
Um funcionário da Anac, em Curitiba, que não quis se identificar, disse ao G1 que a medida vai acarretar em prejuízo para a comunidade aeroportuária. Segundo ele, o Paraná é o estado com maior movimentação de aeronaves do sul do Brasil.
Em nota oficial, a Anac afirmou que a medida visa “aumentar a eficiência, eficácia e efetividade do cumprimento de suas funções institucionais, ao mesmo tempo, reduzir custos administrativos sem comprometer a qualidade do trabalho”. O documento relata ainda que os serviços prestados aos usuários serão mantidos nos Escritórios da ANAC ou pela Internet.
O funcionário ouvido pelo G1 argumentou que o ingresso de novos profissionais da área de aviação ficará comprometido. Uma das funções do Anac é realizar as provas que permitem aos alunos praticar a horas de voo. O fechamento da unidade de Curitiba, afirma o funcionário, impede a formação de novos pilotos, comissários e mecânicos de manutenção que estão escassos no mercado do País.
Além de Curitiba, as Unidades Regionais de Porto Alegre (RS), Recife (PE) também serão desativadas. Para substituir essas unidades, a Anac informou que vai criar Escritórios de Aviação Civil (EAC) nas cidades de Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Macaé (RJ), Recife (PE) e Salvador (BA) para realizar os trabalhos ofertados aos regulados nessas regiões.
(G1)
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