Após se tornar bicampeão nas Paralimpíadas de Paris 2024 e bater o próprio recorde mundial na prova dos 1.500m T11 na última terça-feira, dia 3 de setembro, o atleta paralímpico sul-mato-grossense Yeltsin Jacques ganhou o reconhecimento da mídia internacional e estampou capas de jornais em todo o mundo. No Brasil e, principalmente, em MS, Yeltsin já é referência e sinônimo de sucesso há muito tempo.
Inspiração para centenas de crianças e adolescentes em todo o Estado, Yeltsin é considerado o grande embaixador do movimento paralímpico em Mato Grosso do Sul e procura incentivar novos talentos do esporte em cada oportunidade, seja por meio de palestras, participação em eventos ou visitas a escolas para motivar as novas gerações.
Em abril deste ano, o bicampeão paralímpico foi um dos homenageados no evento de inauguração do primeiro Centro de Referência de Esporte e Cultura Escolar do Estado, no bairro Cabreúva, em Campo Grande. Localizado no espaço que abrigava a antiga E.E. Riachuelo, o local foi revitalizado pelo programa do Poder Judiciário "Revitalizando a Educação com Liberdade", que destina o dinheiro de presos e o trabalho prisional para reformar escolas da rede estadual de ensino.
Para a revitalização completa do espaço, a 2ª Vara de Execução Penal da capital destinou R$ 680 mil arrecadados do desconto judicial de 10% dos salários dos presos que trabalham via convênio com o poder público. O Governo do Estado custeou o transporte dos 25 presos que trabalharam na reforma, assim como o pagamento de um salário-mínimo mensal para cada detento. Os trabalhos tiveram início em 4 de dezembro do ano passado e foram concluídos em março de 2024.
Para o bicampeão paralímpico, o apoio integrado dos três Poderes tem se mostrado crucial para o avanço das iniciativas esportivas no Estado, com um foco especial na formação de novos talentos. O Governo Estadual, a Assembleia Legislativa e o TJMS, presidido pelo desembargador Sérgio Fernandes Martins, têm unido esforços para fomentar o esporte desde as bases, implementando programas de incentivo à prática esportiva e melhorar a infraestrutura para descobrir e desenvolver jovens atletas.
“Essa parceria dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo é uma iniciativa fantástica. O novo Centro de Referência poderá oferecer treinamento de várias modalidades paralímpicas e olímpicas, além de cursos preparatórios, profissionalizantes, tanto para os atletas como para a capacitação dos treinadores. O espaço vai contribuir muito para a formação de novos talentos”, destaca Yeltsin, que aproveitou para agradecer todo o apoio que tem recebido dos torcedores brasileiros, e em especial dos sul-mato-grossenses.
“Quero agradecer a todo o Estado, a todo mundo que apoia, que torce e que vem fomentando cada vez mais o esporte paralímpico. Estamos no caminho certo e temos que continuar trabalhando, investindo cada vez mais em esporte, em educação e em uma infraestrutura cada vez melhor”, completou.
Juntos pelo esporte – A recente parceria entre os Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo resultou em investimento significativo no novo Centro de Referência de Esporte e Cultura Escolar do Estado. O local já foi disponibilizado para a Fundação de Desporto e Lazer do Estado (Fundesporte/MS), que espera ampliar a formação de novos atletas de alta performance, fortalecer o esporte paralímpico em MS e, quem sabe, contribuir para o surgimento de futuros campeões internacionais como Yeltsin Jacques.
Atualmente, a fundação organiza eventos para jovens, como as Paralimpíadas Escolares de MS (Paraesc), e recebe encontros promovidos pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para fomentar o movimento paralímpico. Na última edição das Paralimpíadas Escolares estadual, em julho deste ano, estiveram em Campo Grande 158 estudantes-atletas, com idade entre 11 e 18 anos, competindo em modalidades como atletismo, bocha, parabadminton e tênis de mesa.
Inspiração nacional – Natural de Campo Grande, Yeltsin Jacques é um atleta paralímpico notável que tem brilhado no cenário internacional com suas conquistas e determinação. Nascido com baixa visão, começou a se destacar no atletismo ao ajudar um amigo totalmente cego a correr. Sua jornada esportiva começou nas Paralimpíadas Escolares de 2007, onde deu seus primeiros passos competitivos.
Nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, em 2021, ele alcançou um marco significativo ao conquistar o ouro tanto nos 1.500m quanto nos 5.000m T11. Com as duas medalhas obtidas nas Paralimpíadas de Paris 2024, ele totaliza quatro pódios em duas edições dos Jogos Paralímpicos. Yeltsin também tem cinco medalhas em Mundiais, incluindo dois ouros, consolidando sua posição como um dos maiores atletas paralímpicos da atualidade.
Corrida dos Poderes – Em 2022, Yeltsin foi o embaixador da primeira Corrida do Judiciário e inclusive ministrou uma palestra no lançamento oficial do evento, que aconteceu no Tribunal de Justiça de MS. A iniciativa se estendeu e no ano passado deu lugar à Corrida dos Poderes, que em 2024 chega à sua segunda edição.
A 2ª Corrida dos Poderes será realizada no dia 26 de outubro no Parque dos Poderes, em Campo Grande, e faz parte de uma série de atividades para comemorar o Dia do Servidor Público, celebrado no dia 28 do mesmo mês. A iniciativa, promovida pelo TJMS em parceria com o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa, tem como objetivo incentivar a atividade física e promover saúde e bem-estar entre os servidores.