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Governo de MS esclarece dúvidas e apresenta vantagens sobre concessões de rodovias aos deputados

A proposta não precisa ser encaminhada a Assembleia, mas o governador fez questão de discutir o tema com os deputados

10 Set 2024 - 14h00Por Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Governo de MS esclarece dúvidas e apresenta vantagens sobre concessões de rodovias aos deputados - Crédito: Álvaro Rezende Crédito: Álvaro Rezende

Com foco no desenvolvimento do Estado, o governador Eduardo Riedel se reuniu nesta terça-feira (10) com os deputados estaduais, na Assembleia Legislativa. Ele apresentou o projeto “Rota da Celulose”, que prevê a concessão de trechos das rodovias BR-262, BR-267, MS-040, MS-338 e MS-395. Foi uma oportunidade para esclarecer dúvidas e mostrar aos parlamentares as vantagens desta iniciativa. 

A proposta não precisa ser encaminhada a Assembleia, mas o governador fez questão de discutir o tema com os deputados. “Trata-se de um grande projeto, onde conseguimos a delegação ao Estado de trechos da BR-262 e BR-267, para juntarmos às rodovias estaduais e assim formar um único lote, com 870 km que vai a leilão. Desta forma ficou atrativo e chamou a atenção do mercado, que está interessado em participar”, afirmou o governador.

Riedel destacou que com esta concessão, as rodovias vão receber investimentos previstos em R$ 5,8 bilhões, para tornar o tráfego mais seguro aos usuários, melhorar o escoamento da produção e assim impulsionar a economia regional. “Será um dos maiores projetos (rodoviários) do Brasil e com um modelo dinâmico e flexível, ou seja, se aumentar o fluxo de carros acima do previsto, poderão ter novos investimentos”.

Governador se reuniu com deputados para apresentar projeto

 

Foi realizada uma audiência pública virtual no dia 30 de agosto e até 6 de setembro o Estado recebeu sugestões e colaborações da sociedade. O próximo passo é o lançamento do edital das concessões (setembro) e o leilão está marcado para 12 de dezembro, na B3 (Bolsa de Valores do Brasil), em São Paulo. 

O governador entregou cópia do projeto para todos os deputados e fez questão de esclarecer as dúvidas dos parlamentares, durante reunião na sala da presidência. “A equipe da EPE (Escritório de Parcerias Estratégicas) estará à disposição dos deputados e comissões da Assembleia para retirar qualquer dúvida ou dar mais detalhes do projeto”.

O presidente da Assembleia, o deputado Gerson Claro, destacou que a reunião foi muito produtiva. “Recebemos hoje o governador e toda sua equipe, que vieram nos apresentar este projeto, que é uma modelagem de concessão, onde a União passou algumas rodovias federais ao Estado, para fazer um pacote, que estamos chamando de Rota da Celulose. Com trechos que serão duplicados, outros com terceira via, assim como acostamentos. Serão 30 anos de investimento, com recursos da iniciativa privada, para trazer benefícios à população”, ponderou.

Além dos deputados, também participaram da reunião os secretários Rodrigo Perez (Segov), Eduardo Rocha (Casa Civil), Eliane Detoni (EPE) e Guilherme Alcântara (Seilog).

Governador explicou as vantagens do projeto Rota da Celulose

 

Bloco de rodovias

O bloco de rodovias que vai para o leilão passa por nove municípios do Estado, entre eles Campo Grande, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo, Bataguassu, Água Clara, Três Lagoas, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina e Anaurilândia. A concessão será de 30 anos, em um trecho de 870 km de rodovias (estaduais e federais).

Compreende os seguintes trechos: MS-040, de Campo Grande a Santa Rita do Pardo (226,3 Km); MS-338, que liga Santa Rita do Pardo e o entroncamento com a MS-395 (60,1 Km); e MS-395, de Bataguassu ao entroncamento com a MS-338 (7,7 Km); além da BR-262, ligando Campo Grande a Três Lagoas (328,2 Km) e BR-267, de Bataguassu a Nova Alvorada do Sul (248,1 Km).

Neste pacote estão previstos 114,5 km de duplicações, 457 km de acostamentos, 251 km de terceiras faixas, 12 km de via marginal e 82 dispositivos, que vão proporcionar mais segurança. Ainda terá a prestação de serviços aos usuários por meio de 50 veículos operacionais, entre ambulâncias, guinchos, combate a incêndios, desobstrução de pistas e inspeção para controle do tráfego.

 

Fotos: Álvaro Rezende

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