
Com a presença de aproximadamente 3 mil pessoas no Ginásio do Centro Educacional Lúcia Martins Coelho, em Campo Grande, foi realizada na noite do dia 2 de abril de 1983, a finalíssima do 4º Fessul (Festival Sul-mato-grossense da Canção), promovido pela Divisão de Projetos Especiais da TV Morena, coordenada por Onésimo Filho.
Concorreram 27 músicas representando diversas cidades do Estado. Em 1º lugar ficou “Albatroz”, de Marilda Duboc e Cláudio Camilo, interpretada pela campo-grandense Marisa Rossi; em 2º, “Cavalo Vento”, do Grupo Terra Branca, de Corumbá; em 3º, “Um Novo Dia”, composição de Moisés Crestani, interpretada pelo douradense Carlos Fábio, que esteve representando a cidade de Fátima do Fátima do Sul; em 4º lugar, “Bênção Divina”, de Geraldo Espíndola, de Campo Grande; e em 5º lugar, “Peregrino do Mar”, música de Tony Leão e Marlene Conceição, com o Grupo Independentes do Samba, de Corumbá. O prêmio de melhor intérprete foi entregue para Marisa Rossi e o de melhor arranjo para Geraldo Fspíndola.
Grupo Therra Branca, de Corumbá, ficou em 2º lugar
De Dourados partiram para Campo Grande três ônibus — uma colaboração da administração municipal —, levando a torcida daqui que apoiou as apresentações de Carlos Fábio, Bolão (Fernando Bola) e de Miguel de Oliveira. Torcidas de várias outras cidades também estiveram presentes incrementando a festa cultural. A finalíssima do 4º Fessul estava marcada para ser realizada no ginásio “Guanandy” (20 mil pessoas), mas, devido a alguns problemas o evento foi transferido para o apertado ginásio do Centro Educacional “Lucia Martins Coelho”, onde o som esteve um pouco sufocado.
Torcida quente
A torcida douradense foi uma das mais quentes na finalíssima do festival, com maior incentivo para o concorrente Bolão (Fernando Bola), que interpretou “Música em Quadrinhos”, do poeta Emmanoel Marinho, um afoxé com pitadas culturais.
Carlos Fábio ficou em 3º, em mais uma parceria com o poeta Moisés Crestani
No entanto, Carlos Fábio, um cantor de voz romântica, conquistou o terceiro lugar, com “Um Novo Dia”, letra do poeta Moisés Crestani, uma balada que foi feita especialmente para a voz de Carlos Fábio. Trata-se de uma composição que exprime um grito de liberdade, numa linguagem simples, mas .com um pique altamente poético, onde o amor é invocado como uma espécie de dote universal.
Vale ressaltar que no 3º Fessul, em 1981, Carlos Fábio classificou por Dourados, duas canções: “Tudo é Antigo” e “Campos Verdes”, ficando na segunda colocação em interpretação regional. Por sua vez, o poeta Moisés Crestani, sempre manteve seu ritmo visionário exaltando a natureza em toda a sua grandeza, numa estrutura romântica.
Eliminatória em Fátima
Dourados não sediou a eliminatória do 4º Fessul. Os músicos, então, inscreveram suas composições na cidade de Fátima do Sul, mas, sempre levando avante o nome de Dourados, conforme explicou, na época, o poeta Moisés Crestani.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Dourados
Artistas visuais pintam os quatro pórticos da Praça Antônio João
30/11/2023 18:00

Cultura
Artes literária e musical são temas da Roda Acadêmica do mês de novembro da ASL
30/11/2023 16:00

Cultura
Academia de Dança "Ana Pavlowa" encerra atividades após 45 anos
30/11/2023 15:45

Cultura
Orquestra UFGD se apresenta neste domingo, na praça Antônio João
30/11/2023 08:30

Dourados
Oficina itinerante apresenta produção musical de MS aos alunos da Escola Sesi
30/11/2023 06:30