A 43° Festa Junina de Dourados está chegando e terá grandes atrações este ano. A organização do evento já confirmou a apresentação da dupla Henrique e Diego, que se apresentará no primeiro dia da festa, quinta-feira, 30 de junho. Na sexta, 1 de julho será a vez do cantor e compositor, Almir Sater.
Outra novidade é que a festa será em um novo local. A Prefeitura de Dourados junto com a SEMC (Secretaria Municipal de Cultura) realizará o evento no estacionamento do Centro de Convenções, localizado na avenida Guaicurus, 2030 – Novo Parque Alvorada. O evento, até então, estava programado para ser realizado no Complexo esportivo Jorjão, no Água Boa.
O retorno da festa junina da Prefeitura de Dourados é bastante aguardado por causa do período de pandemia, em que o evento não foi realizado. Este ano, os shows principais serão patrocinados pela Fundação de Cultura do Estado. A programação conta ainda com shows de artistas locais, barracas de comidas típicas, concurso de quadrilhas e apresentações culturais.
A última Festa Junina foi realizada em 2019, antes do início da pandemia e chegou a levar uma média diária de mais de 9 mil visitantes para a Praça Antônio João durante os três dias de evento.
Para o secretário municipal de Cultura, Francisco Chamorro (Kinho), a expectativa é ter um recorde de público, superando a média dos últimos anos, de 9 mil pessoas. “Vamos promover um evento cultural que já é tradicional na cidade respeitando as orientações de biossegurança para a equipe e o público presente. Isso traz esperança e nos mostra que estamos no caminho certo para a retomada das atividades culturais no município”, disse Kinho.
Concurso de Quadrilha
Durante as festividades acontecerá o Concurso de Quadrilha. Os inscritos vão concorrer em quatro categorias: Categoria A: Quadrilha de instituições - representativas de entidades diversas;
Categoria B: Quadrilha educacional Ceim’s/ ensino fundamental – 1º ao 5º ano - formadas por alunos das redes municipal, estadual e privadas; Categoria C: Ensino fundamental – 6° ao 9° ano e ensino médio - formadas por alunos das redes: Municipal. Estadual e Privadas; e Categoria D: Universitária - alunos acadêmicos das universidades públicas e particulares.
Haverá premiações para as três primeiras colocadas de cada categoria. O professor/responsável pela Quadrilha ganhadora (1º lugar) receberá uma premiação de incentivo. O 1º Lugar ganhará R$1.000,00 (mil reais) + troféu; o 2º Lugar – R$700,00 (setecentos reais) + troféu; e o 3º Lugar – Troféu.