Dourados – MS sábado, 23 de outubro de 2021
Dourados
28º max
20º min
Ranking Valor Econômico
Capital

Campo Grande Design Festival

Cidade recebe primeiro festival do Club Design Mato Grosso do Sul, que promete iniciar a promoção do mercado local através da Economia Criativa

11 Ago 2021 - 15h06
Campo Grande Design Festival -

A criatividade é a melhor ferramenta para ajudar em momentos de crise, ou de grandes mudanças como a que estamos vivendo, ainda mais associadas ao design e a arquitetura, já que durante a pandemia passamos a valorizar mais a nossa casa.

Desde a origem o Club Design promove a economia e o mercado local através da criatividade e de criativos profissionais de arquitetura e design de interiores. Este mercado mobiliza a economia principalmente gerando empregos localmente. “A cada
projeto que os profissionais desenvolvem, gera-se cerca de 40 empregos diretos, que mobiliza o entorno, já que essa mão de obra é local. Isto estimula outros negócios que se beneficiam diretamente, como cafés, padarias, restaurantes, farmácias, entre outros”
afirma Adilson Puertes presidente da associação de empresários que trouxe o Club Design para o Mato Grosso do Sul, e agora organiza o Festival de Design.

Para que o Campo Grande Design Festival tenha resultados reais na prática, a estratégia foi se associar e obter apoio de instituições locais que fomentam o mercado e a cultura local. Assim o Festival conta com o apoio do Governo de Estado através da Fundação da Cultura do Mato Grosso do Sul, da Prefeitura através da Secretaria de Cultura e Turismo de Campo Grande (Sectur), tem patrocínio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul (Sebrae MS), do Sicredi a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil e do sistema SENAI e SENAC do MS. Com estes parceiros pretende-se divulgar e promover os negócios no MS criando condições para envolver toda a cadeia de consumo, de forma sustentável já que o interesse é ter vida longa e contribuir também para se tornar uma referência na área atraindo visitantes.

“Existem muitos festivais pelo Brasil e mundo, mas trazemos dois fundamentos primordiais, primeiro é que as cidades do mundo estão ficando muito similares por este motivo as identidades e culturas regionais serão mais valorizadas, principalmente as
associadas a natureza, água e qualidade de vida, imagem associada ao Mato Grosso do Sul. O outro ponto é que muitos festivais ocorrem em cidades que não oferecem oportunidades de negócios após o encerramento, o nosso não, as cidades escolhidas oferecem a cultura e o mercado o ano todo, através dos criativos, das lojas e empresas locais” discorre Alvaro Guillermo criador e curador do Design Festival.

Outra novidade que será lançada durante o Campo Grande Design Festival é o anuário: O melhor da arquitetura e do design do Mato Grosso do sul, um livro de luxo de mais de 120 páginas, com capa dura e encadernação especial. Conta com a participação dos 22 escritórios mais atuantes da cidade junto ao Club Design.

O Anuário terá distribuição dirigida e gratuita, promovendo o segmento com o público alvo, que são os clientes das lojas associadas, empreendimentos imobiliários e marcas escolhidas por apresentarem este perfil de tratarem com o mesmo público alvo, que exige qualidade total. “A qualidade de nossos profissionais, assim como dos produtos e serviços das empresas associadas ao Club design MS, estão registradas nas páginas deste livro, isto reafirma visualmente nosso discurso que não há necessidade de sair da cidade para ter um excelente atendimento” comenta Maria Helena Bolotto vicepresidente da associação junto ao Club Design MS.

Outro foco de atenção do Club Design é ter uma atuação sustentável e voltada para o terceiro setor, por estar vinculado a uma associação de empresários sem fins lucrativos todo o dinheiro que sobra é destinado para ações sociais. Este tipo de trabalho já rendeu ao Club Design notoriedade e reconhecimento internacional, recebendo dois grandes prêmios, em 2018 o IF Design (considerado o “Oscar" do design na categoria Social Impact Prize, e, em 2020, o primeiro lugar no 7º Prêmio objeto brasileiro, na categoria Sócio ambiental.

Durante o Campo Grande Design Festival o tema será Criatividade contra a fome, uma ação de criatividade coletiva, serão convidados 150 profissionais parceiros para desenvolver uma manifestação sobre um prato em branco, que simboliza a falta de
alimentos saudável.

“A fome afeta mais de 20 milhões de pessoas no Brasil, não podemos ficar afastados desta temática, por isso resolvemos assumir a causa e convidar nossos parceiros arquitetos e designers a ajudar a promover o tema junto a sociedade
afirma Mariana Caldart responsável pela ação social junto ao Club Design.

Sobre o Festival:

O festival propõe atrair a atenção de toda a sociedade para as áreas criativas de arquitetura, design de interiores, design de produtos, paisagismo, arte e artesanato, tendências e outras áreas do conhecimento que contribuem para a o habitar e morar.

Desta maneira os eventos propiciam a divulgação da importância destas áreas (arquitetura e design) para a qualidade de vida e um futuro melhor de sustentabilidade para todos.

Com calendário extenso do dia 24 de agosto a 18 de setembro e agenda organizada promovendo a diversidade de manifestações permite aos visitantes e interessados participar da maioria das atividades, que serão: Lançamentos de livros, talks com profissionais atuantes, palestras, ambientes decorados, intervenções artísticas, exposições de arte, entre outros.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Feira Virtual de Franquia destinada ao Mato Grosso e Mato Grosso do Sul oferta oportunidades de investimentos
Mato Grosso do Sul

Feira Virtual de Franquia destinada ao Mato Grosso e Mato Grosso do Sul oferta oportunidades de investimentos

22/10/2021 15:30
Feira Virtual de Franquia destinada ao Mato Grosso e Mato Grosso do Sul oferta oportunidades de investimentos
8° Bonito Blues e Jazz Festival confirma artistas de Dourados e Caarapó
Festival

8° Bonito Blues e Jazz Festival confirma artistas de Dourados e Caarapó

14/10/2021 16:15
8° Bonito Blues e Jazz Festival confirma artistas de Dourados e Caarapó
Com desfile cancelado, creche faz programação própria de 7 de Setembro
Independência do Brasil

Com desfile cancelado, creche faz programação própria de 7 de Setembro

03/09/2021 14:30
Com desfile cancelado, creche faz programação própria de 7 de Setembro
Edital de convocação
Edital

Edital de convocação

24/05/2021 17:58
Edital de convocação
Últimas Notícias