
Nas décadas de 70 e 80 surgiram inúmeros talentos musicais em Dourados, principalmente devido aos constantes eventos como os inesquecíveis festivais (tanto de música inédita quanto de interpretação), que marcaram épocas e gerações.
Nildo Pacito, Célia Held e Carlos Fábio, três importantes intérpretes, por exemplo, surgiram nos tempos dos festivais promovidos pela União Douradense de Estudantes (UDE) no inesquecível Ginásio do Operário e, também, nos Frutos da Terra, promovido pelo produtor Luiz Carlos Pael, no Cine Ouro Verde.
Célia Held atualmente mora em Orlando (Flórida), nos Estados Unidos. É uma cantora especializada em música gospel. Carlos Fábio continua em Dourados e nunca abandonou a música. Já Nildo Pacito, infelizmente, morreu vítima de acidente na noite do dia 27 de março de 2015, aos 53 anos de idade. Ele foi atropelado por um caminhão, enquanto falava ao celular. O acidente ocorreu na Rua Humaitá, no Jardim São Pedro, em Dourados. Ele era casado e deixou três filhos.
Amizade e parceria
Carlos Fábio lembra que conheceu Nildo Pacito em 1980. “Fomos apresentados pelo amigo Jackson Held e de cara descobrimos que tínhamos algo em comum: a música”.
“Por muitos anos participamos de vários festivais juntos, ou individualmente e, modéstia à parte, nós sempre estávamos dividindo as primeiras colocações”, lembra Carlos Fábio.
E continua: “Cantamos juntos em bandas de baile, onde conhecemos o Abenel e o Silvinho, que se tornaram grandes amigos também, e assim fomos levando a vida, com muita alegria e cumplicidade”.
Recorda que “em 1996 resolvemos montar uma dupla sertaneja e gravamos músicas como Deusa do Mar, Cartas Marcadas, entre outras, que fizeram sucesso na nossa região. Em 2001 gravamos nosso segundo CD com apoio do amigo Sérgio Braga. Viajamos a vários estados brasileiros divulgando nossa dupla e fizemos shows em várias cidades paulistas”.
Carlos Fábio lembra que “em 2006 gravamos um CD ao vivo com várias regravações”, e que para esse trabalho “tivemos o patrocínio e apoio em todos os sentidos de meu cunhado Junior Jacobelis e minha irmãzinha Fernanda Jacobelis. Tenho que agradecer e muito também o apoio da Deumeires Morais, que ajudou em muito nossa dupla”.
“Querendo divulgar mais nosso trabalho, tive a ideia de gravar uma música exaltando o nosso Estado para vincular um clip na TV Morena. Foi quando chamei o amigo e jornalista Carlos Marinho para fazermos juntos essa música. E saiu melhor que a encomenda. A Música Meu Mato Grosso do Sul virou um hino para nosso Estado”. Carlos Fábio e Nildo Pacito participaram de vários festivais na região, como em Caarapó, Amambai, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Corumbá, dentre outras cidades.
Pacito venceu o 3º Fempop
Nildo Pacito foi o vencedor do 3º Fempop – Festival Estudantil de Música Popular Brasileira (interpretação), que aconteceu na noite do dia 22 de outubro de 1980, no ginásio de esportes do Operário. Pacito, do Colégio Osvaldo Cruz, interpretou a música “Agonia” para um público estimado em seis mil pessoas.
Neste mesmo Festival, Carlos Fábio e Célia Cristina (hoje Célia Held), interpretaram o “Hino do Fempop”, uma música composta pelo poeta Moisés Crestani. Nessa época, Nildo Pacito e Carlos Fábio apresentaram a cantora Célia Cristina para Jackson Held que, tempos depois, se casaram. Jackson era fã de Célia. E continua sendo.
Nildo Pacito também participou do 5º Frutos da Terra, no Cine Ouro Branco, no dia 4 de setembro de 1991. Ele interpretou uma música do Guns N’Roses.
Célia Held
A cantora Célia Cristina – hoje Célia Held, que reside em Orlando, nos EUA – foi a vencedora do 2º Fempop, realizado na noite do dia 9 de novembro de 1979 no ginásio de esportes do Operário. A promoção foi da Delegacia Regional de Educação e Cultura (DREC-09) e do JUCA (Jovens Unidos da Cabeceira Alegre), com a participação da União Douradense de Estudantes (UDE) que, no ano seguinte, assumiria o comando do evento estudantil.
Célia Cristina, representante do Colégio Presidente Vargas, foi a vencedora do festival, interpretando a música “Ronda”. O 2º colocado foi Carlos Fábio, do Colégio Menodora, que interpretou “Sonhos”; e em 3º Fátima Raquel, do CEUD, que interpretou “Lembranças”.
No 1º Fempop, no final de setembro de 1978, Célia Cristina ficou em segundo lugar com a música “Não consigo”, do grupo Impacto. No 5º Fempop, no dia 8 de outubro de 1982, Célia Cristina, da Socigran, interpretou “Caminhos do Sol” (Zizi Possi) e ficou em 3º lugar.
No final dos anos 70, Célia Cristina foi “crooner” do grupo Floku’s, que era liderado pelo baixista Tim, ex-integrante do Aquarius.
Carlos Fábio
Carlos Fábio ficou em 2º lugar no 2º Fempop, realizado no dia 9 de novembro de 1979, no ginásio do Operário. Ele interpretou a música “Sonhos” (Peninha).
Carlos Fábio, do Colégio Oswaldo Cruz, foi o vencedor do 4º Fempop, no dia 23 de outubro de 1981, no Ginásio do Operário. Ele interpretou a música “Serenata” (Cauby Peixoto).
Na grande final do 3º Fessul, em Campo Grande, Carlos Fábio interpretou “Tudo é Antigo”, de Moisés Crestani. E no 4º Fessul, também, na Capital, Carlos Fábio ficou em 3º lugar interpretando a música “Um Novo Dia”, de Moisés Crestani. Isso, nos anos 80.
“Tudo é Antigo”, de Moisés Crestani, na voz de Carlos Fábio, foi a vencedora do 1º Fico (Festival Interno do Colégio Objetivo), em novembro de 1982, no ginásio do CAD.
Carlos Fábio também participou de um festival em Corumbá, interpretando músicas de Moisés Crestani.
Carlos Fábio participou de festivais como o Fempop, Frutos da Terra, Fessul, Festão (música sertaneja), gravou discos, enfim, sempre esteve presente na vida musical da cidade desde o início da década de 80.
Enfim, Carlos Fábio tem uma história ligada à cultura douradense desde o início da década de 80. É um cara raiz!
Deixe seu Comentário
Leia Também

Cultura
MinC prorroga inscrições do Edital de Circulação Brasil País de Honra Marché du Film até dia 19
17/03/2025 15:30

Cultura
Lei Paulo Gustavo: CE do Senado vota prorrogação de ajuda ao setor cultural
17/03/2025 06:40

Cultura
Semana do Artesão vai trazer a 'Feira Mãos que Criam' com o melhor do artesanato de MS
16/03/2025 13:00

Cultura
Sesi e MinC promovem oficinas a proponentes no programa Rouanet da Juventude
16/03/2025 06:00

Cultura
Desfile de escolas de samba reafirma tradição popular no RS
15/03/2025 21:00