
Na noite entre os dias 14 e 15 de agosto a comunidade da Aldeia Jaguapirú, vai realizar uma grande reunião de orações, cantos e danças na Casa de Reza do local. A celebração vai encerrar uma serie de rezas iniciada desde o início da pandemia pelo nhanderú/pajé Getúlio Caiuá e pela nhandecy Alda Caiuá. Na cultura Caiuá, Getúlio é o sacerdote e Alda a Sacerdotiza. Para evitar aglomerações, nestes tempos de pandemia as rezas estão sendo feitas de madrugada, só pelos dois líderes religiosos e por rezadores de outras comunidades, obedecendo inclusive as mesmas regras de biossegurança adotadas pelos brancos. No caso da vacinação, o pagé inclusive gravou um vídeo conclamando os patrícios a se vacinarem.
As rezas obedecem as mesmas regras de biossegurança adotadas pelos brancos
“Vamos pedir a Nhanderú Guassú, nosso Grande Pai, que combata esse espírito enviado pelo curupira e proteja nosso povo”, afirmou Getúlio. “Sabemos que o mal existe. Que está no ar e não o vemos, assim como tantas outras doenças. Por isso é necessário a intervenção do Grande Pai”, reforça a nhandecy Alda.
O fato dos indígenas rezarem para Nhanderú Guassú e ao mesmo tempo adotarem as regras de biossegurança e após uma pequena resistência (segundo relatos gerados pela influência de segmentos religiosos não-índios) já terem se vacinado não é incoerente, segundo explicou à reportagem o indígena Wilson Matos. “O entendimento da cultura Caiuá difere do entendimento neopentecostal, muito presente na aldeia. A reza é feita para que Nhanderú Guassu combata esse mal, mas eles – Caiuás - não ignoram que precisam da ciência e a pandemia deixou isso muito claro”, explicou Wilson.
O pajé/sacerdote Getulio acredita que em agosto (por isso a escolha da data para a noite de reza) haverá uma mudança de ciclo, sendo todos abençoados com um Ara Ary Rowai/ Araporã. Na tradução para o português, “um tempo bom”.
A Casa de Reza que tem Getúlio e Alda como lideranças culturais/religiosas foi construída para substituir uma outra, queimada em 08 de julho de 2019, que está sendo investigada. Para se precaver, as lideranças recorreram à tecnologia: instalaram Câmeras nos quatro cantos externos da Casa, que possui 28 metros de extensão e 20 metros de largura e é toda feita com sapé e taquaras.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Cultura
Fórum de Campo Grande acenderá as luzes de Natal nesta segunda
04/12/2023 17:30

Cultura
Tânia Mara de Matogrosso, a "Autora Pantaneira", brilha com cinco novos lançamentos literários
04/12/2023 09:00

Cultura
Peças de teatro inéditas de Augusto Boal são lançadas em livro
03/12/2023 12:15

Dourados
Orquestra UFGD se apresenta neste domingo na Praça Antônio João
03/12/2023 08:30

Patrimônio Museológico
Posse do Conselho Consultivo reforça caráter democrático das políticas públicas do MinC
02/12/2023 17:30