
O deputado Amarildo Cruz indicou a poeta Cordelista e Trovadora, Aurineide Alencar de Freitas Oliveira para receber a Comenda "Asa Branca", solenidade que homenageia nordestinos e descentes moradores que vivem em Mato Grosso do Sul.
O evento aconteceu no Plenário da Assembleia Legislativa de MS, em Campo Grande, na noite desta quarta-feira (22).
Professora aposentada, Aurineide é formada no curso de Letras, pós-graduada e especialista em Metodologia do Ensino Superior e mestra em Educação. A poeta douradense possui cinco livros publicados: “Nas veredas do cordel”, “Vida em versos”, “Mato Grosso do Sul nas asas do cordel”, “Pescador de cantos” e “Embrenhando-se em cordel”, além dos e-books “Dourados vive o cordel” e “Semeadora de cordéis”. Com mais de 100 folhetos de cordéis publicados, forma a dupla “Óxente & Tchê” com a escritora e poetisa Odila Schwingel Lange. Participou de mais de cinquenta antologias nacionais e internacionais.
Aurineide Alencar é membro da Academia de Literatura de Cordel de Mato Grosso do Sul (ACOMS), Academia Douradense de Letras( ADL), Academia de Letras do Brasil Seccional Mato Grosso do Sul (ALB/MS), Academia Feminina de Letras e Artes do Mato Grosso do Sul (AFLAMS). Comissão Sul- Mato-Grossense de Folclore (CSMF), membro e conselheira fiscal no Instituto Pirâmide e Fundadora da Cordelteca Itinerante "Cantinho do Cordel".