Dourados – MS sábado, 24 de julho de 2021
Dourados
32º max
16º min
Mundo

Ataque da Otan à Líbia em crise é 'inevitável', diz Fidel Castro

03 Mar 2011 - 18h35
Ataque da Otan à Líbia em crise é 'inevitável', diz Fidel Castro -
O líder cubano Fidel Castro afirmou nesta quinta-feira (3) que uma intervenção militar da Otan na Líbia, com o objetivo de controlar o petróleo aproveitando a \"guerra civil\" nesse país, é \"inevitável\".

\"Não podem deixar de aproveitar o conflito interno surgido na Líbia para promover a intervenção militar. As declarações feitas pela administração dos Estados Unidos desde o primeiro instante foram categóricas nesse sentido\", afirmou Fidel, em mais um artigo publicado na imprensa estatal.

\"Estados Unidos e Otan estão seriamente preocupados com a onda revolucionária desatada no mundo árabe, onde se gera grande parte do petróleo que mantém a economia de consumo dos países desenvolvidos e ricos\".

\"As circunstâncias não podiam ser mais propícias. Nas eleições de novembro, a direita republicana aplicou um golpe contundente ao presidente Barack Obama, especialista em retórica\".

\"O grupo fascista da \'missão cumprida\' (em referência ao ex-presidente George W. Bush), apoiado agora ideologicamente pelos extremistas do Tea Party, reduziu as possibilidades do atual presidente a um papel meramente decorativo, no qual periga, inclusive, seu programa de saúde e a duvidosa recuperação da economia\", acrescentou.

No artigo da semana passada, Fidel afirmou que os Estados Unidos e a Otan fazem uma \"dança macabra de cinismo\" ao incentivar uma guerra civil na Líbia, em busca do controle do petróleo.

\"Nada teria de estranho a intervenção militar na Líbia, com o que, além disso, garantiria à Europa quase dois milhões de barris diários do petróleo leve\", indica Fidel, em seu segundo artigo sobre o tema.

Para Fidel, que conheceu pessoalmente Kadhafi quando visitou a Líbia em maio de 2001, o que acontece nesse país é uma guerra civil na qual \"ninguém no mundo jamais ficará de acordo com a morte de civis indefesos\". (G1)

Deixe seu Comentário

Leia Também

Mundo

OMS afirma que China deve fornecer dados sobre origens da covid-19

15/07/2021 17:00
Mundo

Suspeitos de assassinato do presidente do Haiti são mortos a tiros

08/07/2021 11:00
Mundo

Covid-19: anticorpos podem durar até 12 meses após infecção

08/07/2021 10:00
Presidente do Haiti é assassinado em casa durante a noite, diz premiê
Mundo

Presidente do Haiti é assassinado em casa durante a noite, diz premiê

07/07/2021 07:30
Presidente do Haiti é assassinado em casa durante a noite, diz premiê
Mundo

Onda de calor recorde nos EUA e Canadá mata 45 no Estado do Oregon

01/07/2021 17:30
Últimas Notícias