A escritora Iracema Pereira Limberger acaba de lançar o livro “Dourados 2020”. A obra, nas palavras da própria autora, “fala das transformações”, das circunstâncias que nos fazem passar. É a vida que está aí para se viver experiências que fazem com que o nosso coração bombeie cores ao nosso mundo. Viajar pela leitura sem rumo, só para viver uma aventura que é ter um livro nas mãos. É uma pena que só sabe disso que gosta de ler”, ressalta.
O prefácio do livro é assinado pelo presidente da Academia Douradense de Letras, Marcos Coelho Cardoso. Segundo ele, “nesse trabalho, Iracema abre seu coração, conta sua história, desnuda-se de preconceitos com a mesma pureza da personagem histórica de José de Alencar, a sua homônima Iracema. Aqui ela relata várias de suas vivências pessoais, suas experiências de fé, suas lições de vida, fala de sua posição mesma, ela Iracema, esposa, mãe de quatro filhos, avó de seis netos, dona de casa, escritora, conselheira, militante das causas da mulher e da criança, religiosa, membro da Igreja Presbiteriana Independente de Dourados, voluntária e presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer e fundadora da casa de Apoio de pacientes com Câncer”, explica.
Ele continua: “Esta é a nossa real e mais nobre Escritora, essa mulher aqui escreve como assume uma entidade que não possuía estrutura, apenas uma ambulância modelo Belina 1985, com pacientes com câncer em grande número, carentes, esperando pelo tratamento, por medicamentos, alimentos, roupas, agasalhos, afeto e amor. Ali ela tem a oportunidade de realizar seu sonho, desde menina sonhava que poderia auxiliar as pessoas de alguma forma, sendo em meados de 1998, que assume o comando da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Instituição criada em 1985 pela Advogada Valderez de Oliveira, após a morte dessa sua grande amiga”, relata.
Ainda no texto, Marcos Coelho conta sobre a força da autora. “Nunca se deixou intimidar por nada, nem o casamento, nem a profissão, nem a política, nem a maternidade, nada a intimidou de perseguir os seus sonhos. É um livro de fé em Deus e de entrega e confiança no Autor da Vida”.
Segundo Marcos Coelho, prefaciar o livro de Iracema Pereira Limberger, “a nossa Iracema Tibúrcio, foi deveras um trabalho surreal, visto a sua grandiosidade como mulher e como referência ao campo da educação e do serviço humanitário no cenário sul- -mato-grossense e além Brasil. Ela é um ser humano de força incomum, mulher de muita fé, com magnetismo próprio, impossível ir embora depois de conhecê-la, com uma família que é um encanto, em beleza e simpatia e, como ela, um exemplo de serviço humanitário. Esse livro traduz um tanto dessa sua linda e significativa trajetória. Sempre é admirável o trabalho que essa mulher desempenha na sociedade douradense e sul-mato-grossense”.
Ele continua: “Trabalhar com a temática do câncer, da violência doméstica, doença e morte, superações, sem medo ou temor aos escolhos do momento e daquele instante histórico que viveu, em que eram necessárias atitudes, mostrou sua força de vontade e sua competência para dar apoio a tantos pacientes e familiares que foram atendidos e confortados em seu caminho. Leitor, prepare-se para impactar-se, enfrentar-se a si mesmo, diante do que vai ler nesse documentário, nesses relatos que no mínimo vão fazê-lo refletir e vão enriquecê-lo, além de inspirá-lo a ser um ser humano muito melhor”.