Time do Ivinhema treinando para o Estadual; adiamento deixou alguns clubes insatisfeitos com a FFMS. - Crédito: Foto: Divulgação
O começo do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol ainda é uma incógnita para o torcedor de Mato Grosso do Sul. Mudanças de regulamento, laudos dos estádios, exigências do Estatuto do Torcedor e até os acordos de transmissão tem influenciado no que se tornou algo como uma novela recentemente, e a data de início ainda não foi definida oficialmente.No final do mês de novembro de 2015, a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) realizou o arbitral do campeonato deste ano, anunciando que a competição repetiria a fórmula das seis edições anteriores e começaria em 31 de janeiro.
Menos de um mês depois, no dia 16 de dezembro, a FFMS resolveu adiar o início do certame para 13 de fevereiro, justificando através de comunicado oficial que tal decisão se deu pela ‘desestabilização do futebol brasileiro’ causada pela lei 13.155, a Profut. “Tendo em vista a discordância e desestabilização do futebol brasileiro e, por conseqüência, em MS, causado pela Lei 13.155 denominada PROFUT e atendendo solicitação dos clubes filiados, a FFMS adia o início do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol Prossional - Série A - Edição 2016 para o dia 13 de fevereiro de 2016”, dizia a nota.
No entanto, na quarta-feira passada, uma reunião do Conselho Técnico na FFMS resolveu ‘abrir mão’ do adiamento e agora a correria é para ter os estádios aptos até a próxima terça-feira.
Mesmo que não tenha sido divulgado oficialmente nem pela FFMS nem pela emissora que transmitirá os jogos, o motivo da desistência do adiamento seria justamente as datas para transmissão. Em informação divulgada no programa Os Donos da Bola de ontem, da TV Guanandi de Campo Grande, a detentora dos direitos de transmissão pede que os jogos sejam na primeira data sob a pena de não transmitir mais o campeonato.
Pelo Estatuto do Torcedor, no entanto, a tabela e redação final do Campeonato devem ser publicadas 45 dias antes do início dos jogos. Justamente por entender que o que vale é a Lei, a Federação deve pedir ao promotor Fabrício Azambuja que permita a realização de 3 jogos aptos à transmissão, nos dias 31 de janeiro e 3 e 9 de fevereiro. A decisão, no entanto, sai só no dia 11, segunda-feira que vem.
Clubes
Para alguns times que participarão do campeonato o problema está em duas semanas a menos para se preparar. Algumas equipes podem ter menos de 15 dias para estar apto a fazer o primeiro jogo oficial. Em entrevista ao site Gazeta MS, representantes de três times falaram sobre a situação.
“Nós não nos planejamos para essa data. Como vamos fazer? Nós vamos nos apresentar semana que vem apenas. Foge todo o nosso planejamento, vamos ter risco de lesão. Me sinto prejudicado com essa mudança em cima da hora”, disse o presidente do Naviraiense, Jadilson Maciel, ao site.
O presidente do Ivinhema, Adnilson da Costa Pinheiro, engrossou o coro do adversário. “Acredito que muitas equipes vão sair prejudicadas. Nos já estamos treinando, mas muitos ainda estão se definindo em cima da data que estava programada. O campeonato vai sair perdendo”, disse.
No entanto, Novoperário e Costa Rica estão favoráveis à recondução da data. O presidente do time da Capital, aliás, até citou o contrato com a emissora que transmite os jogos. “Sou favorável até porque está cumprindo o arbitral. Natural que os clubes tiveram problema com a certidão, mas há um contrato com a televisão que é seguido pela maioria do país”, comentou Américo Ferreira.