Dourados – MS segunda, 22 de julho de 2024
22º
Campo Grande

Primeiro dia do 22º Arraial de Santo Antônio lota Praça do Rádio com mais de 10 mil pessoas

A festa começa todos os dias às 18h, com apresentação das quadrilhas às 18h30, exceto nesta quinta-feira (13), que terá a missa do dia do padroeiro às 19h, seguida da apresentação dos shows, às 19h e às 21h

13 Jun 2024 - 17h00Por CG Notícias
Primeiro dia do 22º Arraial de Santo Antônio lota Praça do Rádio com mais de 10 mil pessoas - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

O primeiro dia da festa junina mais tradicional de Campo Grande, Arraial de Santo Antônio, que chegou em sua 22º edição este ano, superou as expectativas e levou mais de 10 mil pessoas na Praça do Rádio Clube, na noite de ontem (12), conforme divulgado pela Guarda Civil Metropolitana (GCM). Casais, famílias e amigos, aproveitaram as diversas atrações com artistas renomados da Casa, comidas típicas, danças de quadrilha, celebrações religiosas e diversão garantida para todos os públicos de todas as idades.

A festa começa todos os dias às 18h, com apresentação das quadrilhas às 18h30, exceto nesta quinta-feira (13), que terá a missa do dia do padroeiro às 19h, seguida da apresentação dos shows, às 19h e às 21h.

Um dos momentos mais aguardados foi a apresentação das quadrilhas juninas. Com muita cor, música e animação, a apresentação desta quarta-feira ficou por conta do Colégio Nova Geração. O espetáculo também contou com a presença de intérprete de libras.

O Pároco da Catedral de Santo Antônio, Wagner Divino De Souza, agradeceu a parceria da Prefeitura e comemorou o recorde de público. “É só olhar para trás, sem dúvida já é nosso melhor público e vocês que fazem essa festa mais bonita”, disse.

A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, ressaltou a importância da festa para a comunidade e entidades. “Nós trouxemos a festa para o centro para facilitar o acesso de todos e ela tem feito isso também abrindo espaço para as entidades trabalharem enquanto o povo curte, ajuda, aproveita o espaço”.

A abertura dos shows ficou por conta do quinteto já conhecido e querido, o Grupo Tradição, que subiu ao palco às 19h e tirou o povo do chão com sucessos como O Caldeirão e Barquinho.

Em seguida, foi a vez da dupla sertaneja mais doce e famosa da Capital, que entregou muito alto astral com os rits famosos como Balada Louca e Fim de Semana, que também embalaram a noite de casais que buscaram uma programação diferente para a comemoração do dia dos namorados.

 

Ansiosos pelo show do Munhoz e Mariano, o casal Evelin da Luz e Cleyton de Souza, chegou cedo para curtir a festa. “A gente sempre vem porque os shows são muito bons e eu queria muito ver Munhoz e Mariano, então aproveitamos para comemorar nosso dia aqui, comendo um carreteiro e curtindo uma boa música”, contou Evelin.

Juntos há 43 anos, Sônia Pedro e Carlos Pedro contam que participar do Arraial virou uma tradição do casal. “Nós amamos a festa, é um lugar que todo mundo vem, participa, se diverte. Hoje no dia dos namorados a gente pensou em sair, mas é um dia muito disputado, então não perdemos a oportunidade de participar da abertura do Arraial e curtir essa noite linda juntos”, diz Sônia.

Alexandra Paola conta que sempre frequentou o Arraial de Santo Antônio com a família e agora mantém a tradição com o marido Robson Costa. “Minha família é nordestina, do sertão da Paraíba, então essa festa é um aconchego para mim e nós adoramos. Eu ainda trabalho hoje, mas não podia perder a abertura e viemos antes”, pontuou Robson.

O Arraial de Santo Antônio de Campo Grande também é aguardado com ansiedade por muitas Organizações Sociais sem fins lucrativos que veem neste período uma oportunidade de levantar renda com a venda de produtos durante todos os dias de evento.

Karine Sodré, saiu do serviço e foi direto com os pais e os dois filhos de 2 e 10 anos aproveitar. “É costume já, todos os anos a gente vem. Pelas delícias que tem muita opção de comida boa e pela diversão, nossa e das crianças, além de ajudar na arrecadação das Instituições, que também é um costume que temos e é extremamente importante para nossa sociedade e para as entidades que conseguem desempenhar seu trabalho melhor ao longo do ano”.

É a expectativa da Associação Pantanal dos Surdos de MS (APSMS), que participa do evento pela primeira vez este ano e promove a inclusão dos surdos no esporte. Presidente da Associação, Alessandra Souza conta que a arrecadação garante fundos para investimento no esporte, foco da entidade. “Nós estamos muito felizes porque queríamos muito estar envolvidos em eventos e nós temos atualmente 60 surdos no projeto que estão dando apoio hoje e sendo incentivados também. É um sonho mostrar nossa participação, ter visibilidade e ainda arrecadar”.

Neste ano são 35 barracas com uma diversidade gastronômica, bebidas, peças em artesanatos e até espaço kids.

Participando do evento há pelo menos quatro anos, a presidente do Projeto Girassol, Auxiliadora Mendes, conta que a arrecadação do Arraial ajuda a manter o projeto com o pagamento de contas como água, luz, alimentação e até viagem para os assistidos. “Nós atendemos crianças a partir dos 6 anos até os 17, do Tarumã, Serra Azul e bairros da região com o ensino de música e essa festa nos ajuda muito. É um momento de celebração e solidariedade. Ano passado nós saímos extremamente felizes e cremos que esse ano vai ser ainda melhor”, conclui.

O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) e o Fundo de Apoio à Comunidade (FAC), ainda conta com uma área destinada à venda de artesanatos, onde os visitantes podem adquirir produtos confeccionados por artesãos locais, promovendo a economia solidária e a valorização da cultura regional.

Programação

Nesta quinta-feira (13), dia de Santo Antônio, haverá procissão dos fiéis do padroeiro de Campo Grande com saída prevista às 18h da Catedral Santo Antônio em direção até a Praça do Rádio Clube. Às 19h será celebrada a Santa Missa no local. Os shows da noite ficam por conta da Fraternidade São João Paulo II às 20h, e na sequência, a dupla sertaneja João Haroldo e Betinho, às 21h30.

Na sexta-feira (14), a animação fica por conta da dupla Pedro e Evandro às 19h, Tostão e Guarani às 20h e Trio Violada às 21h.

No sábado, dia 15, às 19h, Max Henrique agita a penúltima noite de festa no Arraial às 19h, a dupla Victor Gregório e Marco Aurélio se apresenta às 21h.

O encerramento dos shows, no domingo (16), fica por conta do grupo de forró Ipê da Serra às 18h, seguido da dupla sertaneja Alex e Ivan, que se apresenta às 20h.

Deixe seu Comentário

Leia Também

UEMS sedia I Encontro Internacional da Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial
Cultura

UEMS sedia I Encontro Internacional da Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial

22/07/2024 08:00
UEMS sedia I Encontro Internacional da Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial
Ciclo de palestras debate a história nacional por meio da literatura
UFMS

Ciclo de palestras debate a história nacional por meio da literatura

22/07/2024 07:15
Ciclo de palestras debate a história nacional por meio da literatura
Governo de MS oferece cursos de qualificação a partir de agosto
Economia criativa

Governo de MS oferece cursos de qualificação a partir de agosto

21/07/2024 09:30
Governo de MS oferece cursos de qualificação a partir de agosto
Rota Gastronômica Pantaneira é tema de livro que será lançado em Campo Grande
Cultura empreendedora

Rota Gastronômica Pantaneira é tema de livro que será lançado em Campo Grande

21/07/2024 08:30
Rota Gastronômica Pantaneira é tema de livro que será lançado em Campo Grande
Editora UEMS lança novo e-book "Olhares sobre a América Portuguesa: viajantes e escritores"
Cultura

Editora UEMS lança novo e-book "Olhares sobre a América Portuguesa: viajantes e escritores"

21/07/2024 07:30
Editora UEMS lança novo e-book "Olhares sobre a América Portuguesa: viajantes e escritores"
Últimas Notícias