A 36ª e antepenúltima rodada do Brasileirão prossegue neste fim de semana com oito jogos, depois da disputa de duas partidas antecipadas por causa da final da Libertadores: Palmeiras 1 x 3 Botafogo e Atlético-MG 2 x 3 Juventude.
O Botafogo lidera a competição com 73 pontos, três de vantagem sobre o Palmeiras. Internacional e Fortaleza, com 65 pontos, ainda têm chances matemáticas de chegar em primeiro, mas essa possibilidade é muito remota.
A rodada vai ter três jogos neste sábado (30): Cuiabá x Bahia, às 19h30, na Arena Pantanal; Criciúma x Corinthians, às 19h30, no Heriberto Hulse; e Vasco x Atlético-GO, às 21h30, em São Januário.
Cruzeiro luta por uma vaga na Libertadores nas rodadas finais do Brasileirão - Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
No domingo (1/12), a rodada será complementada com Grêmio x São Paulo, às 16 horas, na Arena do Grêmio; Flamengo x Internacional, às 16 horas, no Maracanã; Vitória x Fortaleza, às 18h30, no Barradão; Red Bull Bragantino x Cruzeiro, às 18h30, no Nabi Abi Chedid; e Athletico-PR x Fluminense, às 18h30, na Ligga Arena.
Todos os jogos têm algo a mais em disputa, além dos três pontos.
Enquanto Internacional e Fortaleza precisam vencer na rodada para manter um fio de esperança no título, outros tantos buscam escapar do rebaixamento. Red Bull Bragantino, Criciúma, Fluminense, Athletico, Grêmio, Juventude, Vitória e Vasco estão nessa briga, embora a probabilidade de queda seja muito reduzida para Juventude, Vitória e Vasco.
Torcida é um dos trunfos do Vitória na reta final do Brasileirão - Foto: Divulgação/EC Vitória
Ao mesmo tempo, há uma disputa acirrada por vaga na fase inicial da Libertadores de 2024 envolvendo Cruzeiro, Bahia, Corinthians, Atlético-MG e ainda Vasco e Vitória.
Há também a pretensão dos que tentam fugir da queda de ainda conseguir uma vaga para a Sul-Americana de 2025. Ou seja, a 36ª rodada pode definir muita coisa e tende a levar públicos expressivos aos estádios.