A música será a protagonista dos eventos que marcam o início de um novo semestre na Universidade. O Núcleo Sinfônico e o Grupo Madrigal UFMS realizam apresentações abertas ao público e com entrada gratuita.
No dia 6 de agosto, às 19h, o Auditório Professor Luis Felipe de Oliveira recebe o recital das disciplinas de Instrumento Musical Piano do primeiro semestre de 2024, organizado pelo Núcleo Sinfônico em colaboração com o Curso de Música, da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (Faalc). Intitulado Instrumento Musical: Caminhos e Processos 5, o evento oferecerá uma mostra diversificada das habilidades adquiridas pelos estudantes.
O professor da Faalc e coordenador do evento, Evandro Higa, explica que o recital é uma oportunidade para ampliar a formação musical dos estudantes. “O estudo de um instrumento musical geralmente uma atividade muito solitária, então fazer com que o aluno tenha a oportunidade de dividir alguns momentos com os colegas e com o público em geral é muito bom para a sua formação didática. O recital não visa mostrar performances exclusivamente perfeitas, o que a gente quer é ter um momento de exercitar o contato com o público e principalmente de mostrar um final de um ciclo, de um semestre, a partir do ponto em que cada aluno se encontra”, destaca.
No dia seguinte, 7, às 17h, será a vez do Grupo Madrigal UFMS realizar um concerto didático. O evento ocorrerá na sede do Projeto Som & Vida, na Avenida Agripino Grieco, 556, em Campo Grande. A apresentação tem como objetivo promover a música vocal entre crianças e jovens do projeto social e será uma oportunidade para a comunidade vivenciar o talento da equipe da Universidade, coordenada pelos professores Jorge Augusto Mendes Geraldo e Manoel Câmara Rasslan. O repertório incluirá peças de diferentes períodos da música, desde canções renascentistas até contemporâneas e brasileiras.
“Os eventos são importantes por conta da conexão criada entre o ensino e a extensão na Universidade. Essas ações oferecem um complemento essencial na formação dos nossos estudantes e extensionistas, permitindo-lhes aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula e desenvolver suas habilidades em situações reais de concerto. Os eventos também beneficiam significativamente a comunidade, democratizando a cultura através do acesso gratuito a apresentações”, ressalta o professor Jorge Augusto Mendes Geraldo.