Dourados – MS domingo, 20 de setembro de 2020
Dourados
27º max
16º min
Informe C

Crise até para comprar o feijão

14 Jun 2016 - 06h00
Crise até para comprar o feijão -
O consumidor douradense está levando um susto atrás do outro ao procurar feijão mais barato nos supermercados. Atualmente está valendo a "lei da oferta e da procura’ e o quilo do produto pode custar até perto de 11 reais, como constatou o "Informe C" no domingo passado. Essa enorme alta deve-se a redução da safra de feijão carioquinha em Estados importantes, como o Paraná e Minas Gerais devido ao clima ruim. O feijão preto acima de R$ 6. Ou seja, produção caiu, preço subiu. Como cantou Beth Carvalho, "de que me serve um saco cheio de dinheiro / Pra comprar um quilo de feijão". O arroz também não fica para trás, já que o Rio Grande do Sul também teve safra menor por causa das chuvas. Essa dupla imbatível na mesa dos consumidores está puxando o custo de vida. E sem falar do óleo de soja que também subiu de preço pela escassez do grão – devido as grandes exportações.

##### Amarelinhas


As lâmpadas incandescentes não vão mais ser vendidas no Brasil a partir do dia 30 de junho. O comércio, importadores e fabricantes serão fiscalizados pelo Inmetro, e quem não atender à legislação poderá ser multado. A restrição foi estabelecida em uma portaria de 2010, como objetivo diminuir o desperdício no consumo de energia elétrica. Uma lâmpada fluorescente compacta economiza 75% em comparação a uma lâmpada incandescente de luminosidade equivalente. Se a opção for por uma lâmpada de LED, a economia sobe para 85%.

##### Congelante


Foi de 2 graus o frio ontem em Dourados às 6h28, de acordo com registro da Embrapa, a mais baixa do ano. No domingo não foi muito diferente: 2,3º C graus. Nos dois dias geou de forma moderada. Os institutos de meteorologia previram a chegada da massa de ar polar na região. A geada atingiu no final de semana 14 municípios do Estado e em Amambai, por exemplo, a sensação térmica chegou a -5º, devido ao ventos constantes. Pior para os produtores de milho, em fase de maturação.

##### Vai e vem


Até o final do mês, o quadro eleitoral em Dourados deve ter muitas mudanças. Como dizia o falecido politico mineiro Magalhães Pinto, "política é como nuvem. Você olha e ela esta de um jeito. Olha de novo e ela já mudou." E tudo indica que a coisa não está fácil para alguns candidatos, onde o dinheiro é o grande obstáculo para colocar o seu bloco na rua. Acomodações e desistências estão previstas, já que a data das convenções partidárias estão chegando, e será a hora "da onça beber água".

##### Embromação


Após sucessivos adiamentos, o Conselho de Ética da Câmara deve votar nesta semana o relatório do deputado Marcos Rogério (DEM-RO) que defende a cassação do mandato de Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A análise do parecer do relator estava prevista para ocorrer na semana passada, mas foi adiada, devido a uma estratégia dos adversários de Cunha  para tentar convencer a deputada Tia Eron (PRB-BA) a apoiar a ‘cassação’. A reunião do Conselho de Ética está marcada para as 14h30 de hoje, mas o presidente do conselho, José Carlos Araújo (PR-BA), disse que cogita transferi-la para amanhã por considerar pequeno o plenário da votação.

##### Perigo


Até sexta-feira, a Secretaria de Saúde do Estado contabilizava 45 mortes causadas pela Gripe A (H1N1) no MS. Entre os municípios, 12 foram em Campo Grande, em Naviraí (7), em Caarapó (3), em Douradina (1), uma de Dourados (1), em Glória de Dourados (1), em Ivinhema (1), em Juti (1), em Laguna Carapã(1), e em Rio Brilhante (1). Com o óbito do jornalista douradense Marcelo Humberto, subiu, portanto, para 46.


### BATE REBATE


Presos, José Dirceu e João Vaccari Neto propõem ‘leniência partidária’ a PT, segundo a Folha de S. Paulo. A ideia seria passar a régua na história do PT e assumir a culpa, disse Roberto Podval, que defende Zé Dirceu.

Pelas redes sociais, o microempresário, economista e professor universitário Amarildo Gomes de Oliveira pede apoio para a criação do Partido do Micro e Pequeno Empresário Brasileiro, o Inova Brasil.

Com todos os holofotes virados sob o novo governo Temer e o momento político do País, as funkeiras brasilienses MC Jenny e MC Bandida aproveitaram o momento e se unirem e gravar uma música em homenagear a Marcela Temer, atual primeira-dama.

Milhares de fiéis foram ontem, atrás do bolo de Santo Antônio, padroeiro de Campo Grande. O bolo de 1.000 kg tinha 20 metros. Para preparar a guloseima foram usados 2.500 ovos, 90 kg de farinha, 90 kg de açúcar e 300 kg de recheio; 500 alianças foram colocadas no bolo para as casamenteiras.


### INFORME CURURU


Amo os animais, principalmente a garoupa e a onça-pintada. Deixam meu bolso tão feliz...

Deixe seu Comentário

Leia Também

“Festival Mba’e Porã” em prol dos Guarani e Kaiowá começa nesta sexta-feira (7)
Cultura solidária

“Festival Mba’e Porã” em prol dos Guarani e Kaiowá começa nesta sexta-feira (7)

07/08/2020 09:15
“Festival Mba’e Porã” em prol dos Guarani e Kaiowá começa nesta sexta-feira (7)
Últimas Notícias