Em busca do tetracampeonato, o Palmeiras começou a fase de mata-mata sendo derrotado pelo Botafogo, por 2 a 1, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores. Maurício marcou o gol do time paulista.
Com o revés, o time de Abel Ferreira precisa vencer por dois ou mais gols de diferença na próxima quarta-feira (21), às 21h30, no Allianz Parque para avançar direto às quartas. Em caso de uma vitória por um gol de diferença, a vaga será decidida nas penalidades.
Sabendo da ofensiva do Botafogo, o Palmeiras iniciou a partida mais cauteloso. Sofrendo com a posse de bola do adversário, o time de Abel Ferreira tinha dificuldade para tentar controlar a partida e acabou saindo atrás do placar, aos 21 minutos, quando Luis Henrique marcou de cabeça.
O time paulista conseguiu reagir rápido. Marcando pressão, Rony ajeitou de cabeça e Maurício bateu forte, rasteiro, para deixar tudo igual aos 32. O Palmeiras voltou a ter dificuldade de ter a posse de bola e viu Igor Jesus marcar o segundo do time carioca, aos 38.
O panorama não se alterou para a segunda etapa. Reativo, o Palmeiras deixava a bola com o Botafogo e se fechava na defesa, conseguindo levar vantagem nas investidas do time carioca. Quando a bola passou, Weverton não teve muito trabalho.
O time paulista só conseguiu ter o controle da partida a partir da entrada do atacante Estêvão, que deu outra dinâmica ao ataque palmeirense. Mesmo assim, equilibrando a posse da bola, abusou de lançamentos na área, todos sem sucesso.