
Segundo a Companhia Metropolitana de Transportes Públicos (CMTP), o primeiro trecho a ser analisado fica na passagem de nível da Avenida Higino Cunha, nas proximidades da Ponte Wall Ferraz.
O promotor Fernando Santos fez o pedido de interrupção preventiva da linha férrea em reunião com a diretoria da CMTP, realizada nesta quarta-feira (18). Ele entendeu que a vistoria seria necessária após os três descarrilamentos ocorridos na via em 32 dias.
Participaram da reunião representantes da Transnordestina e do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Piauí (Crea/PI), que também farão avaliação das juntas, dormentes, acessórios de linha, das passagens de níveis, quantidade de brita, além do nivelamento e drenagem da via.
De acordo com o presidente diretor da CMTP, Marcos Silva, as composições também serão analisadas. \"Verificaremos o truque, rodeiro, amortecedor e alinhamento das máquinas. Já trabalhamos também com limite de velocidade operacional e tudo isso pensando no bem estar do usuário.\"
Histórico de problemas
O Metrô de Teresina parou de funcionar por dez horas após o descarrilamento de uma locomotiva ocorrido na linha, no dia 16 deste mês. Cerca de 100 passageiros estavam no vagão, mas não houve feridos. Esta foi a terceira vez que o Metrô enfrentou problemas semelhantes. O primeiro acidente ocorreu dia 14 de abril, na ponte do Bairro Ilhota, na zona Sul da capital. O segundo caso ocorreu dia 25 de abril.
Os dois primeiros descarrilamentos, de acordo com a CMTP, foram provocados por causa da chuva que atingiu a região em abril. Da última vez, a suspeita é a de que tenha ocorrido vandalismo ou sabotagem.
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