
Nesta segunda-feira (30), o Sebrae/MS, com o apoio do seu Conselho Deliberativo Estadual (CDE), realizou em Campo Grande o evento Rede de Agentes Sebrae, quando anunciou o reforço de mais 250 novos agentes para o atendimento aos empreendedores de Mato Grosso do Sul. Com o acréscimo, agora, serão 500 profissionais que irão atender os pequenos negócios neste ano, formando o “Esquadrão Sebrae”. A medida contemplará micro e pequenas empresas de 60 municípios sul-mato-grossenses, com a meta de realizar 52 mil atendimentos, e destes, alcançar 31 mil empreendimentos distintos.
O anúncio da ação foi feito no Centro de Convenções Albano Franco, com o detalhamento da estratégia de atendimento. Na ocasião, o presidente do Sistema Fiems e presidente do CDE do Sebrae/MS, Sérgio Longen, disse que a iniciativa mostra a união de esforços para fazer ainda mais pelos empresários. “Nosso objetivo é termos 500 agentes trabalhando no empreendedorismo para a retomada de Mato Grosso do Sul, para orientar o pequeno empreendedor. Vocês agentes são importantes nesse projeto, vocês vão chegar em muitos pequenos e médios empreendedores, é por meio dessa ação que teremos a consolidação do empreendedorismo em Mato Grosso do Sul”, afirmou Longen.
Presente no evento, o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, reforçou o apoio da instituição aos pequenos negócios. “Estamos ampliando nossa rede de atendimento, nós estamos lançando aqui hoje o Esquadrão Sebrae, que terá mais 250 agentes, pessoas que vão na ponta atuar com cada uma das empresas. A meta é visitar 31 mil pequenos negócios até o final do ano, com essa equipe aqui. Nosso objetivo é estar mais próximo, fazer um planejamento mínimo para cada uma dessas empresas que vamos visitar. Agora, são mais de 500 pessoas para atender os pequenos negócios do Mato Grosso do Sul”, disse Mendonça.
O membro do CDE do Sebrae/MS, o secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Ricardo Senna, que já atuou como consultor no Sebrae, destacou o trabalho que será feito pelos agentes. “Quem gera emprego e riqueza é o empresário, então, o trabalho que vocês vão fazer a partir de agora é algo extremamente importante porque não será somente um apoio de consultoria, nós estamos falando de uma transformação, no modelo novo de paradigma que o setor empresarial pode receber e começar a adotar daqui pra frente, esse é o grande desafio que vocês têm”, pontuou.
O encontro também teve a participação do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado estadual Paulo Corrêa, que na ocasião, ratificou a importância do atendimento aos empreendedores. “Vocês é que vão ‘pegar na mão’ das pessoas que têm um pequeno negócio e querem aprimorar. Vocês irão visitar negócio por negócio e estão sendo preparados para fazer esse atendimento, e o Brasil precisa disso. No ‘pós-pandemia’, o que a gente está vendo é exatamente isso, as pessoas estão precisando de atenção, precisamos novamente humanizar o atendimento e vocês estão levando essa missão”, mencionou o presidente.
Sobre a estratégia
Do total de 250 novos agentes, 179 são Agente de Orientação e irão atuar nas áreas de orientação empresarial, nas temáticas de finanças e crédito, ecoturismo, mercado, roteiros turísticos e territoriais. Já os demais, 71, são Agentes Locais de Inovação (ALI) que vão focar no acompanhamento de empresas, nas áreas rural, transformação digital, educação empreendedora e ecossistemas.
O ALI é um bolsista, graduado, selecionado e capacitado pelo Sebrae para atuar nas micro ou pequenas empresas, com o objetivo de auxiliar os empresários a implementarem medidas de inovação para reduzir os custos ou aumentar o faturamento.
A estratégia de atendimento com o Esquadrão Sebrae está dividida em quatro eixos, que serão trabalhados junto aos empresários: melhorar o ambiente de negócios para as pequenas empresas; fomentar e desenvolver empreendedores; promover a inovação, a digitalização e a internacionalização de pequenos negócios e ampliar o acesso ao crédito e ao capital.
O atendimento empresarial será direcionado para os microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME), empresas de pequeno porte (EPP), produtores rurais, pequenas agroindústrias e pequenos negócios de valor do agronegócio. O tempo de atendimento irá variar conforme a modalidade de agentes, indo desde uma hora até um acompanhamento de 15 meses.
Rede de apoio
Anteriormente ao evento, foi realizada a reunião com as entidades do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS, que apoia a ação. Participaram da agenda o vice-presidente do CDE e titular da Semagro, Jaime Verruck; e os demais conselheiros: presidente da FAEMS, Alfredo Zamlutti; presidente do Sistema Fecomércio, Edison Araújo; presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni; vice-diretor regional do Sistema Fiems, Claudio Fornari; superintendente do Banco do Brasil em MS, Gustavo Arruda; presidente da AMEMS, Fernando Martins; representante do Sebrae Nacional, Silas Santiago (de forma on-line).
Estiveram presentes na reunião, ainda, os suplentes, entre eles, o diretor-presidente da Fundect, Márcio Pereira; o presidente da ACED, Nilson dos Santos; e o representante da CAIXA, Márcio Fonseca. O evento também teve a presença da presidente do Conselho Fiscal do Sebrae/MS, Valmira de Carvalho e do diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro; e da diretora-técnica do Sebrae/MS, Maristela França.
Mais informações aos empreendedores por meio da Central de Relacionamento do Sebrae, por meio do número 0800 570 0800.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Economia
Preço médio da gasolina em Dourados é de R$ 6,44, aponta pesquisa do Procon
há 56 minutos atrás

Economia
Expocanas 2025: setor de bioenergia anuncia aumento de produção e novos investimentos em MS
26/03/2025 19:00

Economia
Senai leva cursos e parcerias à Expocanas 2025, maior feira do setor de bioenergia em MS
26/03/2025 16:45

Desenvolvimento
Mato Grosso do Sul tem produção recorde de etanol e avança na descarbonização do setor bioenergético
26/03/2025 15:00

Economia
Presidente convoca Japão a investir no Brasil e critica protecionismo
26/03/2025 10:45