Dourados – MS segunda, 17 de junho de 2024
22º
Cultura

Espetáculo de Mentalismo encerra Mostra Boca de Cena surpreendendo os espectadores

As pessoas na plateia ficaram impressionadas com as adivinhações de pensamentos e com os números de mágica que surpreenderam cada vez mais os espectadores

20 Mai 2024 - 22h45Por Karina Lima, Comunicação Setesc
Espetáculo de Mentalismo encerra Mostra Boca de Cena surpreendendo os espectadores - Crédito: Ricardo Gomes Crédito: Ricardo Gomes

Reprodução de fenômenos mentais, de telepatia, de psicometria, de cognição. Este foi o espetáculo de mentalismo O Experimento Tirésias, com Rick Thibau, que encerrou a 15ª Mostra Boca de Cena na noite de domingo (19) no Teatro Aracy Balabanian. As pessoas na plateia ficaram impressionadas com as adivinhações de pensamentos e com os números de mágica que surpreenderam cada vez mais os espectadores.

Janaína Baggio, empresária, expressou sua admiração, ao final do espetáculo. "Maravilhoso, impressionante! Foi a primeira vez que eu participei, eu gostei muito, me impressionou muito porque eu não esperava ser tão profissional. Foi a primeira vez que eu vim [na Boca de Cena], adorei, é super organizado, estão de parabéns", frisa.

Indila Garcia, terapeuta manual, achou tudo muito incrível. "Não dá para saber o que vai acontecer, eu estou um pouco pasma até agora, para falar bem a verdade (risos). Eu participei escrevendo num papelzinho e ele adivinhou que era eu que tinha escrito e depois apareceu no mapa no final também escrito o nome do lugar em que eu estava. A Mostra é muito incrível, principalmente pela oportunidade de um espaço que a pessoa às vezes não tenha condição de aprender que Campo Grande também tem cultura e esse espaço pra gente poder estar e também para as pessoas que não frequentam muito e acham que nosso Estado não tem tanta cultura, é para aproveitar um pouquinho disso. Muito incrível".

Felipe Canavezzi, professor de História, gostou muito do espetáculo. "Um ótimo domínio do enredo e a plateia também interagiu bastante, gostei muito do espetáculo. Eu pensei num lugar e fiquei esperando ele me perguntar, mas não fui escolhido. Eu achei a Mostra muito bem divulgada e é importante este tipo de ação para valorizar a arte e a cultura de Mato Grosso do Sul".              .

Nicole Padilha Cândido da Costa, fisioterapeuta, achou tudo surpreendente. "Fiquei impressionada em vários momentos, eu não esperava. O final, na hora que ele mostrou os cartazes e revelou os erros dele, que ele já sabia que ia errar, achei bem legal, achei interessante. Eu não participei diretamente, mas eu fiquei pensando, enquanto ele falava, esperando que fosse participar".

O mágico Rick Thibau explicou que O Experimento Tirésias é um espetáculo que surgiu em 2013 e foi organizado junto com o Ricardo Arada, que é um dos gênios da mágica no mundo e está aqui no Brasil.

"Ele me ajudou a encontrar minha voz dentro da arte mágica, mais especificamente dentro dessa linguagem que é o mentalismo, que é a reprodução de fenômenos mentais, de telepatia, de psicometria, de cognição, como os que eu faço no espetáculo. A ideia é ter na cena um aspecto bem minimalista, poucos elementos, um aquário, alguns livros, uma caixa suspensa, e o fenômeno ser o objeto da cena, os pensamentos que estão sendo adivinhados, o desejo de cada uma das pessoas que está aqui, que eu vou tentando adivinhar desde o início do espetáculo, e é um espetáculo que sobrepõe várias habilidades diferentes que são desenvolvidas pela mágica como o controle de atenção, definições de linguagem também, porque tudo que a gente comunica em cena a gente quer passar uma emoção, a gente quer, toda arte quer suscitar uma emoção, e com as nossas palavras a gente faz isso".

"O mentalismo é uma das artes mães de escolher as palavras, não posso comparar com a poesia, mas as cartas são a poesia da mágica, e o mentalismo é o baralho invisível. Eu  sempre fico na esperança de ter alguém que está a fim de começar a fazer mágica, que vai assistir ao espetáculo e vai ficar curioso, e eu acho que o futuro do mentalismo é isso, em algum momento alguém não vai conseguir dormir porque vai querer se expressar também, ou vai querer ter um espetáculo também ou vai querer fazer alguma coisa parecida com essa e vai também buscar a sua voz como eu estou atrás da minha".

"Foi uma grande honra encerrar a Mostra, super responsabilidade, e desde o primeiro dia de Mostra a gente teve vários espetáculos bons, espetáculos que eu admiro muito como Os Corcondas, um espetáculo que sempre me emocionou, e estava no primeiro dia, e a cada dia nós tínhamos tantos eventos de circo, de teatro, bons, e estar agora no finalzinho me permitiu curtir esta semana inteira e saber que agora eu vou poder descansar amanhã. Cumpri a minha meta aqui que era trazer o público para cá e fazer um espetáculo".

Para Rick Thibau a Mostra Boca de Cena nunca foi tão importante. "Eu acho que nunca foi tão forte e tão clara esta sensação de boa energia, de comunidade, o senso de responsabilidade que cada artista, que cada grupo tem, isso foi discutido desde antes de a Mostra começar, e é tradicional já, a Mostra Boca de Cena é aguardada por quem consome cultura aqui, quem conhece os grupos de teatro, conhece os grupos de circo, todo ano é importante, toda edição tem a sua cara, mas esse ano, especialmente, por causa desta lona de circo que foi armada aqui na esquina da Calógeras com a Fernando Corrêa da Costa, a gente teve uma experiência completamente diferente, porque a gente teve a energia do circo mesmo. Ontem a gente teve um cabaré com um espetáculo com mais de dez artistas diferentes, artistas de circo tradicional, artistas de circo novo, eu estive lá também, e foi muito emocionante, a energia muito boa. No primeiro dia, na abertura, eu chorei, com as falas da Fernanda Kunzler, depois da Luciana Kreutzer, que é do circo também, que está na administração hoje, mas ela vem do circo. Foi muito especial esta Mostra, vai ficar com certeza na memória e nos corações de todo mundo que participou, que assistiu".


Fotos: Ricardo Gomes

Deixe seu Comentário

Leia Também

MIS oferece Oficina Gratuita de Vídeo com Celular
Cultura

MIS oferece Oficina Gratuita de Vídeo com Celular

17/06/2024 15:00
MIS oferece Oficina Gratuita de Vídeo com Celular
MIS promove Mostra de Cinema Japonês a partir desta segunda
Cultura

MIS promove Mostra de Cinema Japonês a partir desta segunda

17/06/2024 13:30
MIS promove Mostra de Cinema Japonês a partir desta segunda
Movimento Concerto recebe a Orquestra Sinfônica de Campo Grande no Teatro Glauce Rocha
Música

Movimento Concerto recebe a Orquestra Sinfônica de Campo Grande no Teatro Glauce Rocha

17/06/2024 08:00
Movimento Concerto recebe a Orquestra Sinfônica de Campo Grande no Teatro Glauce Rocha
MinC abre consulta pública para elaboração do novo Plano de Dados Abertos
Cultura

MinC abre consulta pública para elaboração do novo Plano de Dados Abertos

17/06/2024 07:30
MinC abre consulta pública para elaboração do novo Plano de Dados Abertos
Dança e Cultura: Quadrilhas encantam o público no 22º Arraial de Santo Antônio
Campo Grande

Dança e Cultura: Quadrilhas encantam o público no 22º Arraial de Santo Antônio

16/06/2024 19:30
Dança e Cultura: Quadrilhas encantam o público no 22º Arraial de Santo Antônio
Últimas Notícias