Foi um ano atípico para o torcedor santista. Nunca em sua centenária história, o Santos FC havia disputado uma divisão que não fosse a principal. E nesta segunda-feira (11) o pesadelo acabou.
A vitória diante do Coritiba confirmou o retorno do Peixe para a elite do futebol brasileiro, o seu devido lugar.
O Alvinegro venceu o time paranaense por 2 a 0, com gols de Wendel e Otero, no Estádio Couto Pereira, em jogo válido pela 36ª rodada, e alcançou sua 20ª vitória na competição.
São 68 pontos conquistados, mantendo a liderança na tabela. 20 vitórias, 8 empates e 8 derrotas, com 56 gols marcados e outros 28 sofridos, faltando apenas dois jogos para o fim do certame.
O penúltimo compromisso do Santos na série B está marcado para o domingo (17), diante do CRB, às 16h00, na Vila Viva Sorte.
O jogo
Aos nove minutos o Santos já arriscou sua primeira finalização. Guilherme chegou pela lado esquerdo e bateu colocado, mas o goleiro conseguiu realizar a defesa.
Cinco minutos depois, foi a vez de Giuliano arriscar. Ele recebeu de Wendel e bateu de fora da área, e bola passou por cima do ângulo direito.
E aos 19 minutos, o Peixe já abriu o placar. Giuliano achou Wendel em ótimas condições, e o atacante avançou para dentro da área e bateu forte, e a bola passou por baixo do goleiro para morrer no fundo da rede.
O goleiro Gabriel Brazão realizou duas grandes defesas aos 25 minutos. A primeiro veio em chute de fora da área, e o segundo, já na pequena área, uma batida à queima-roupa.
Aos 30 minutos, Otero bateu falta venenosa de muito longe, dando grande trabalho para o goleiro, que conseguiu espalmar pela linha de fundo.
Mas aos 40 minutos, em nova oportunidade de longa distância, Otero não perdoou. Em uma batida com muito efeito e força, ele mandou no ângulo esquerdo do goleiro, sem chances de defesa. Centésimo gol de falta do Santos FC no Século XXI.
Aos 17 minutos, já da segunda etapa, João Basso quase marcou o terceiro após levantamento na área, mas o zagueiro não chegou a tempo para finalizar.
O Santos FC cadenciou o jogo e manteve a posse de bola na maior parte do tempo, inibindo chances claras do adversário. E aos 48 minutos, o árbitro sinalizou o fim do jogo, e enfim, o torcedor pôde comemorar o retorno do time santista ao seu devido lugar.
FICHA TÉCNICA
Coritiba FC 0 x 2 Santos FC
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba, Paraná.
Data: 11/11/2024 (segunda-feira)
Horário: 21h00
Árbitro: Gustavo Ervino Bauermann
Assistentes: Thiaggo Americano Labes e Bruno Muller
Cartões amarelos: Marcelo Benevenuto (CFC); Wendel Silva e Sandry
Público: 16.288
Gols: Wendel Silva aos 19min e Otero (falta) aos 40min do segundo tempo.
CFC: Pedro Morisco; Natanael, Marcelo Benevenuto, Bruno Melo e Jamerson (Rodrigo Gelado); Zé Gabriel, Geovane Meurer (Henrique Melo) e Josué (Alef Manga); Lucas Ronier, Júnior Brumado (Robson) e Matheus Frizzo (Brandão). Técnico: Jorginho
SFC: Gabriel Brazão; Hayner, Gil (Luan Peres) João Basso e Gonzalo Escobar; Sandry, João Schmidt, Giuliano (Willian Bigode); Otero (Laquintana), Wendel Silva (Julio Furch) e Guilherme (Patrick). Técnico: Fábio Carille
Foto: Raul Baretta/ Santos FC