
No ritmo das marchinhas e com a participação de ritmistas das escolas de samba, passistas e foliões dos tradicionais cordões e blocos, o Governo de Mato Grosso do Sul lançou, na noite de ontem (13), o Carnaval Cultural de Corumbá. O governador Eduardo Riedel participou do evento na Praça Central Jardim da Independência e ressaltou a importância da festa para a população.
"Com certeza vai ser uma grande festa, com apoio do Estado, pela iniciativa da prefeitura e da classe política que se uniu. O carnaval é um movimento, uma expressão popular, que gera economia, renda, emprego, oportunidade para as pessoas", afirmou Riedel.
A preparação para a folia corumbaense movimenta as escolas de samba, que a cada ano levam aproximadamente 35 mil pessoas para a avenida.
"São dez mil pessoas desfilando e 25 mil assistindo. O pessoal participa, os foliões esperam os desfiles. As escolas são extremamente tradicionais, a gente monta o maior carnaval do Estado, do Centro-Oeste, e faz um grande espetáculo", disse Vitor Rafael, presidente da Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá.
Os blocos e cordões também reúnem a população em busca de diversão e cultura. Um dos grupos mais tradicionais é o Bloco dos Palhaços, que reúne aproximadamente foliões, todos com fantasia de palhaço. Iniciado em 1989, o bloco reúne principalmente famílias e crianças, como uma opção de diversão para os pequenos foliões.
"O bloco começou com um único palhaço, depois profissionalizamos e hoje a gente faz a maquiagem e o figurino para todos que queiram participar. Corumbá é uma cidade que tem muitos blocos, e as pessoas aproveitam tudo do carnaval, é muito significativo", afirmou uma das fundadoras do bloco, Bianca Machado.
Uma das figuras mais representativas do carnaval de Corumbá, Maria Lúcia Rocha, a Morocha, 80 anos, participou do lançamento e falou sobre a importância da festa para a população. “O carnaval é da cidade, e por isso todos temos a obrigação de ajudar. Eu gosto da folia, é um prazer participar”.
"O carnaval precisa ser visto como investimento. E a festa deste ano só foi possível com o apoio do Governo do Estado e dos parlamentares que garantiram recursos, para esta festa cultural importante para Corumbá", afirmou o prefeito Gabriel de Oliveira.
O lançamento do Carnaval de Corumbá reuniu os secretários Eduardo Rocha (Casa Civil) e Marcelo Miranda (Setesc), a senadora Soraya Thronicke, o deputado federal Geraldo Resende, os deputados estaduais Gerson Claro (presidente da Alems), Mara Caseiro, Pedrossian Neto e Paulo Duarte, além de outras autoridades estaduais e municipais.
Fotos: Saul Schramm
Deixe seu Comentário
Leia Também

Cultura
Semana do Artesão 2025 terá inauguração da primeira filial da Casa do Artesão no Bioparque Pantanal
há 17 minutos atrás

Cultura
Campão Cultural levará programações de arte e cultura para universidades de Campo Grande
15/03/2025 06:00

Cultura
Exposição 'Arte e Alma Feminina' destaca obras de mulheres no acervo do Senado
14/03/2025 06:40

Cultura
Circuito Comunidades no Campão Cultural visa democratizar o acesso às atrações culturais
14/03/2025 06:00

Memória Cultural
Cantor Antonio Fernando lançou disco na década de 70
13/03/2025 13:45