Time treinado pelo professor Daniel Tomiati venceu três jogos e empatou um para ficar com a taça. - Crédito: Foto: Divulgação
A equipe da EIA Dourados/Presidente Vargas, treinada pelo professor Daniel Tomiati, foi campeã invicta na categoria infantil do Estadual Feminino de Futsal, ocorrido entre os dias 4 e 6 de dezembro em Dourados. O feito já havia sido conquistado pelo time feminino da categoria Infanto, na cidade de Rio Verde de Mato Grosso em setembro.O time que sagrou-se campeão no fim de semana passado tinha Maria Luisa (goleira menos vazada da competição), Luana Lourenço, Elisandra Santos, Emmanuely Brites, Camila Rabelo, Ana Carol, Vitoria Zaiber e Isabelle Garcia.
Estas garotas enfrentaram, em jogos que aconteceram no Ginásio Municipal, Ginásio da Unigran e Centro Dorcelina Folador, as equipes Donato/Sidrolândia (vitória por 2 a 0), Maracaju (vitória de 4 a 0) e Nova Andradina (vitória de 5 a 3). Estas equipes, junto com o time de Dourados, formavam a chave da disputa e jogavam entre si.
Na final, que aconteceu entre o primeiro e o segundo da chave, o time EIA Dourados/Presidente Vargas empatou com o Donato/Sidrolândia em 2 a 2 e foi campeão por ter melhor campanha. Agora, tanto o time Infantil quanto o Infanto conseguiram o direito de participar da Taça Brasil 2016, com local e data a serem definidos.
Segundo o professor Daniel Tomiati, esta é a colheita de frutos do projeto EIA e da parceria com a escola Presidente Vargas, no atendimento a mais de 30 meninas que praticam esportes em Dourados e vencem preconceitos e as competições. “Comecei há 15 anos e o primeiro trabalho com frutos foi da escola Ramona, que tinha um ótimo time de futsal. Há seis anos tem o EIA Dourados e há uns dois a parceria com o Presidente Vargas”, conta o professor.
O próximo passo, segundo Tomiati, é reestruturar a equipe para a programação de competições de 2016. “Este ano conquistamos Jogos Escolares Dourados, Jojud, Joere de Dourados, Copa da Juventude, Jojums, Jemes, Copa do Interior de Base na sub 14 e sub 17, Copa da República, Copa Unigran, Copa CUP e Copa Rosa, em várias categorias. É um trabalho gratificante”, avalia o professor.
Falando sobre o projeto, Tomiati avalia que o apoio financeiro de empresas e poder público é sempre importante, principalmente para custear as despesas com as viagens. Para participar do grupo, no entanto, as meninas precisam apenas amar o esporte e seguir a normativa da equipe. Os treinos acontecem na escola Presidente Vargas e no Centro Poliesportivo Jorge Antônio Salomão.
Este ano, os apoiadores do EIA Dourados/Presidente Vargas foram Vital Águas, Contábil São Paulo, Fama Ar Condicionados, Brasil Climatizadores, Serralheria Guarani, Salim Esportes, Cantina Brasileira, Pabbia Palets, Lubfil, deputado Lídio Lopes e Associação de Pais e Mestres da escola Presidente Vargas.