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Cultura empreendedora

Sebrae e Instituto BRF promovem inclusão produtiva e fortalecem negócios de indígenas em Dourados

Durante oito meses, projeto Comunidade Empreendedora capacitou moradores da Aldeia Jaguapiru em desenvolvimento humano, empreendedorismo e prospecção de mercado

13 Nov 2024 - 09h00Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MS
Participantes acompanhados pelo projeto "Comunidade Empreendedora" receberam certificado - Crédito: DivulgaçãoParticipantes acompanhados pelo projeto "Comunidade Empreendedora" receberam certificado - Crédito: Divulgação

Para promover o desenvolvimento social, a geração de renda e o empoderamento de indígenas da Aldeia Jaguapiru, em Dourados, o Sebrae/MS e o Instituto BRF realizaram, de abril a novembro de 2024, o projeto Comunidade Empreendedora. O evento de encerramento da iniciativa, promovido sábado (9), na Escola Municipal Tengatuí Marangatu, contou com a entrega de certificados e feira com os produtos e serviços das participantes, além de apresentação cultural do grupo Tradição Terena, brincadeiras para as crianças e atendimentos gratuitos oferecidos em parceria com o Senac, como cortes de cabelo e exames de vista.

“Neste envolvimento da comunidade indígena com o empreendedorismo, buscamos a transformação por meio da inclusão produtiva, oferecendo capacitações que permitam aos participantes desenvolverem seu trabalho com uma visão empreendedora, ampliando sua renda e a de suas famílias. Projetos como esse, que têm boa aceitação pela comunidade, abrem portas para novas ações de fortalecimento dos empreendimentos locais”, destacou o gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas do Sebrae, Jorge Tadeu Veneza.

Com respeito à identidade, tradição e cultura dos indígenas, o projeto valorizou os talentos que eles já possuíam. “O grupo já sabia produzir certos produtos ou serviços, e o impacto do projeto foi na gestão empresarial — como lidar com finanças, definir preços, vender, melhorar a apresentação do produto, atrair clientes, criar uma identidade visual e divulgar. O Sebrae trouxe especialistas em várias áreas para orientações específicas, conforme as necessidades de cada um. Entre os resultados, os participantes conquistaram mais autonomia, segurança e poder de decisão sobre seus negócios”, pontuou a gerente da Regional Sul do Sebrae/MS, Vanessa Reis.

Segundo a coordenadora de Impacto Social do Instituto BRF, Gabriele Candido, o projeto veio complementar o trabalho no segmento da alimentação realizado ano passado pela entidade, em parceria com a Gastronomia Periférica. “O Comunidade Empreendedora teve o objetivo de fortalecer a autonomia e as habilidades dos empreendedores da Aldeia Jaguapiru, impulsionando negócios que atendem as necessidades locais. Além de gerar oportunidades e renda, ele promoveu o desenvolvimento econômico e social da comunidade, transformando vidas e inspirando um futuro de mais inclusão e bem-estar”, ressaltou.

Midian Valério aproveitou ao máximo os cursos oferecidos para fomentar a pastelaria e o comércio de salgados e bolos que possui, inclusive, criou uma página no Instagram para trazer mais visibilidade ao negócio: Tembiù Porã. “Durante o projeto eu aprendi a principalmente a medir e padronizar os ingredientes, evitando desperdício. Antes eu vendia para os vizinhos, mas confesso que não era muito planejado. O papel do Sebrae é muito importante porque mostra o caminho e você aprende como chegar ao objetivo. Hoje me sinto mais segura e preparada, porque quando você aprende a fazer é diferente, você já tem uma segurança e vai tentando até dar certo”, disse Midian.

Na comunidade, Midian produz doces e bolos para a venda.

No caso da produção de artesanato tradicional de Fátima Martins Borges, em que cria colares, brincos e chaveiros com sementes nativas, a precificação correta trouxe uma nova perspectiva sobre a confecção e as demandas de cada etapa do produto. “Às vezes o cliente pode achar caro, mas no curso eu aprendi a valorizar o meu trabalho, o tempo que eu gasto trançando os fios e furando as sementes, as minhas idas e vindas atrás de material, tudo deve ser considerado. Eu aprendi muito, valeu a pena ter participado desse projeto”, disse Fátima.

Já Edimara Ortiz de Souza que atua na área da beleza com a Bellastranças e começou a apostar nas redes sociais para divulgar o negócio. “O que me atraiu para os cursos e fez muita diferença no meu negócio foi o aprendizado sobre marketing digital. Há dois anos eu faço tranças nagô, mas não tinha noção de como expor meu trabalho e sentia a necessidade de aprender mais. Hoje isso não é mais problema, sinto que evoluí, aprendi a me comunicar melhor e a promover meu trabalho”, comemorou.

Outras informações sobre as iniciativas do Sebrae voltadas para o empreendedorismo podem ser obtidas por meio da Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800.

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