Para abrir as atividades de extensão e cultura na UFGD, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, por intermédio da Coordenadoria de Cultura, traz a Dourados no dia 26 de maio, o show com a cantora Ana Canãs – Tributo a Belchior no auditório da unidade 2 da UFGD, cidade universitária em frente ao aeroporto. O show é gratuito e tem patrocínio cultural do Sicredi.
Ana Cañas é cantora e compositora paulista de 41 anos e esse show tem o mesmo nome do sexto álbum de estúdio e primeiro dela exclusivamente como intérprete, fazendo um tributo ao compositor cearense Belchior. Antônio Carlos Belchior (1946-2017) foi um dos primeiros cantores de MPB do nordeste brasileiro a fazer sucesso internacional, em meados da década de 1970. De acordo com o site oficial da cantora, a homenagem nasceu a partir de uma live feita durante a pandemia da covid-19 e o que era para ser um evento único, acabou se tornando um dos maiores mergulhos artísticos da carreira da artista.
A repercussão do público sobre a interpretação de Ana Cañas, aliada ao mergulho profundo que ela fez na obra de Belchior, foram fundamentais para que a iniciativa seguisse e se tornasse o novo trabalho da artista.
O evento será organizado pela Coordenadoria de Cultura da Pro-Reitoria de Extensão e Cultura da UFGD, o objetivo da iniciativa é celebrar a retomada das atividades presenciais na universidade, principalmente na área da extensão e cultura. Entre as medidas de biossegurança necessárias para o evento estarão o uso de máscara de proteção, álcool em gel e apresentação da carteira de vacinação com as doses de imunização contra a covid-19. Além disso, o Auditório Central não pode estar com lotação máxima e para isso os ingressos serão limitados. A forma de retirada dos ingressos será divulgada em breve.
“Acreditamos que todos estamos querendo voltar às atividades culturais de forma presencial no campus e esse é o objetivo: fazer com que a comunidade prestigie, tanto a acadêmica como a externa,” diz Graziela Moura, coordenadora de cultura da UFGD.
Uma das principais instituições públicas promotoras de cultura em Dourados, a UFGD realizou seu último show presencial, em 26 de maio de 2019, com o cantor Almir Sater marcando o encerramento da 7ª Mostra Audiovisual de Dourados (MAD-UFGD), no campus da UFGD (Unidade 2). Durante a pandemia, dentro do projeto Celebração, os shows foram realizados pela internet das bandas Vokalika (25/06/21) e Misbehaviour (26/07/21); e como encerramento da oitava edição da MAD, show da compositora Iara Rennó (25/11/21), todos transmitidos ao vivo pelo canal do YouTube da Universidade.