Dourados – MS terça, 27 de fevereiro de 2024
25º
IPVA parcela 2
Destaque

Universidade homenageia personalidades com título Doutor Honoris Causa

A cerimônia foi realizada no Teatro Glauce Rocha, na Cidade Universitária, com transmissão ao vivo pela TV UFMS

28 Nov 2023 - 12h15Por Alíria Aristides/UFMS
Universidade homenageia personalidades com título Doutor Honoris Causa - Crédito: Álvaro Herculano Crédito: Álvaro Herculano

Ontem, 27, a Universidade prestou homenagem à artesã indígena Catarina Guató, ao juiz aposentado e fundador do Instituto Luther King, Aleixo Paraguassú, e ao líder empresarial Sérgio Longen, com o título de Doutor Honoris Causa. O título é um dos maiores reconhecimentos concedidos pela Universidade à personalidades de destaques que contribuíram com a sociedade de distintas maneiras. A cerimônia foi realizada no Teatro Glauce Rocha, na Cidade Universitária, com transmissão ao vivo pela TV UFMS

O reitor Marcelo Turine parabenizou os homenageados e destacou a relevância do título fornecido a três importantes figuras da sociedade sul-mato-grossense. “Temos aqui hoje três grandes personalidades que tem na atitudes um exemplo para todos nós. Este título é o maior concedido pela nossa Universidade a pessoas que ajudam a fornecer mais sabedoria para o nosso Estado. É uma emoção muito grande estar neste momento, nesta noite de festa, de muita alegria”, celebra.

Em seu discurso, a vice-reitora Camila Ítavo enfatizou a inspiração existente na trajetória dos novos doutores e doutora. “Ao ouvir a história de cada um dos homenageados a gente entende o significado da palavra honra. Esta é uma homenagem ao conhecimento que não se mede por títulos, que não é medido por diplomas. Tenho certeza que vocês honraram toda a trajetória e com seus nomes continuarão inspirando muitas pessoas”, pontuou.

Representando o poder legislativo, o deputado estadual Paulo Correia reforçou a importância dos homenageados para a sociedade sul-mato-grossense. “É uma grande honra dizer que vocês são doutores com sabedoria de vida. Além da formação, tem também o sentimento do que efetivamente o nosso povo precisa. É um grande orgulho para o Mato Grosso do Sul receber o título dessa Universidade, são todos muito importantes e diferenciados para a nossa sociedade”, disse.

O desembargador Odemilson Fassa compôs a mesa para representar o poder judiciário de Mato Grosso do Sul. “É um grande privilégio estar aqui esta noite, são todos merecedores. Gostaria de dizer que a homenagem entregue aos agoras doutores é justificável em razão do trabalho, do desempenho que tiveram ao longo das suas em prol de suas vidas, artes, saberes, valorização dos povos e da cultura. Parabenizo a todos pelo trabalho realizado e pela justa homenagem prestada nesta noite”, declarou.

Catarina Guató é reconhecida pelo trabalho em prol do fortalecimento da cultura do Mato Grosso do Sul, manutenção dos costumes da etnia Guató e conservação do Pantanal. Entre seus méritos, a anciã indígena é responsável por resguardar o artesanato guató, produzido com fibras de plantas aquáticas do Pantanal, e repassá-lo para as novas gerações. “Hoje tenho a honra de estar aqui na Universidade para receber esse reconhecimento máximo. Só posso agradecer, agradecer e agradecer! Mas também quero fazer um pedido a vocês, homens e mulheres de letras e ciência, às autoridades do nosso Brasil e aos jovens: Olhem, respeitem e cuidem do nosso Pantanal, do Rios Paraguai, Taquari, do São Lourenço, das baías e dos corixos!”, enfatizou.

O diretor do Câmpus do Pantanal, Aguinaldo Silva, proponente da homenagem à Catarina, ressaltou a contribuição da artesã para a cultura pantaneira, para outras mulheres e para o povo Guató. “Catarina Guató significa garra, força, resistência, conhecimento, bondade e acima de tudo uma mulher que procura ensinar tudo o que aprendeu ao longo dos anos para outras mulheres pantaneiras e, desta forma, manter viva a cultura pantaneira e a história do povo Guató”, enfatiza.

O juiz aposentado Aleixo Paraguassú recebe o título de Doutor Honoris Causa pelas ações de apoio aos direitos humanos e ao Movimento Negro de Mato Grosso do Sul. Aleixo se destaca pela fundação do Instituto Luther King – Ensino, Pesquisa e Ação Afirmativa, que promove cursos gratuitos a pessoas em vulnerabilidade socioeconômica.  “Preciso lhes dizer quanto lhes agradeço por ser alvo de tão distinta láurea. Confesso-lhes nunca ter sido honrado com algo de tal magnitude, carregado de tanto significado. A despeito disso, com sincera humildade, é necessário dividir isso com tantas e tão queridas pessoas, as quais, ao longo de meus quase oitenta e sete anos, foram para mim, ora exemplo de vida, ora esteio e ainda estímulo”, declarou.

O pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte, Marcelo Fernandes Pereira, foi responsável pela proposta para homenagear o juiz aposentado. Durante a cerimônia, o pró-reitor evidenciou a trajetória do homenageado e legado em prol da cultura. “O Dr. Aleixo Paraguassú possui notável atuação em prol do melhor entendimento entre os povos e da cultura sul-mato-grossense, pois sua trajetória é um extraordinário exemplo de superação e seu legado social impactou e continua impactando positivamente milhares de vidas”, afirma.

Sérgio Longen foi homenageado pela trajetória empresarial e sindical, além da contribuição para o fortalecimento do setor industrial em Mato Grosso do Sul. Em 2007, atuou como presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems) “Quando vejo tudo o que a Fiems já fez nesses últimos 16 anos, volto a pensar naquele menino sonhador da cidade de Toledo, que, infelizmente, não pode se sentar nos bancos de uma universidade. Hoje, contudo, recebe o título de Doutor Honoris Causa, o maior concedido por uma universidade e infinitamente maior do que os sonhos de um menino”, relembra. 

“Por sua história de vida admirável, por sua trajetória de profissional de sucesso e com forte liderança empresarial, pelo respeito conquistado junto à sociedade sul-mato-grossense e pelas contribuições realizadas em favor da educação, pesquisa, cultura, inovação e saúde, o faz merecedor de tal honraria”, ressalta a diretora do Câmpus de Coxim, Silvana Zanchett, proponente da homenagem à Sérgio Longen.  

Fotos: Álvaro Herculano

Deixe seu Comentário

Leia Também

Conscientização sobre entrega legal para adoção é aprovada em 2ª votação
ALEMS

Conscientização sobre entrega legal para adoção é aprovada em 2ª votação

27/02/2024 20:15
Conscientização sobre entrega legal para adoção é aprovada em 2ª votação
Meio ambiente e saúde são os temas de duas propostas em tramitação
ALEMS

Meio ambiente e saúde são os temas de duas propostas em tramitação

27/02/2024 19:30
Meio ambiente e saúde são os temas de duas propostas em tramitação
Casa de Apoio a Pacientes com Câncer em Dourados suspende atividades devido à falta de apoio
Sociedade

Casa de Apoio a Pacientes com Câncer em Dourados suspende atividades devido à falta de apoio

27/02/2024 15:15
Casa de Apoio a Pacientes com Câncer em Dourados suspende atividades devido à falta de apoio
O rei está nu
Artigo

O rei está nu

27/02/2024 12:45
O rei está nu
Com tvs, geladeiras e computadores, leilão do TJMS aceita lances até 13.03
Cotidiano

Com tvs, geladeiras e computadores, leilão do TJMS aceita lances até 13.03

27/02/2024 12:30
Com tvs, geladeiras e computadores, leilão do TJMS aceita lances até 13.03
Últimas Notícias