Na quarta-feira (27), a ALBD (Academia de Letras do Brasil – Seccional Dourados) empossou cinco novos membros, durante cerimônia na Câmara Municipal de Dourados. Os empossados foram Carlos Vinícius Figueiredo, Luciano de Oliveira, Marcos Morandi, Valéria Araújo e Willian Girassol.
O evento foi conduzido pela presidente da ALBD, Odila Lange, com a oficialização da titularidade ad eternum do escritor Ilson Boca Venancio na Cadeira 2 da entidade.
A cerimônia teve uma noite cultural, com apresentações musicais de um grupo de Ivinhema (piano, violino e violão), poesias, e dança.
A mesa foi composta por representantes da ALB/MS, Semed, Academia Douradense de Letras e Abrol (Academia Brasileira Rotária de Letras de Mato Grosso do Sul).
Veja quem são os novos membros:
Carlos Vinícius da Silva Figueiredo – (Cadeira 27 – Patronesse Flora Thomé) – Professor de Língua Portuguesa e Língua Inglesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul Campus Dourados. Doutorado em LETRAS pela Universidade Presbiteriana Mackenzie com pesquisa realizada na Texas University em Austin-Estados Unidos. Mestrado em LETRAS pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Graduação em LETRAS pela UFMS/CPTL. Magistério pelo Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério- CEFAM-JALES. Integrante do Programa de Estágio Brasil-Canadá em Educação Profissional e Pesquisa Aplicada em parceria com a Association of Canadian Community Colleges (ACCC) com período de estudos no Institute of Arts and Technology do Seneca College (Toronto – Canadá). Tem experiência na área de Gestão Escolar e de Letras, com ênfase em Gestão de pessoas, Ensino de Língua Inglesa, Literatura, Estudos Culturais e Estudos da Subalternidade, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão escolar, educação profissional, subalternidade, fronteira, Clarice Lispector e Gloria Anzaldúa. Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFMS Campus de Coxim (2011-2014). Diretor Geral do IFMS Campus de Dourados (2014-2023). Membro titular do Fórum Municipal de Educação de Dourados-MS. Professor do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do IFMS. Autor do livro: O direito ao grito: a hora do intelectual subalterno em Clarice Lispector. Atualmente é Secretário de Educação do Município de Dourados-MS
Luciano de Oliveira – (Cadeira 28 – Patrono José Pereira Lins) – Possui graduação em Letras, Licenciatura Plena, com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa e respectivas literaturas. Licenciado em Pedagogia. Pós-graduação em Língua Portuguesa e Literatura. Pós-Graduado em gestão Escolar: Organização escolar e Trabalho Pedagógico pela UEPG. Mestrado em educação pela UEPG. Doutorado em Educação pela UNICAMP.
Valéria Araújo – (Cadeira 29 – Patrono Jornalista Rangel Torres) – Jornalista graduada pelo Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN). Especialista em Marketing, Novas Mídias e Redes Sociais pelo Centro Universitário de Araraquara (UNIARA). Tem diversos cursos de aperfeiçoamento nas áreas de Assessoria de Imprensa, Marketing e Marketing Político pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Curso de correspondente de guerra pelo Exército Brasileiro e prêmios de jornalismo concedidos pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, OCBMS e Câmara de Vereadores. Atuou nos jornais Dourados News, Dourados Agora e Jornal O Progresso. Atualmente é apresentadora do Programa Semear MS da TV Rit e repórter do Programa Espaço Aberto e A Hora da Verdade na Rádio Grande FM.
Marcos Rezende Morandi – (Cadeira 30 – Patrono Jornalista César Cordeiro) – Licenciatura em Filosofia pelas Faculdades Unidas Católicas Dom Bosco; Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul(UFMS). Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela Universidade para o Desenvolvimento do estado e da região do Pantanal. Professor pela UFMS. Professor no curso de Jornalismo da Faculdade Estácio de Sá em Campo Grande. Coordenador do Curso de Comunicação Social e membro do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão da UNIDERP (CONEP). Atuou na Assessoria de Imprensa da Arquidiocese de Campo Grande. Reporter do Jornal Correio do Estado, do Jornal Gazeta Mercantil, foi chefe de reportagem da TV Educativa de Mato Grosso do Sul. Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual de Educação e Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Campo Grande. Diretor Adjunto e Membro do Conselho Editorial da Editora UNIDERP. Demais trabalhos na área de Assessoria de Imprensa e Projetos Especiais. Atualmente é correspondente do Jornal Midiamax, em Dourados.
Willian Girassol – (Cadeira 31 – Patrono Ilson Venancio) – Sacerdote, Cantor e Compositor, Empresário e Youtuber. Sacerdote do Complexo Cultural Templo Girassol. Possui 10 obras fonadas e 16 obras escritas. Proprietário do Templo Girassol que engloba um conjunto de construções, incluindo dois templos cobertos, um templo subterrâneo, um templo aberto e um castelo, recoberto de pedras de yangui, com antiguidades que compõe o espaço do museu. O complexo de templos é cercado por jardins e fontes, plantas e arvores sagradas para as religiões de matriz africana como o akokô e a jurema preta. Em meio as plantas e jardins abriga o museu a céu aberto onde se encontram 50 imagens com 3m de altura, representando os orixás e guias sagrados da Umbanda que formam um patrimônio em homenagem a fé espirita e cultura brasileira.