
Fundado em 1993 pelo professor e compositor César Ferreira, o Instituto Musical Fênix vem escrevendo ao longo desses 30 anos uma história de sucessos.
Se Dourados se orgulha de ser “berço “ de bandas e carreiras solo consagradas como como Dagata e os Aloísios, Bro MCs, Biko do Trombone e até uma orquestra sinfônica (a da Universidade Federal da Grande Dourados UFGD) Fundado em 1993 pelo professor e compositor César Ferreira, o Instituto Musical Fênix vem escrevendo ao longo desses 30 anos uma história de sucessos e colarorando em muito para o surgimento de novos nomes na rica “cena” musical da cidade.
“Fiz um estudo sobre a ação da música no aluno e nas pessoas em geral e assim outros estudos também apontam, a música trabalha a auto estima, facilita a interação social, a percepção, a concentração, a memorização, o reflexo, raciocínio rápido, habilidade, agilidade, coordenação motora e a coordenação psicomotora”, detalhou o professor nesta entrevista especial feita por O Progresso para celebrar a passagem do Dia do Músico.
César Ferreira iniciou sua vida musical tocando na igreja que frequenta, depois começou dar aulas a domicilio e com o passar do tempo montou o Instituto musical. No instituto criou o projeto “Você é o Show” onde alunos e convidados especiais se apresentavam, O evento era realizado na rua, para incentivar os alunos a se apresentarem em público. Foi das ruas do jardim Brasília e com o DNA do Instituto Fênix que surgiram Kleber e Kleberson, Luciana Godoy e Carolina, a revelação Mirim Gabi Andrade, Stefany (do grupo paraguaio La Turma de Stefany) Bruno Torres, da dupla Bruno & Lorenzo, Victor do grupo Forrodiano, Yago Mourão, Montenegro (da Dupla Moraes e Montenegro), todos já em plena carreira e participando de eventos e mostrando seus trabalhos também através da mídia e redes sociais
César conta que alguns chegaram ao Instituto com o talento nato, precisando apenas serem lapidados, como foi o caso da Gabi Andrade e outros, tendo que aprimorar a voz ou mesmo de aprender o básico seja nos instrumentos (notadamente o violão e a viola de 10 cordas, teclado, cavaco, dentre outros, facilitadps pelo “método” de Cesar :para além do professor, professor, um formador, um incentivador, um amigo. Quando via que o aluno já estava “pronto” o professor levava os alunos para entrevista em TVs abertas, Rádios, entrava em contato com organizações de eventos pra dar uma oportunidade pros alunos de talento para apresentação nas festas tradicionais da cidade, contribuindo para dar visibilidade a muitas figuras que hoje alçam voos próprios. Atualmente montou um palco vertical interno, fazendo vídeos dos alunos para inserir nas redes sociais assim incentivando-os a prosseguirem em uma carreira nem sempre muito valorizada que é a do músico.
Algumas composições gravadas são Bela Natureza e Com Deus sou mais forte, interpretadas por Gabi Andrade, En el balance de la emocion, Cantando e bailando com La turma de Stefany (gravadas em um famoso estúdio de São Paulo), sendo gravadas também em português. Compôs a música Dourados linda Dourados, que destaca as influência de culturas da cidade, a Economia dentre outros atrativos da cidade pra atrair investidores pra cidade, mesma foi interpretada na TV por alunos e apresentada no aniversário da cidade, compôs também a música Nosso Pantanal a qual foi feita um clipe, e despertou até interesse do programa de TV Meu MS.
Criou o projeto Músicos para a igreja, que foi apresentado numa Rádio de Dourados, falando sobre o projeto e também com apresentações musicais das alunas no programa da rádio. Atualmente montou um palco vertical interno, fazendo vídeos dos alunos para suas redes sociais assim incentivando-os, o que chamou atenção de caça talentos internacionais, como a Billboard com mais de 16 milhões de seguidores, e outros.
Criou a LiveTop Show os alunos se apresentam ao vivo em rede social todo final de ano. Recebeu este ano Horanria da Câmara Municipal de Dourados, pelos 30 anos de ensino musical em Dourados-MS, em renomada empresa de pesquisa do Paraná, foi destaque em Dourados-MS, e em outra empresas de pesquisas também fora do estado, através pesquisa na internet, foi destaque em várias cidades do MS, recebeu o convite pra receber um troféu “Melhores do ano” de um grande evento de um Programa de TV e Revista. “Outros projetos vem por aí”, adianta o empolgado professor.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Cultura
Fórum de Campo Grande acenderá as luzes de Natal nesta segunda
04/12/2023 17:30

Cultura
Tânia Mara de Matogrosso, a "Autora Pantaneira", brilha com cinco novos lançamentos literários
04/12/2023 09:00

Cultura
Peças de teatro inéditas de Augusto Boal são lançadas em livro
03/12/2023 12:15

Dourados
Orquestra UFGD se apresenta neste domingo na Praça Antônio João
03/12/2023 08:30

Patrimônio Museológico
Posse do Conselho Consultivo reforça caráter democrático das políticas públicas do MinC
02/12/2023 17:30