
Líderes representantes do povo Guató emitiram uma nota de repúdio contra a telenovela 'Terra e Paixão', veiculada pela Rede Globo. A crítica está centrada na representação inadequada de um personagem que supostamente pertence à etnia Guató. Os líderes destacaram que o povo Guató tem sido historicamente invisibilizado étnica e culturalmente, contribuindo para violações de direitos e apropriação indevida de terras na região pantaneira.
O personagem 'Pajé Jurecê Guató' foi particularmente contestado, pois os líderes afirmam que sua representação não reflete as características reais do povo Guató, conhecido como habitantes canoeiros do Pantanal. Alegam que a novela, em vez de promover a visibilidade e valorização da cultura Guató, confunde a identidade e local de habitação do povo, perpetuando estereótipos prejudiciais.
Os líderes apelaram para uma revisão da caracterização do personagem na novela, buscando uma representação mais fiel e respeitosa da cultura Guató. Além disso, instaram a sociedade a repensar a maneira como os povos indígenas são retratados na mídia, visando uma representação mais justa e precisa.
A novela 'Terra e Paixão' está sendo exibida desde 8 de maio, ocupando o horário das 9h, de segunda a sábado.
Confira a nota de repúdio na íntegra:
Com informações de MS News.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Cultura
Rock Solidário será nesta quinta-feira em Dourados
06/12/2023 15:30

Cultura
Governo de Mato Grosso do Sul e Sebrae apresentam 1º plano de economia criativa do Brasil
06/12/2023 14:15

Cultura
Fundação de Cultura comemora 40 anos de trabalho no fomento às artes
06/12/2023 13:45

Literatura
Fabrício Corsaletii leva prêmio de Livro do Ano no Jabuti 2023
há 14 horas atrás

Cultura
Dourados Brilha tem agenda especial e apresentações na Aldeia Indígena
06/12/2023 10:45