado em casa durante a noite, diz premiê
Mundo

Presidente do Haiti é assassinado em casa durante a noite, diz premiê

07/07/2021 07:30
Presidente do Haiti é assassinado em casa durante a noite, diz premiê
Mundo

Onda de calor recorde nos EUA e Canadá mata 45 no Estado do Oregon

01/07/2021 17:30
Últimas Notícias