Dourados – MS sexta, 19 de abril de 2024
22º
Esporte

Barcelona empata com o Real e vai à final da Liga dos Campeões

03 Mai 2011 - 19h05
Pedro comemora o gol do Barcelona na partida contra o Real Madrid, no Camp Nou - Crédito: Foto: EFEPedro comemora o gol do Barcelona na partida contra o Real Madrid, no Camp Nou - Crédito: Foto: EFE
O Barcelona jogou como Barcelona, se impôs diante do Real Madrid e conquistou a vaga na final da Liga dos Campeões. Na tarde desta terça-feira, no Camp Nou, o time catalão cansou de perder oportunidades, principalmente com Lionel Messi, e empatou por 1 a 1 com os merengues. Por conta do triunfo por 2 a 0 no jogo de ida, no Santiago Bernabéu, a equipe comandada por Pep Guardiola carimbou o passaporte para Wembley, na Inglaterra, mesmo local da conquista do primeiro título da equipe na Champions League, em 1992.

Com a classificação, o Barcelona está à espera do vencedor do duelo entre Manchester United e Schalke 04. As duas equipes decidem a vaga na decisão da Liga dos Campeões nesta quarta-feira, 15h45m (de Brasília), no Old Trafford, na Inglaterra. No primeiro jogo, os Diabos Vermelhos venceram por 2 a 0.

Enquanto Guardiola mostrou a mesma ousadia de sempre no Barça, com toques e posse de bola, José Mourinho não pôde comandar a equipe na beira do gramado por ter sido expulso no jogo de ida. O português preferiu nem se arriscar no Camp Nou e acompanhou a partida do hotel onde a delegação merengue está hospedada na Catalunha.

Barça pressiona, e Real não dá um chute a gol na etapa inicial

Com Mourinho no hotel, o Real Madrid entrou em campo com o esquema tático que predominou durante toda a temporada: o 4-2-3-1. As alterações foram em peças. Sérgio Ramos, suspenso, Khedira, machucado, e Özil, no banco de reservas, foram substituídos por Arbeloa, Lass Diarra e Kaká, que voltou a ser titular após estar completamente recuperado de um problema no joelho.

Nos jogos anteriores contra o Barcelona, José Mourinho preferiu atuar sem centroavante, com Özil e Cristiano Ronaldo se revezando no comando do ataque. Já o Barça... O esquema de sempre: o 4-3-3. Com muito toque e posse de bola, características adotas pelo comandante Pep Guardiola desde que assumiu a equipe, em 2008.

E o confronto no Camp Nou começou mais frio do que se imaginava. O Real Madrid, apesar do retorno do esquema, não conseguia chegar com força ao ataque. O Barcelona usava o expediente de sempre: posse de bola até encontrar um buraco na defesa rival. Até aos 20 minutos da etapa inicial, nada. Nem os catalães, nem os merengues.

Porém, a partir daí, o Barcelona encontrou o caminho das pedras e só não abriu o marcador por conta da ótima atuação de Casillas. A primeira chance clara de gol aconteceu aos 21 minutos. Xavi cobrou escanteio da direita na cabeça de Busquets. Completamente sozinho na marca do pênalti, o espanhol pegou mal na bola e o arqueiro defendeu com tranquilidade no meio da meta.

Aos 30, Messi começou a desequilibrar a partida e perdeu duas chances claras de abrir o marcador. Na primeira, aos 31, o argentino recebeu na direita, avançou para a meia-lua e bateu colocado. Casillas fez a defesa com segurança. No lance seguinte, aos 32, o camisa 10 do Barça dominou na entrada da área, deu um belo corte em Xabi Alonso e pegou na bola, que passou à esquerda do arqueiro do Real.

O domínio do Barcelona seguiu latente na primeira etapa. Aos 33, Messi roubou bola de Lass Diarra no meio-campo e puxou o contra-ataque. O argentino rolou para David Villa no bico da grande área, que chutou colocado, obrigando Casillas a se esticar todo para evitar o primeiro gol dos donos da casa. Quase a abertura do marcador.

E nada do Real acordar para pressionar o Barça, no Camp Nou. Aos 35, Villa recebeu pelo lado esquerdo e cruzou para Iniesta. O espanhol só deu um toque na bola, que ficou à feição de Messi. O argentino soltou a bomba e Casillas fez outra grande defesa. Na etapa inicial, os merengues não deram um chute a gol.

Tudo igual no segundo tempo, e Barça na final da Liga dos Campeões

Antes do início do segundo tempo, um torcedor invadiu o gramado e foi contido pelos seguranças (assista ao lado). Com a bola rolando, o Real Madrid foi quem buscou o ataque logo no primeiro minuto. Cristiano Ronaldo arrancou do meio-campo, passou por um adversário e a bola sobrou para Higuaín, que tocou para o gol. Porém, na queda após o passe, CR7 derrubou Mascherano e o árbitro marcou falta do gajo, anulando o lance de forma equivocada.

A pressão inicial da etapa final não assustou o Barcelona. Aos oito, Valdés iniciou a jogada na defesa e tocou para Daniel Alves na lateral direita. O brasileiro rolou para Iniesta na intermediária. O espanhol percebeu a entrada de Pedro nas costas de Marcelo, que não acompanhou atacante, e fez um lindo lançamento para o camisa 17. O jogador invadiu a área e tocou na saída de Casillas: 1 a 0 para os donos da casa.

A princípio, Mourinho não poderia das instruções por estar suspenso pela Uefa pela expulsão no jogo de ida, no Santiago Bernabéu. Mas passando informações ou não, o assistente Aitor Karanka acertou ao tirar Kaká para apostar na entrada de Özil. Minutos antes, aos nove, Adebayoar já havia substituído Higuaín.

O Real Madrid subiu de produção e passou a atacar o Barcelona. Tudo o que não fez em Madri ou na etapa inicial do confronto no Camp Nou. Aos 18, os merengues foram premiados pelo esforço. Di María recebeu dentro da área e chutou na trave. Na sobra, o próprio argentino cruzou para Marcelo, que chutou no contrapé de Valdés: 1 a 1.

A partida ficou pegada com a proximidade do fil do jogo. Marcelo abusou da virilidade fez falta dura em Messi. O brasileiro foi advertido com o amarelo. A resposta do argentino? Na bola. No minuto seguinte, caneta em Ricardo Carvalho em contra-ataque do Barça. Aos 34, o Camp Nou começou a gritar o nome de Abidal. O francês, que passou por uma cirurgia para a retirada de um tumor no fígado há 42 dias, foi chamado por Guardiola para o aquecimento.

No último minuto, Abidal entrou na vaga de Puyol e foi ovacionado pelo Camp Nou. O jogador foi aplaudido de pé pelos torcedores que foram ao estádio. Pouco tempo depois, o belga Frank de Bleeckere apitou o fim do confronto e o francês foi atirado para o alto pelos companheiros, felizes com o seu retorno. Festa na Catalunha. Barça na final da Champions.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Jogos em Família têm atividades para crianças de 6 a 12 anos neste sábado
UFMS

Jogos em Família têm atividades para crianças de 6 a 12 anos neste sábado

19/04/2024 07:30
Jogos em Família têm atividades para crianças de 6 a 12 anos neste sábado
Competição de Dança de Salão dá início aos Jogos da Melhor Idade de 2024
Esporte

Competição de Dança de Salão dá início aos Jogos da Melhor Idade de 2024

18/04/2024 21:45
Competição de Dança de Salão dá início aos Jogos da Melhor Idade de 2024
COB anuncia primeiros atletas do programa Vivência Olímpica
Esporte

COB anuncia primeiros atletas do programa Vivência Olímpica

18/04/2024 19:15
COB anuncia primeiros atletas do programa Vivência Olímpica
Flamengo derrota São Paulo e assume liderança do cmpeonato
Brasileirão

Flamengo derrota São Paulo e assume liderança do cmpeonato

17/04/2024 22:45
Flamengo derrota São Paulo e assume liderança do cmpeonato
Copa do Brasil: 16 confrontos da terceira fase estão definidos
Futebol

Copa do Brasil: 16 confrontos da terceira fase estão definidos

17/04/2024 22:15
Copa do Brasil: 16 confrontos da terceira fase estão definidos
Últimas Notícias