Dourados – MS domingo, 21 de julho de 2024
14º
artigo

A definição de criptografia de liquidez e seu impacto no mercado

09 Jul 2024 - 07h20Por Redação
A definição de criptografia de liquidez e seu impacto no mercado -

O surgimento dos mercados financeiros internacionais mudou a economia. Hoje, uma infinidade de elementos são cruciais para preservar a sua saúde e promover o crescimento. A liquidez é uma destas ideias-chave e a sua importância continua a crescer.

À primeira vista, a liquidez pode parecer bastante simples e ter pouco impacto no estado da economia mundial. Na verdade, porém, as mudanças na liquidez podem ter efeitos de longo alcance que afectam países inteiros e mercados globais. Como tal, é fundamental compreender as características, benefícios e amplas implicações da liquidez criptográfica.

Compreendendo o conceito

A velocidade com que os ativos negociáveis podem ser transformados em dinheiro é conhecida como liquidez. Imagine um mercado com dez investidores e um ativo, X, presente. O mercado é considerado extremamente líquido se um investidor, vamos chamá-lo de investidor A, quiser vender todas as suas participações no ativo X e puder fazê-lo praticamente instantaneamente, sem ter um grande efeito nos preços.

No entanto, se o investidor A colocar os seus activos para negociação e não receber resposta durante um longo período de tempo, poderá ter de esperar pacientemente ou contentar-se com um montante inferior ao que esperava. Esta situação sugere que o mercado em questão tem pouca liquidez. Faz sentido que o investidor A tenha menos probabilidade de concluir a negociação, especialmente se for avesso ao risco ou sensível ao preço.

Como resultado, a estatística de liquidez avalia quão simples é executar negociações num mercado. A quantidade de participantes no mercado, a procura de determinados activos e a oferta total de dinheiro são algumas variáveis que afectam esta facilidade. Além disso, várias outras variáveis, incluindo guerras, alterações regulamentares, crises económicas e convulsões políticas, também podem influenciar os impactos na liquidez.

Avaliando a liquidez em mercados criptográficos

Os traders avaliam a liquidez do mercado com base em vários fatores. Um aumento considerável no volume de negócios, indicando um elevado número de participantes ativos e estabilidade de preços, é evidência de elevada liquidez.

Como há mais fornecedores e compradores nesses mercados, os spreads de compra e venda são normalmente mais estreitos, facilitando a correspondência entre oferta e demanda. Além disso, uma taxa de rotatividade mais elevada, que denota várias negociações de ativos num breve período, indica uma implementação desimpedida da estratégia e uma participação ativa no mercado.

Todos os mercados precisam de liquidez, pois mostra o estado geral e o nível de atividade. O mundo digital torna a liquidez ainda mais crucial porque quase todas as principais empresas estão cotadas publicamente. O desempenho destes negócios é determinado principalmente pelos mercados de ações, títulos, moedas e criptomoedas, que afetam a economia mundial como um todo.

Um exemplo de como a liquidez é importante seria se o mercado Y enfrentasse problemas de liquidez devido a agitação política ou económica, o que faria com que os comerciantes se retirassem. O volume de negociação reduzido, o volume de negócios mais baixo e os spreads de compra e venda mais amplos podem ser consequências deste declínio na participação.

Como resultado, as empresas deste setor podem ter dificuldade em emitir novas ações ou extrair valor das atuais, o que pode resultar numa queda nos valores de mercado ou mesmo em falências. Assim, a liquidez tem impacto tanto nas condições comerciais específicas como na economia em geral.

Por que a liquidez é tão importante?

Diferentes setores comerciais têm níveis de liquidez muito variáveis; mercados bem estabelecidos geralmente apresentam poucos problemas. Por outro lado, as indústrias em desenvolvimento, como a indústria das criptomoedas, lutam frequentemente para manter níveis suficientes de liquidez.

Mesmo que a tecnologia blockchain tenha dado origem a novos conceitos, eles não foram capazes de provar que ela tem um valor de mercado próprio. Em vez disso, manteve-se altamente especulativo e suscetível a mudanças na opinião pública.

Devido a estes problemas, o mercado está sujeito a oscilações bruscas de preços e grandes quedas sem protecção contra a extrema volatilidade dos preços. A dificuldade em manter níveis de liquidez adequados é sublinhada pela dependência do mercado criptográfico de fornecedores de liquidez não bancários, que resulta da relutância geral dos bancos centrais em apoiar.

Desafios e Estratégias

A alta liquidez do mercado promove negociações ativas, fecha spreads e incentiva as empresas a usar criptomoedas como a criptografia X. Por outro lado, a diminuição da liquidez faz com que os spreads aumentem, a atividade comercial diminua e o investimento seja desencorajado, o que pode causar o mercado se torne instável. A crise financeira de 2008 serve de exemplo dos efeitos desastrosos da escassez de liquidez e mostra como estas crises podem levar à agitação económica generalizada.

Medidas preventivas para mercados criptográficos

Promover o crescimento natural para atrair investidores e aumentar os volumes de negociação é uma forma de garantir a saúde do mercado. Isto é especialmente verdadeiro para iniciativas que tornam as criptomoedas mais úteis para pagamentos internacionais.

A reconstrução da confiança do público é essencial para promover a participação e manter os níveis de liquidez, especialmente após crises do mercado. Apesar da relativa liquidez do Bitcoin, o mercado luta para manter os preços estáveis, enfatizando a necessidade de aplicações blockchain úteis para evitar mais crises de liquidez.

Conclusão

A liquidez é um conceito crucial que estabelece o quão simples é transformar ativos em dinheiro sem impactar os preços de mercado. A elevada liquidez promove a expansão do mercado e possibilita preços estáveis e comércio ativo. A baixa liquidez, por outro lado, pode causar volatilidade no mercado e até crises.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ONU pede fim de leis que criminalizam pessoas Lgbtq+
Saúde

ONU pede fim de leis que criminalizam pessoas Lgbtq+

19/07/2024 22:30
ONU pede fim de leis que criminalizam pessoas Lgbtq+
Casa-Museu em Portugal exibe acervo do diplomata Aristides de Sousa Mendes
Assuntos da ONU

Casa-Museu em Portugal exibe acervo do diplomata Aristides de Sousa Mendes

19/07/2024 21:30
Casa-Museu em Portugal exibe acervo do diplomata Aristides de Sousa Mendes
Corte Internacional de Justiça afirma que ocupação de territórios por Israel é ilegal
Legislação e prevenção de crimes

Corte Internacional de Justiça afirma que ocupação de territórios por Israel é ilegal

19/07/2024 20:30
Corte Internacional de Justiça afirma que ocupação de territórios por Israel é ilegal
OMS identifica vírus da poliomielite em seis locais de Gaza
Saúde

OMS identifica vírus da poliomielite em seis locais de Gaza

19/07/2024 19:30
OMS identifica vírus da poliomielite em seis locais de Gaza
Moçambique tem pela frente desafio de reduzir pobreza multidimensional em 20%
ODS

Moçambique tem pela frente desafio de reduzir pobreza multidimensional em 20%

18/07/2024 22:45
Moçambique tem pela frente desafio de reduzir pobreza multidimensional em 20%
Últimas Notícias