Dourados – MS terça, 11 de agosto de 2020
Dourados
34º max
19º min
Campanha Parcelamento Conta
Informe C

Como melhorar a atenção ao paciente

18 Jun 2016 - 06h00
Como melhorar a atenção ao paciente -
A proposta de implantação de uma segunda UPA em Dourados, feita pelo "Informe C" rendeu longo comentário do farmacêutico Racib Harb, pois para ele "é necessário pensar a Saúde Pública da Atenção Básica, pois só assim iremos conseguir fazer bons atendimentos nas unidades especializadas de urgência e emergência, que é o caso da UPA. A regionalização dos atendimentos após as 18h nas unidades de saúde, supriria de imediato e ao mesmo tempo desafogava a atual UPA, pois teríamos condições de sanar problemas com o atendimento primário de qualidade." Os postos regionais teriam condições de fazer a primeira triagem no atendimento e lá iriam decidir qual o melhor tratamento e encaminhamento".

##### Só melhorar


"O mesmo sistema", completou Hacib Harb, "funciona atualmente durante o dia com as equipes de saúde de família nas unidades de saúde. Os critérios para a regionalização poderiam ser os mais variáveis. Mas aqui definimos e adotamos a localização geográfica da estrutura que já temos e que podem ser aproveitadas, razão que a construção de mais unidades como a do UPA levaria anos e investimento volumosos e nesse momento não temos mais necessidade de estruturação física de unidades e sim equipar as existentes para posterior avaliação."

##### Empate


O leitor José Luiz da Silva observou que, "particularmente imaginei que, quando da inauguração/implantação da UPA, o problema da saúde em Dourados estaria resolvido, porque pensei que o PAM também continuasse atendimento. Pra minha surpresa fui informado que todos os atendimentos seriam transferidos para a UPA. Logo deduzi que não ia mudar em nada. Dourados é bem grande para ter ou ser concentrado somente em  uma unidade de atendimento. Sempre vai ser assim até que as autoridades realmente implantarem mais unidades."

##### Um lado


Bem rápido, a Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados esteve em Caarapó, na quinta feira. Os deputados Paulo Pimenta (PT-RS), Padre João (PT-MG), Zeca do PT e Vander Loubet (PT) foram se solidarizar com os indígenas, levando a tiracolo o deputado estadual João Grandão(PT). Quanto aos policiais militares agredidos e ameaçados de serem queimados vivos...

##### Mira


O ex-deputado federal Edson Giroto, o empresário João Amorim, o e ex-deputado estadual Wilson Roberto Mariano e mais 11 pessoas foram denunciadas à Justiça pelo MPF. Eles foram alvos da Operação Lama Asfáltica e poderão ser julgados por lavagem de dinheiro. A investigação apontou que os envolvidos "lavaram" R$ 45 milhões. Se as denúncias dos procuradores forem aceitas, eles serão réus no processo criminal na 3ª Vara Federal de Campo Grande.


### BATE REBATE


A metralhadora calibre 50 usada na execução de Jorge Rafaat, um dos principais narcotraficantes no Paraguai, custa pelo menos US$ 150 mil, informou ministro do Interior paraguaio, Francisco de Vargas.

O MS o Estado que mais evoluiu no Ranking Nacional de Transparência do Ministério Público Federal. Do 27º lugar com nota 1,4 na 1ª avaliação, agora está em 10º, com nota 9,1.

Promotor deu 30 dias para o prefeito Alcides Bernal (PP) explicar a "buracolândia" de Campo Grande, sob pena de abertura de processo por improbidade administrativa.

O feirante gritava:" Feijão a preço de banana, feijão a preço de banana..." Curioso, perguntei: Quanto é?  E ele respondeu: 10 reais a dúzia...

O novo secretário estadual de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação é Renato Roscoe, no lugar de Athayde Nery (PPS), pré-candidato a prefeito da Capital. Roscoe é pesquisador da Embrapa de Dourados.


### INFORME CURURU


Quer ficar rico? Levante cedo e vá plantar feijão.

Deixe seu Comentário

Leia Também

“Festival Mba’e Porã” em prol dos Guarani e Kaiowá começa nesta sexta-feira (7)
Cultura solidária

“Festival Mba’e Porã” em prol dos Guarani e Kaiowá começa nesta sexta-feira (7)

07/08/2020 09:15
“Festival Mba’e Porã” em prol dos Guarani e Kaiowá começa nesta sexta-feira (7)
Últimas Notícias