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Agosto registra 167.395 tentativas de fraude contra o consumidor

28 Out 2015 - 07h00
Agosto registra 167.395 tentativas de fraude contra o consumidor -
O mês de agosto de 2015 registrou 167.395 tentativas de fraude conhecida como roubo de identidade, em que dados pessoais são usados por criminosos para firmar negócios sob falsidade ideológica ou mesmo obter crédito com a intenção de não honrar os pagamentos, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude – Consumidor. O número representa uma tentativa de fraude a cada 16,0 segundos no país. Em relação a julho de 2015, quando o indicador apontou 174.137 tentativas de fraude, houve queda de 3,9%. Em relação a agosto de 2014, houve queda de 4,8%. No acumulado do ano de 2015 foram registradas 1.320.806 tentativas de fraude, ligeira queda de 0,7% na comparação com o mesmo período de 2014, quando o número era de 1.330.418.


De acordo com economistas da Serasa Experian, apesar do recuo, a quantidade de tentativas de fraude se mantém num patamar alto, uma vez que a queda está relacionada com a retração da economia neste ano de 2015, que vem desestimulando as pessoas a realizarem mais e novos negócios, diminuindo a quantidade de eventos e de alvos potenciais à atuação dos fraudadores. Enquanto o recuo das tentativas de fraude foi de 0,7%, a atividade econômica (segundo indicador PIB Mensal da Serasa Experian) acumula retração de 2,2% até julho.


A popularização da internet é um dos fatores que contribui para as tentativas de fraudes. O cadastramento em sites de e-commerce não idôneos, promoções falsas que exigem informações pessoais do usuário, além da solicitação de adesões para campanhas teoricamente sérias ou com apelo forte nas redes sociais são a porta de entrada para o fraudador conseguir os dados de suas próximas vítimas.


Em agosto, telefonia respondeu por 67.804 registros, totalizando 40,5% do total de tentativas de fraude realizadas, aumento em relação aos 35,3% registrados pelo setor no mesmo mês de 2014. Já o setor de serviços – que inclui construtoras, imobiliárias, seguradoras e serviços em geral (salões de beleza, pacotes turísticos etc.) – teve 50.880 registros, equivalente a 30,4% do total. No mesmo período no ano passado, este setor respondeu por 33,1% das ocorrências. O setor bancário foi o terceiro do ranking em agosto/15, com 33.903 tentativas, 20,3% do total. No mesmo mês de 2014, o setor respondeu por 21,9% dos casos. O segmento varejo teve 12.622 tentativas de fraude, registrando 7,5% das investidas contra o consumidor em maio de 2015, ligeira queda em relação ao percentual observado em agosto de 2014 (7,9%). O ranking de tentativas de fraude de maio de 2015 é composto ainda por demais segmentos (1,3%).

Principais tentativas de golpe


É comum que as pessoas forneçam seus dados pessoais em cadastros na Internet sem verificar a idoneidade e a segurança dos sites. Além disso, os golpistas ainda costumam comprar telefone para ter um endereço e comprovar residência, por meio de correspondência, e, assim, abrir contas em bancos para pegar talões de cheque, pedir cartões de crédito e fazer empréstimos bancários em nome de outras pessoas.


Entre as principais tentativas de golpe apontadas pelo indicador da Serasa Experian estão: Emissão de cartões de crédito: o golpista solicita um cartão de crédito usando uma identificação falsa ou roubada, deixando a “conta” para a vítima e o prejuízo para o emissor do cartão; Financiamento de eletrônicos (Varejo) – o golpista compra um bem eletrônico (TV, aparelho de som, celular etc.) usando uma identificação falsa ou roubada, deixando a conta para a vítima; Compra de celulares com documentos falsos ou roubados; Abertura de conta: golpista abre conta em um banco usando uma identificação falsa ou roubada, deixando a “conta” para a vítima. Neste caso, toda a “cadeia” de produtos oferecidos (cartões, cheques, empréstimos pré-aprovados) potencializa possível prejuízo às vítimas, aos bancos e ao comércio; Compra de automóveis: golpista compra o automóvel usando uma identificação falsa ou roubada, deixando a “conta” para a vítima; e Abertura de empresas: dados roubados também podem ser usados na abertura de empresas, que serviriam de ‘fachada’ para a aplicação de golpes no mercado;


A Serasa Experian responde diariamente a 6 milhões de consultas, auxiliando 500 mil empresas de diversos portes e segmentos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio, desde a prospecção até a recuperação.

Precaução


Antes de realizar uma venda a prazo, as empresas devem adotar cuidados simples, como: pedir sempre dois documentos originais (como RG, CPF, Carteira de Habilitação); verificar inconsistências nos documentos apresentados. Por exemplo, se a foto é recente, porém a data de emissão do RG é de quando a pessoa tinha 10 anos de idade ou vice-versa; procurar confirmar se as informações fornecidas pelo cliente são verdadeiras, analisando atenciosamente se o nome apresentado nos documentos é o mesmo que consta no comprovante de residência; solicitar ao cliente o número do telefone residencial e faça a checagem dos dados naquele instante; consultar alguma ferramenta de prevenção a fraudes disponível no mercado; e se a suspeita de fraude for grande e o comerciante não se sentir seguro com a venda, é recomendável pedir que uma parte ou todo o pagamento seja feito à vista. (*Assessoria de Imprensa da Serasa Experian).

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