Dourados – MS segunda, 24 de março de 2025
23º
Campanha Campão Cultural 2025
Campo Grande

Carnaval de rua terá início dia 15 de fevereiro e último bloco se apresenta em 9 de março

Ao todo, mais de 20 blocos comandarão a festa este ano, espalhados por diversos pontos da Capital e atraindo milhares de foliões

11 Fev 2025 - 06h00Por CG Notícias
Carnaval de rua terá início dia 15 de fevereiro e último bloco se apresenta em 9 de março - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

O primeiro grito de carnaval em Campo Grande tem nova data: dia 15 de fevereiro. Com a inclusão de novas atrações, a programação oficial ganhou mais três dias em relação ao cronograma divulgado anteriormente e, com isso, segue até o dia 9 de março. Ao todo, mais de 20 blocos comandarão a festa este ano, espalhados por diversos pontos da Capital e atraindo milhares de foliões.

Blocos tradicionais como As Depravadas, Cordão Valú, Capivara Blasé, Evoé Baco, Calcinha Molhada e Laricas Cultural, farão a festa da multidão somados ao blocos Farofa com Dendê, Reggae, Só Love, Nada Sobre Nós Sem Nós, Ipa Lelê, Forrozeiros, Tá Dando Pinta, Quebra Ossos, Eita!, Estação Hip-Hop e Cabeça Feita, bem como  os estreantes Arrastão Secult, Tá Dando Onda, Cia. Barra da Saia e Voroopi.

Na manhã da últimas quinta-feira (6), o secretário-executivo de Cultura de Campo Grande, Valdir Gomes, se reuniu com representantes dos blocos para alinhar a estrutura e o apoio logístico que será oferecido pela Prefeitura Municipal, que é correalizadora do evento.

A festa contará com infraestrutura completa, incluindo gradis, trio elétrico, sistema de som, banheiros químicos, tendas e postos de atendimento ao público. Além disso, serviços de zeladoria e manutenção dos espaços estão garantidos, bem como o apoio da Guarda Civil Metropolitana, da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS) e de agentes da Agetran para segurança e organização do trânsito.

Eduardo Miranda, do Bloco Estação Hip-Hop e Cabeça Feita, ressaltou a importância do diálogo aberto e apoio da Administração Municipal, na construção e garantia de espaços democráticos onde diversos gêneros musicais e pautas essenciais à população tenham espaço.

“O nosso bloco existe desde de 2013 e nos concentramos na Rua General Mello, na Estação Ferroviária e temos na junção do hip-hop e do samba as nossas raízes. Para nós, é um novo momento poder sentar à mesa com a Prefeitura para discutir o carnaval, que abre espaço para tantas outras manifestações culturais. Em um estado onde predomina o sertanejo, que eu acho maravilhoso e adoro também, mas haver essa abertura para o hip-hop e para tantas outras pautas como LGBTQIA+, mulheres, negros, indígenas e tantas outros reunidos, de forma democrática”.



A edição 2025 do Carnaval de Campo Grande será marcada pela estreia do bloco Voroopi, fundado em 2023 e exalta a cultura Terena. Val Eloy Terena, representante do bloco, descreve o momento como de suma importância para dar visibilidade às causas indígenas e a perpetuação da cultura dos povos originários.

“Este será nosso primeiro ano no carnaval de Campo Grande. Aqui já são mais de 20 mil indígenas e acreditamos que precisamos ocupar espaços de destaque, tanto no cenário político quanto no cenário cultural, demarcando esses espações e fortalecendo nossa identidade ”.

Nas ruas da Capital desde 2017, o Bloco Laricas também comandará a festa, levando a folia para a Orla Ferroviária, nas proximidades da Morada dos Baís. Luana Peralta, uma das idealizadoras do projeto, explicou que o blocou terá um novo local de concentração em relação ao ano passado e elogiou a condução da gestão municipal nas tratativas voltas à organização do carnaval.

“No ano passado saímos na Feira Ziriguidum, nesse ano queremos estar ali, próximo à Morada dos Baís, pela representatividade que o local tem, pois foi onde tudo começou para nós. Campo Grande tem um carnaval muito bonito, os blocos vêm crescendo cada vez mais, então precisa ser estruturado e valorizado como uma cultura de rua, isso é muito importante e poder nos reunir com a Secretaria de Cultura para que ouçam nossas demandas é essencial”.

Tendo como principal bandeira o carnaval sem assédio, o Bloco Calcinha Molhada também fará a festa das foliãs neste ano, na Praça Aquidauana. Raína Menezes explica que o bloco foi criado com a principal finalidade de proporcionar um ambiente onde as mulheres possam curtir o carnaval de forma plena e em segurança.

“Estamos no carnaval de rua desde 2016. Somos um bloco feito por mulheres e para mulheres. São as mulheres que tocam todos os instrumentos musicais. A nossa intenção é criar um ambiente seguro para as mulheres poderem se divertir e brincar o carnaval usando as roupas que elas quiserem, dançando a forma que quiserem e tendo a liberdade de se expressar, garantindo segurança para esse público”.

Outro tradicional nome do carnaval campo-grandense, o Bloco Evoé Baco também tem presença garantida na edição deste ano. Organizado pelo grupo Teatro de Rua Imaginário Maracangalha, a atração embala milhares de pessoas todos os anos, desde 2012. Fernando Cruz, organizador do bloco, enalteceu a presença e a parceria da prefeitura na produção e execução da programação.

“Somos gratos, primeiro pelo reconhecimento entre os pares e a abertura da Secretaria em conhecer os blocos que compõem esse movimento cultural já existente em Campo Grande e a disponibilidade para dar encaminhamento nas demandas e fazer o carnaval de rua acontecer, mostrando que carnaval é uma grande brincadeira, um momento onde a gente vai para se divertir, é da cultura de paz e a cidade toda pode absorver isso”, disse Fernando.



O Secretário-Executivo de Cultura de Campo Grande, Valdir Gomes, ressaltou o compromisso do município na promoção de um carnaval democrático e seguro para todos.

“Assim como em todos os segmentos culturais, a Prefeitura de Campo Grande está empenhada em promover um carnaval que seja para todos, que seja um tempo e um espaço para diversão, reflexão e conscientização sobre temas sensíveis e relevantes à sociedade e, sobretudo, um ambiente em que as famílias possam frequentar sem medo da violência. Com certeza, a soma de esforços resultará em um dos maiores carnavais que Campo Grande já teve”, pontuou o secretário.



 

Confira a programação atualizada do Carnaval 2025 em Campo Grande:

15 de fevereiro (sábado)

Bloco Tá Dando Pinta – Praça Cuiabá, das 15h às 00h.



21 de fevereiro (sexta-feira)

Bloco Cabeça Feita – Esplanada Ferroviária (entre Rua Gal. Mello entre Rua 14 de julho e Av. Calógeras), das 15h às 23h.

Bloco Grito de Evoé  – Rua Antônio Maria Coelho, na altura do número 1.189, das 17h às 23h.



22 de fevereiro (sábado)

Bloco As Depravadas – Rua Barão do Rio Branco, esquina com Rua 14 de julho, das 9h às 13h.

Bloco Farofa com Dendê – Esplanada Ferroviária, em frente ao monumento Maria Fumaça, das 14h às 23h.

Bloco Calcinha Molhada – Praça Aquidauana (entre as ruas Barão do Rio Branco e Dom Aquino), das 16h às 23h.
 

23 de fevereiro (domingo)

Bloco Arrastão Secult – Esplanada Ferroviária, em frente ao monumento Maria Fumaça, a partir das 14h.

Bloco Laricas Cultural – Orla Ferroviária (Av. Noroeste esquina com Av. Afonso Pena, em frente à Morada dos Baís), das 15h30 às 23h.
 

26 e 27 de fevereiro (quarta e quinta-feira)

Ensaios técnicos das escolas de samba – Praça do Papa, a partir das 19h.
 

27 de fevereiro (quinta-feira)

Bloco Evoé Baco – Central de Comercialização da Economia Solidária (Av. Cândido Mariano, 1.500), das 17h às 23h.
 

28 de fevereiro (sexta-feira)

Bloco Reggae – Esplanada Ferroviária, das 16h às 00h.

Bloco Só Love – Rua General Melo, das 16h às 21h.

Bloco Nada Sobre Nós Sem Nós – Teatro de Arena do Horto Florestal, das 16h às 21h.
 

01 de março (sábado)

Bloco Reggae – Esplanada Ferroviária, das 15h às 00h.

Bloco Cordão Valú – Esplanada Ferroviária, das 15h às 00h.

Bloco Ipa Lelê – Avenida Mato Grosso, das 16h às 00h.
 

02 de março (domingo)

Bloco Capivara Blasé – Esplanada Ferroviária, das 14h às 00h.
 

03 de março (segunda-feira)

Bloco Capivara Blasé – Esplanada Ferroviária, das 14h às 00h.

Bloco Cia. Barra da Saia – Teatro da Orla Morena, das 15h às 23h.

Desfile das Escolas de Samba – Praça do Papa, das 19h às 00h.
 

04 de março (terça-feira)

Cordão da Valú – Esplanada Ferroviária, das 15h às 00h.

Desfile das Escolas de Samba – Praça do Papa, das 19h às 00h.
 

05 de março (quarta-feira)

Apuração das notas das Escolas de Samba – Armazém Cultural / Esplanada Ferroviária, a partir das 19h.
 

07 de março (sexta-feira)

Premiação do Desfile das Escolas de Samba – Armazém Cultural / Esplanada Ferroviária, a partir das 19h.
 

08 de março (sábado)

Bloco Quebra Osso – Esplanada Ferroviária / Rua Gal. Mello entre Rua 14 de julho e Av. Calógeras, das 16h às 23h.

Bloco Eita! – Esplanada Ferroviária / Monumento Maria Fumaça, das 14h às 23h.

Bloco Forrozeiros – Esplanada Ferroviária / Rua Dr. Temistocles, das 18h às 22h.



09 de março (domingo)

Bloco Techno na Rua –  Esplanada Ferroviária / Monumento Maria Fumaça, das 13h às 21h.




 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Economia Criativa impulsiona turismo e fortalece identidade cultural de MS durante FIDI Bonito 2025
Cultura

Economia Criativa impulsiona turismo e fortalece identidade cultural de MS durante FIDI Bonito 2025

24/03/2025 17:00
Economia Criativa impulsiona turismo e fortalece identidade cultural de MS durante FIDI Bonito 2025
Os 5 melhores animes de luta que marcaram gerações
cultura

Os 5 melhores animes de luta que marcaram gerações

24/03/2025 15:17
Os 5 melhores animes de luta que marcaram gerações
Governo Federal garante manutenção dos recursos da Aldir Blanc após aprovação da LOA 2025
Cultura

Governo Federal garante manutenção dos recursos da Aldir Blanc após aprovação da LOA 2025

23/03/2025 13:30
Governo Federal garante manutenção dos recursos da Aldir Blanc após aprovação da LOA 2025
Com valorização regional e reinauguração de prédio, Semana do Artesão fomenta desenvolvimento
Cultura

Com valorização regional e reinauguração de prédio, Semana do Artesão fomenta desenvolvimento

23/03/2025 11:00
Com valorização regional e reinauguração de prédio, Semana do Artesão fomenta desenvolvimento
Tardezinha Cultural levará arte e formação para Nova Andradina
Cultura

Tardezinha Cultural levará arte e formação para Nova Andradina

23/03/2025 08:30
Tardezinha Cultural levará arte e formação para Nova Andradina
Últimas Notícias