O Grupo Ubu, com o apoio do Programa de Ações Continuadas da FUNARTE, inicia neste semestre a segunda etapa do projeto Ubu Trans Erê, que levará o espetáculo Pelega e Porca Prenha na Mata do Pequi e rodas brincantes para quilombos e aldeias de Mato Grosso do Sul. Além das apresentações, o projeto promoverá oficinas de formação para professores da rede municipal, em parceria com a SEMED, voltadas à cultura popular e à preservação de identidades culturais. O primeiro local a receber o projeto é Furnas do Dionísio, distrito de Jaraguari, nesta segunda-feira (16), às 14h30, com entrada gratuita.
Com quatro edições realizadas, o Ubu Trans Erê surgiu em 2021 dentro do grupo Ubu e ganhou destaque com o apoio do SESC Cultura em Campo Grande, nos anos seguintes. Essas temporadas foram marcadas por sucesso de público e crítica.
O Programa de Ações Continuadas da FUNARTE, que financia a continuidade de projetos de grupos e coletivos culturais em todo o Brasil, selecionou o Grupo Ubu pelo trabalho constante que desenvolve com o Ubu Trans e o Ubu Erê. “O Ubu Trans tem como missão levar espetáculos para periferias, garantindo acesso cultural a minorias que, muitas vezes, são excluídas de programações artísticas. Já o Ubu Erê, focado na infância e juventude, resgata e celebra a cultura popular e folclórica de Mato Grosso do Sul”, explica Anderson Bosh, idealizador do projeto.
A segunda etapa do Ubu Trans é fruto da demanda identificada durante as apresentações nas periferias: as comunidades quilombolas e indígenas manifestaram o desejo de participar e receber atividades culturais em seus territórios. “Vimos a oportunidade de contribuir com a preservação da cultura local, levando este espetáculo, que aborda a cultura popular sul-mato-grossense, aliado a rodas brincantes com lendas, mitos, trava-línguas e jogos tradicionais”, detalha Anderson.
As formações para os professores também representam um ponto alto do projeto, promovendo a continuidade do trabalho cultural e fortalecendo o vínculo com as comunidades através da educação. A entrada é gratuita, e as atividades se tornam um espaço de troca entre artistas, educadores e comunidades, ampliando o alcance da cultura popular em territórios que, muitas vezes, são invisibilizados.
Serviço:
Ubu Trans Erê
Pelega e Porca Prenha na Mata do Pequi
Local: Salão da Associação de Pequenos Produtores Rurais da Comunidade Quilombola de Furnas do Dionísio
Data: 16/09
Horário: 14h30