Nesta quinta-feira, 31 de outubro, às 19 horas na Casa da Cultura da UEMS - Espaço Guaraoby, o músico catalão Antoni Rossell, cantor dedicado à cultura medieval e grupo Brasil Opus Música, comandado pelo Maestro Eduardo Martinelli apresentam o concerto ‘Romances del Amor e de la Muerte’. O evento é o resultado de uma parceria entre o trovador e o maestro, que se iniciou com a apresentação Romances Tradicionais Hispânicos. Realizado pela Fundação Nelito Câmara em abril de 2023 na Casa-Quintal Manoel de Barros em Campo Grande.
Depois do concerto de 2023, o maestro Martinelli e seu grupo Brasil Opus Música estiveram em Barcelona, Espanha, para uma série muito exitosa de concertos e a gravação do álbum que agora apresentam à população campo-grandense. Além do Maestro Martinelli, o grupo conta com os músicos Brenner Rozales na viola, Gleison Ferreira no violino e Marcelo Gerônimo no violoncelo.
Além de Dourados, o concerto será apresentado em Campo Grande no dia 30 de outubro às 19h no Teatro Prosa do Sesc/Horto, em Ivinhema, dia 01 de novembro às 14h no Galpão das Artes da Fundação Nelito Câmara e em Naviraí, no dia 01 às 19h na Catedral da cidade. Em todas as ocasiões a entrada é gratuita.
Antoni Rossell se define como um “Trovador Contemporâneo”. Ele é professor de Filologia Românica da Universidade Autônoma de Barcelona e diretor do Arquivo Occitano no Instituto de Estudos Medievais da UAB. Também é membro do Conselho Editorial de diversas revistas na Espanha e no exterior e intérprete de repertórios medievais. Rossell atuou como tenor e barítono e tem experiência como compositor, além de participações em diferentes espetáculos de música contemporânea e é autor de livros e álbuns de poesia e música medieval.
Os romances de tradição medieval são encontrados por toda a península ibérica muitas vezes com os mesmos temas, mas com diferente língua e música. Se trata também da tradição medieval conservada oralmente desde o medievo até os nossos dias. O repertório conta com músicas em português, espanhol, catalão, galego e occitano.
A touneé é uma realização da Fundação Nelito Camara e conta com o apoio do Sesc/MS em Campo Grande, da UEMS em Dourados e da Fundação de Cultura de MS em Naviraí.