Após um adiamento, a missão NS-21, que levará o engenheiro brasileiro Victor Hespanha e outros cinco tripulantes ao espaço suborbital, teve seu lançamento programado para a manhã deste sábado (4), das instalações da Blue Origin no Launch Site One, no Texas. A nova data foi anunciada em um comunicado publicado pela empresa na terça-feira (31).
O voo estava originalmente programado para ser lançado no dia 20 de maio, mas acabou adiado após um dos sistemas do foguete New Shepard mostrar desempenho diferente do esperado. Além de Hespanha a missão NS-21 levará Evan Dick, investidor e tripulante da missão NS-19, Katya Echazarreta, engenheira elétrica e ex-líder de testes na NASA, Jaison Robinson, cofundador da Dream Variation Ventures, e o aventureiro Victor Vescovo, cofundador da Insight Equity.
Victor Hespanha integrou a tripulação após comprar um NFT (sigla para “non-fungible token”), que lhe rendeu a participação em um sorteio valendo um assento a bordo do New Shepard. Ele se tornará o segundo brasileiro a ir ao espaço (o primeiro foi Marcos Pontes, que esteve na Estação Espacial Internacional em 2006) e o primeiro turista espacial do país.
O voo deverá durar de 10 a 12 minutos, tempo suficiente para levar a tripulação a mais de 100 km de altitude; durante a viagem, eles poderão conferir uma vista incrível da Terra do espaço, além de curtir alguns minutos da sensação de ausência de peso na microgravidade. "Tô ansioso demais pra ver a Terra de cima.", comentou Victor, durante entrevista ao Canaltech.