Dourados – MS quinta, 25 de abril de 2024
31º
UEMS - Pantanal
Cinema

Thiago Rotta: o multimídia e sua história de dedicação ao audiovisual

“Estão matando sonhos”, diz cineasta sobre o que chama de desmonte do cinema nacional

14 Nov 2021 - 15h07Por Rozembergue Marques, especial para O PROGRESSO
Thiago Rotta: “Desde criança eu já sonhava em ser ator, cantor ou diretor” - Crédito: DivulgaçãoThiago Rotta: “Desde criança eu já sonhava em ser ator, cantor ou diretor” - Crédito: Divulgação

O diretor, produtor, roteirista e ator Thiago Rotta, um dos expoentes do cinema em Dourados, nunca enfrentou o dilema sobre se seria bombeiro, médico, engenheiro ou outra profissão “tradicional”. A observação foi feita pelo próprio Rotta, em entrevista a O Progresso.

“Sempre que me perguntavam o que ia ser quando crescesse eu respondia que ia ser ator, cantor ou diretor”, lembrou, observando que começou a fazer teatro ainda criança, na escola. Mas, contou, foi quando sua família se mudou de Dourados que a opção foi natural. “Hoje eu estou com 37 anos, então já são 27 anos de vida me dedicando e construindo essa história”, se orgulha o cineasta.
Rotta correu atrás (quase uma saga) para buscar a formação necessária para atuar em diversas frentes, como dirigir, produzir e atuar. “Entrei pra faculdade de publicidade e vi que não era muito ligada ao audiovisual. Mudei para produção em multimídia, mas o curso era focado a um mercado local. Na faculdade não estavam me ensinando o que eu queria, eu não tinha as respostas de como produzir, de como ser um diretor, como ser um produtor, então eu me mudei para o Rio de Janeiro”, relatou. “Fui com o firme objetivo de aprender, atuar. Trabalhei como ator em projetos para o multishow, para o canal do youtube “Anões em Chamas”, fiz participação na globo e cada passo desse eu aprendia o que eu queria, que era como produzir para o audiovisual”, prosseguiu, destacando o apoio da família e o aproveitamento das oportunidades. “Graças a Deus e a meus pais a oportunidade de sair daqui e ir aprender e vivenciar o tal “mercado”. Aprendi muito com o Ian SBF (Porta dos Fundos). a maior parte dos trabalhos que fiz ele era o diretor, e sempre observei muito como ele fazia, como me dirigia, eu observava muito, eu queria aprender, e até hoje ele é uma bússola de referência pra mim. Admiro muito o trabalho dele”, disse sobre as suas referências no mundo do audiovisual nacional.

Quando voltou a Dourados,
Rotta “colocou a mão na massa”.

Chegando aqui, o que fazer? mercado para ator não existia e foi então que o jovem e empolgado cineasta pensou rápido: “Não existia ainda. É a hora de colocar em prática o que eu aprendi e o que eu observei”, raciocinou. Começou a produzir vídeos para internet, teve um canal chamado Sapo Terrorista, depois um outro chamado Desculpa aí. Ganhou dois prêmios na mostra MAD daquele ano e finalmente conseguiu abrir, em sociedade com o irmão, a produtora Plug Produções, que funcionou até 2019. A Plug produziu duas séries de TV com investimento da Ancine: “Guateka”, que conta de forma ficcional a história da formação do grupo de rap indígena BRO MC’S (5 episódios, transmitidos na TV Brasil e também no canal Futura) e “Natacha”,  uma série que conta a história de 4 amigas que viajam para homenagear a amiga travesti que foi brutalmente assassinada. Uma história que homenageia a diversidade e que ainda não foi lançada.

Sobre o cenário local desta que é considerada a “sétima arte”, Rotta não esconde o pessimismo. “Falta investimento, falta preparo, falta informação, falta qualificação. E isso não é culpa do produtor, isso é culpa do estado em todas as esferas que não investe na formação dessas pessoas”, avalia o diretor/produtor/ator. “Nós não temos estrutura alguma para produção audiovisual de pequeno, médio ou grande porte, E existem tantas coisas que poderiam ser feitas para melhorar isso, a começar pelo Plano Municipal de Cultura”, propõe.

No plano nacional, a avaliação de Rotta é ainda mais cáustica e faz coro com grande parte da produtores culturais de várias áreas. “Sob o governo Bolsonaro o audiovisual brasileiro acabou. Só tem espaço para os grandes que tem portas abertas com os canais de tv e os streams.  Houve uma ação orquestrada para “quebrar”, desmontar um setor que é mais rentável do que o automobilístico. Com as duas séries que produzimos aqui, trouxemos quase 3 milhões de reais que foram investidos na cidade com as produções”, ponderou, finalizando a entrevista com a opinião de que o Governo Federal, ao sabotar a produção nacional, “está matando sonhos”. “Para mim é pura maldade esse desmonte. Estão matando sonhos, dando oportunidades apenas para os grandes, privando de oportunidades quem está começando”, lamenta.

Desde 2020 a plug se fundiu com a Caio filmes e foi criada a 3 primos produtora criativa. “Hoje eu estou totalmente focado nesse projeto e as produções para o mercado publicitário, que aliás também é um mercado carente, principalmente de qualidade”, considera, vislumbrando e planejando para o futuro a produção de conteúdo, séries de tv, curtas metragens, longas metragens, conteúdos para internet e outras mídias.

“Acredito que essa seja uma das minhas melhores fases no audiovisual, Temos trabalhado muito, criado muito, e também estudado muito buscando sempre mais qualidade, e isso é uma semente para o que projetamos para o futuro”, aposta o dedicado diretor.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Filme "Guerra Civil, com Wagner Moura, estreia nos cinemas
Cinema

Filme "Guerra Civil, com Wagner Moura, estreia nos cinemas

19/04/2024 09:45
Filme "Guerra Civil, com Wagner Moura, estreia nos cinemas
Caarapó terá vacinação contra gripe no próximo sábado
Saúde

Caarapó terá vacinação contra gripe no próximo sábado

18/04/2024 10:30
Caarapó terá vacinação contra gripe no próximo sábado
Doutor Hipóteses coroa uma trajetória vitoriosa com prêmios em festivais de cinema
Cultura

Doutor Hipóteses coroa uma trajetória vitoriosa com prêmios em festivais de cinema

08/04/2024 13:45
Doutor Hipóteses coroa uma trajetória vitoriosa com prêmios em festivais de cinema
MIS exibe o filme Dragon Ball Super  Broly em homenagem a Akira Toriyama
Capital

MIS exibe o filme Dragon Ball Super Broly em homenagem a Akira Toriyama

02/04/2024 09:45
MIS exibe o filme Dragon Ball Super  Broly em homenagem a Akira Toriyama
MIS exibe o filme "Divino Amor" no IV Ciclo de Cinema Brasileiro Contemporâneo
Cinema

MIS exibe o filme "Divino Amor" no IV Ciclo de Cinema Brasileiro Contemporâneo

02/04/2024 09:15
MIS exibe o filme "Divino Amor" no IV Ciclo de Cinema Brasileiro Contemporâneo
Últimas Notícias