Dourados – MS domingo, 26 de setembro de 2021
Dourados
36º max
19º min
Institucional - Setembro
IMPRESSO

Fã de Walt Disney dá dicas para vencer na pandemia

“A vida precisa continuar e nesse universo de ideias, críticas, atitudes, ser empreendedor não é fácil”

04 Jul 2021 - 10h00Por Kamila Rios
Empreendedor Dendry Rios - Crédito: DivulgaçãoEmpreendedor Dendry Rios - Crédito: Divulgação

Que a população brasileira passa momentos difíceis nesta pandemia, as mais de 500 mil vítimas da Covid-19 já respondem a esse sentimento.

Mas, em meio a tantos desafios, a vida precisa continuar e nesse universo de ideias, críticas, atitudes, ser empreendedor não é fácil para ninguém. Ainda mais ter um negócio em meio a pandemia. Um dos personagens mais conhecidos do mundo que inspira de crianças a adultos, Walt Disney, já dizia: “Se você pode sonhar, você pode realizar”.

Quem mais diz isso em Mato Grosso do Sul é o empreendedor Dendry Rios. Fã e um expectador do mago das fantasias, ele acredita que é possível vencer pelos exemplos. “Disney é um entusiasta da vida e acabou inspirando muita gente no mundo dos negócios. Na verdade sua magia contagia principalmente o pequeno empreendedor, porque nem todos têm a oportunidade de conhecer a terra da magia”, destaca ele explicando ao mesmo tempo em que “os pais criam os filhos para o caminho do bem pelo exemplo”.

Ser empreendedor é sonhar, mas precisa ser um sonho com os pés no chão porque a vida real é dolorida para quem quer ter sucesso. “Sempre digo que o minimicroempresário é uma tendência cada vez maior. Antes falávamos para os pequenos empreendedores, mas a pandemia fez surgir uma fatia de mercado ainda menor, que são os minimicros negócios. Gente que está tentando se virar para sobreviver nesta pandemia. E o pós-pandemia não será diferente por muito tempo”, explica Rios.

Sobreviver na selva chamada “mundo dos negócios” é ter atitudes que podem transformar qualquer negócio. “Vemos gente querendo ser dona do próprio negócio, mas não querem ter disciplina. Querem o sucesso, mas não buscam por ele. Acordem cedo reclamando, mas não pensam em fazer nada diferente para mudar a realidade. Admiram o sucesso de outra pessoa mas não pesquisam como ela conquistou”, ressalta Rios.

“Hoje, quem faz algo pequeno de diferente, por exemplo, adota a política das pequenas atitudes, grandes resultados, acaba se destacando. Quem está planejando demais uma grande coisa pode não conseguir fazer pequenos feitos. É preciso ter sabedoria. O mundo do empreendedorismo é cheio de momentos em que você precisa interpretar as entrelinhas do sucesso. Nem sempre o mais rico é o mais feliz ou quem é mais inteligente é o que terá sucesso. Depende de como você enxerga a sua necessidade. Tem pessoas felizes ganhando menos, mas com qualidade de vida. Tem gente faturando muito dinheiro, mas não está vivendo”, compara o empreendedor.

Disney disse ainda que “para começar, pare de falar e comece a fazer”. Rios explica o óbvio. “Vemos que não tem segredo. Enquanto muitos reclamam, resmungam, criticam, outros estão em busca de solução. É a velha frase que sinaliza enquanto alguns choram outros vendem lenços. Se as pessoas ficarem menos tempo nas redes sociais fazendo mais do mesmo, vão perceber que sobrará tempo para buscar conhecimento. Tem gente que está sem cliente na loja ou não tem pedido de entrega de algo e fica no WhatsApp vendo grupos de piadas, navegando pelo Facebook e Instagram olhando a vida dos outros. E ainda admiram ou desconfiam quando veem alguém no bem bom, mas esquecem que tudo isso é um mundo de magia, exatamente como a Disney. Porém, a Disney existe, é um mundo que foi sonhado e se tornou realidade, porque o seu fundador, Walt, parou de falar e começou a fazer”, detalha Dendry Rios.

Sobre ser feliz e usar a felicidade como um marketing pessoal, ele detalhe mais uma filosofia de Walt Disney: “Eu posso ensinar qualquer coisa a qualquer um, menos a sorrir”. Essa frase é quase uma doutrina no dia a dia de Rios. “Na fé, me inspiro na Bíblia, mas na criatividade me apego a essas práticas do Disney. Veja que sensacional, ele destaca sorrir e é a coisa mais barata do mundo. Qualquer um pode sorrir. Mesmo na dificuldade é possível sorrir. Depende de como você enxerga as coisas e como deseja que ela permaneça em sua memória e no seu dia a dia. Mas percebemos que as coisas mais simples e mais baratas são as mais difíceis. É igual comunicação, às vezes temos que dizer o óbvio e se isso não for praticado, sobram ruídos e interpretações diferentes”, afirma Rios.

Perguntamos sobre dicas para um pequeno empreendedor de bairro que está com dificuldades:

  • Mude de hábitos e conquiste sua família e amigos. Eles podem ser consumidores e ajudarão contagiar mais pessoas;
  • Ocupe metade do seu tempo nas redes sociais para mostrar seu produto ou serviço. Mas tenha disciplina para isso;
  • Use o Youtube para aprender, aprender, aprender e o principal: aprender; • Aprenda ferramentas simples que te ajudarão a fazer uma arte, um microvídeo, uma fotografia com qualidade. Tem de tudo gratuito na Internet, basta querer aprender e fazer. Se precisar, envolva seus familiares para ajudar, principalmente, filhos, sobrinhos, primos e outros. Isso não substitui uma assessoria profissional, mas não te deixará parado esperando o sucesso bater na porta;
  • Corte gastos desnecessários dentro de casa e busque parcerias para divulgar seu negócio;
  • Pare de culpar o governo. Ele não “puxa o gatilho sozinho”. Se alguém ter sucesso mesmo tendo esse governo, você também pode ter. Governos sempre existirão, pois sai um e entra outro, mas e você? Ninguém monta um negócio para durar somente enquanto tiver um governo, tipo um mandato. Acorde;
  • Pesquise e estude sobre serviços bancários. Ajudas fáceis e discursos muito motivadores são um perigo. Na verdade, desconfie, mas desconfie muito;
  •  Esteja presente no seu negócio. Durma com ideias e acorde com atitudes.

“Sempre digo que a tendência da qualquer negócio é não dar certo, mas você pode mudar esse cenário. Só depende de você. Disney disse que uma vez que um homem provou a liberdade, nunca vai se contentar em ser um escravo. É a mais pura verdade. É uma prática. Quem aprende a ganhar, jamais vai se contentar em perder e no mundo do empreendedorismo é assim. Disney ainda disse que não deixe que os seus medos tomem o lugar dos seus sonhos. É outra verdade. Quem não desafia o medo acaba se tornando um frustrado que sempre diz “ah, eu poderia ter feito isso... ah se eu fosse mais jovem...” Isso não pode ser uma desculpa”, explica Dendry Rios.

Para finalizar esse bate-papo, ele deixa uma mensagem bastante forte. “Ninguém é culpado pelo seu sucesso ou pela sua derrota a não ser você mesmo. Quando você quiser vencer e, de imediato, pensar em dificuldades. Nem tente, porque já estará sendo um derrotado e pior ainda, um frustrado. Ou você tem atitude de vencedor ou não tem. Não existe meia vitória ou meia sabedoria. Não existe eu sou vice- -campeão. Pelo contrário: no mundo dos negócios você não chega em segundo lugar, você perde o primeiro, e eu não inventei a roda para dizer tudo isso. Essas mensagens sempre estiveram à disposição de todos na Internet, eu apenas estudo cada uma delas. Por isso afirmo: quanto menor o empreendimento, mais oportunidades ele tem de crescer. Só depende do tamanho do seu sonho de cada um. ”, finaliza Rios.

Siga Dendry Rios nas redes sociais e entre em contato. Ele ajuda muitos empreendedores gratuitamente:

  • Instagram: @dendryrios
  • Facebook: @dendryrios
  • Linkedin: Dendry Rios
  • WhatsApp: (67) 99251-0791

Deixe seu Comentário

Leia Também

Economia

Dólar aproxima-se de R$ 5,35 com preocupações sobre China

25/09/2021 12:00
Confiança do consumidor recua 6,5 pontos em setembro, diz FGV
Economia

Confiança do consumidor recua 6,5 pontos em setembro, diz FGV

25/09/2021 10:00
Confiança do consumidor recua 6,5 pontos em setembro, diz FGV
Diferença entre preço mínimo e máximo da gasolina em Dourados é de 6,72%, diz Procon
Economia

Diferença entre preço mínimo e máximo da gasolina em Dourados é de 6,72%, diz Procon

24/09/2021 14:45
Diferença entre preço mínimo e máximo da gasolina em Dourados é de 6,72%, diz Procon
Economia

Prévia da inflação oficial sobe para 1,14% em setembro

24/09/2021 12:00
Economia

Dólar reverte queda e fecha com pequena alta, a R$ 5,31

24/09/2021 08:00
Últimas Notícias