Dourados – MS sábado, 20 de abril de 2024
15º
Esporte

Pneus montados invertidos podem ter desequilibrado carro de Sondermann

04 Abr 2011 - 19h05
Carro de Sonderman com os pneus montados de forma inversa - Crédito: Foto: Felipe Vieira / VelocidadeSul.comCarro de Sonderman com os pneus montados de forma inversa - Crédito: Foto: Felipe Vieira / VelocidadeSul.com
Um pneu montado de forma invertida aos demais no carro de Gustavo Sondermann pode ter contribuído para o acidente que resultou na morte do piloto, durante etapa da Copa Montana, em Interlagos. O pneu direito traseiro tinha as ranhuras em sentido contrário às dos outros compostos e, como chovia durante a prova no domingo, a mudança pode ter influenciado no volume de escoamento de água dos pneus. Piloto da Stock Car e comentarista da TV Globo, Luciano Burti afirma que o erro é “primário e inaceitável”, embora diga que não há, por enquanto, como provar que tenha sido o causador do acidente.



04/04/2011 13h20 - Atualizado em 04/04/2011 15h21
Pneus montados invertidos podem ter desequilibrado carro de Sondermann
Composto tinha ranhuras em direção contrária às dos outros do carro do piloto Gustavo Sondermann, que morreu após choque com Pedro Boesel

Por João Gabriel Rodrigues São Paulo
imprimir

Um pneu montado de forma invertida aos demais no carro de Gustavo Sondermann pode ter contribuído para o acidente que resultou na morte do piloto, durante etapa da Copa Montana, em Interlagos. O pneu direito traseiro tinha as ranhuras em sentido contrário às dos outros compostos e, como chovia durante a prova no domingo, a mudança pode ter influenciado no volume de escoamento de água dos pneus. Piloto da Stock Car e comentarista da TV Globo, Luciano Burti afirma que o erro é “primário e inaceitável”, embora diga que não há, por enquanto, como provar que tenha sido o causador do acidente.
carro de Sonderman com os pneus trocados (Foto: Felipe Vieira / VelocidadeSul.com)Carro de Sonderman com os pneus montados de forma inversa (Foto: Felipe Vieira / VelocidadeSul.com)

- Tecnicamente falando, pneus de chuva ou os de pista seca têm um sentido para rodar. Não é somente pneu de chuva. A construção de pneu tem que atender força de rotação. Obviamente, foi montado errado, não estava trabalhando da maneira correta. Assim, a aderência não estava funcionando da maneira correta. Se for falar somente do acidente, não conseguiria dizer se foi o causador, até porque houve o toque. Mas é uma coisa errada, não deveria ser desta forma. É um erro primário e inaceitável.

Thiago Meneghel, engenheiro chefe da equipe A. Mattheis, na Stock Car, afirma que a mudança pode ter influenciado no equilíbrio do carro. Não é possível dizer, no entanto, que isso tenha resultado no acidente de Sondermann.

- Eu acredito que esse pneu pode ter influenciado no desempenho do carro. Mas, pelo que eu vi, parece que o ponto de partida foi mesmo o primeiro toque que ele levou. A visibilidade naquele ponto é ruim. Mas é muito difícil falar agora que, se o pneu tivesse em outra posição, não teria acontecido o acidente. Eu acredito que isso pode ter desequilibrado no carro, o acidente é uma união de diversos fatores. Mas pode ter alterado o volume de escoamento de água dos pneus – afirmou.

De acordo com Meneghel, o funcionamento do carro pode ter ficado desequilibrado com a mudança.

- Como eu estava ajudando o (piloto) Pedro Boesel durante a prova, vi muitas equipes trocando pneus no grid, na correria. Normalmente, a Goodyear (fabricante dos pneus) observa o sentido de rodagem dos pneus. Como esses pneus não são lacrados, no outro carro da equipe, eles podem ter colocado invertidos também - disse o engenheiro, explicando que pode ter sido uma decisão consciente da equipe .

O GLOBOESPORTE.COM entrou em contato com a fabricante dos pneus para saber como a posição do pneu pode ter influenciado no acidente, mas não conseguiu falar com os responsáveis até a publicação desta reportagem.

Gustavo Sondermann teve sua morte cerebral anunciada pelo corpo médico do Hospital São Luiz, onde foi atendido. Segundo o boletim médico oficial, o paulista, que chegou ao local com quadro estável, teve complicações por conta do acidente. A Confederação Brasileira de Automobilismo decretou luto oficial de sete dias.

O piloto de 29 anos começou sua carreira no kart aos 16 anos. Em 2007, Sondermann viveu de perto uma das maiores tragédias do automobilismo brasileiro: o paulista corria na Stock Light pela equipe FTS Competições. Seu companheiro de equipe, Rafael Sperafico, acabou se envolvendo em um grave acidente também em Interlagos e morreu.

Por coincidência, o acidente fatal de Gustavo aconteceu na mesma pista e curva de Sperafico: a curva do Café. A pick-up número 48 do piloto foi acertada por três veículos até ser totalmente destruída em colisão com o carro de Pedro Boesel. O local é conhecido por ser o mais perigoso do autódromo paulista.

Na temporada 2009 e 2010, o paulista correu na Stock Car. No primero ano, ele competiu pela equipe Gramacho Costa e, na segunda temporada, se dividiu entre a AMG Motorsport e a própria Gramacho Costa. Ele foi companheiro de equipe de pilotos como Átila Abreu e Christian Fittipaldi.

(G1)

Deixe seu Comentário

Leia Também

Novorizontino vence na estreia e Botafogo empata em casa
Série B

Novorizontino vence na estreia e Botafogo empata em casa

19/04/2024 23:00
Novorizontino vence na estreia e Botafogo empata em casa
Jogos em Família têm atividades para crianças de 6 a 12 anos neste sábado
UFMS

Jogos em Família têm atividades para crianças de 6 a 12 anos neste sábado

19/04/2024 07:30
Jogos em Família têm atividades para crianças de 6 a 12 anos neste sábado
Competição de Dança de Salão dá início aos Jogos da Melhor Idade de 2024
Esporte

Competição de Dança de Salão dá início aos Jogos da Melhor Idade de 2024

18/04/2024 21:45
Competição de Dança de Salão dá início aos Jogos da Melhor Idade de 2024
COB anuncia primeiros atletas do programa Vivência Olímpica
Esporte

COB anuncia primeiros atletas do programa Vivência Olímpica

18/04/2024 19:15
COB anuncia primeiros atletas do programa Vivência Olímpica
Flamengo derrota São Paulo e assume liderança do cmpeonato
Brasileirão

Flamengo derrota São Paulo e assume liderança do cmpeonato

17/04/2024 22:45
Flamengo derrota São Paulo e assume liderança do cmpeonato
Últimas Notícias