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Educador físico alerta para importância do alongamento na quarentena

19 Abr 2020 - 11h46Por Valéria Araújo
Educadores físicos dão aula pela internet - Educadores físicos dão aula pela internet -

Num momento em que grande parte dos brasileiros estão em casa, como recomenda a Organização Mundial de Saúde como estratégia para a prevenção do Covid-19, a prática de exercícios físicos e o alongamento são essenciais para evitar o sedentarismo, que dentre outros efeitos causa: obesidade, aumento do colesterol, atrofia muscular, problemas cardiovasculares, Diabetes, entre outros.  

Em Dourados o professor de educação física Robson Molina, do Projeto Saúde em Movimento, da vereadora Daniela Hall explica que o alongamento realizado de maneira regular apresenta benefícios para as pessoas que estão em período de isolamento e muito tempo paradas: “Existem evidências de que o alongamento aumenta a flexibilidade muscular e amplitude dos movimentos. Além disso, a prática de exercícios ajuda a reduzir o risco de lesões e a aliviar dores provocadas por algumas doenças”.

Ele ressalta ainda que o alongamento ajuda a promover a redução da tensão muscular. “Nesse momento de isolamento social, trabalhando em casa e com todas as preocupações que temos, acabamos provocando uma tensão que não é nada boa para a nossa saúde. A realização de um bom alongamento provoca o relaxamento do músculo, o que aumenta a circulação da musculatura, evitando fadiga e favorecendo o bem-estar necessário ao corpo”.

Ele ressalta ainda que é importante começar de leve e aos poucos aumentar a intensidade, além de solicitar que algum acompanhante possa ajudar. "Um idoso, por exemplo, que trabalhou a vida toda, não pode de uma hora parar totalmente suas atividades e ficar no sofá de casa. A prática da atividade moderada e leve física como uma caminhada no quintal é uma alternativa. Exercícios para manter a mente sempre ocupada  e atualização diária fazem com que ele se sinta útil. Sem contar os afazeres da casa como horta e jardim que podem ajudar no gasto diário de energia. Lembrando que é fundamental o alongamento ao acordar e ao dormir em qualquer idade", destaca. 

Você sabe a maneira correta de se alongar? O professor traz seis dicas de exercícios de alongamento.

1 – Puxe o pé para trás para alongar a região anterior da coxa;

2 – Apoie na parede dobrando a perna da frente e alongando a perna de trás para alongar a região posterior da perna;

3 – Flexione a coluna para frente, tentando alcançar o chão para alongar a região posterior da coxa;

4 – Com a mão, puxe a cabeça para o lado e para frente, alongando os músculos da região do pescoço;

5 – Levante o braço e, com a mão contrária, puxe pelo cotovelo para alongar a região posterior do braço;

6 – Levante o braço e incline para o lado contrário e depois junte as mãos e puxe para cima para alongar os músculos da região do tronco.

Atenção também às dicas para executá-los da forma correta:

•             Realize o alongamento de forma lenta e suave;

•             Mantenha o alongamento por 30 segundos;

•             Respire durante o alongamento;

•             Alongue sempre os dois lados do corpo;

•             Alongue diariamente ou pelo menos 3 vezes por semana;

•             Procure um ambiente tranquilo e espaço adequado (o mais confortável possível).

 

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