
A construção 76 quilômetros de linha férrea entre Maracaju e Dourados foi confirmada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que autorizou a assinatura de contrato entre o Ministério da Infraestrutura e a Ferroeste (Estrada de Ferro Paraná Oeste S.A).
A Ferroeste pediu o prazo de um ano para colocar o trecho em atividade após a assinatura do contrato, em que ficará responsável “por executar obras de construção, ampliação, expansão e modernização”, conforme minuta do acordo, e sofrerá punição caso não cumpra as obrigações a serem definidas.
Serão investidos R$ 2,85 bilhões no trecho, que vai transportar 6,555 milhões de toneladas no primeiro ano de atividade, com previsão de chegar a 18,777 milhões de toneladas em 2087, conforme estudo de viabilidade técnico-operacional e econômico apresentado pela empresa.
A Nova Ferroeste vai ligar Maracaju ao Porto de Paranaguá. O traçado será o seguinte: Maracaju, Dourados, Amambai, Guaíra e Cascavel.
A intenção é interligar Maracaju e Cascavel (PR), revitalizar o trecho ferroviário de Cascavel a Guarapuava (PR) e construir uma nova ferrovia entre Guarapuava e Paranaguá (PR), além de um ramal entre Cascavel e Foz do Iguaçu.
Em território paranaense a ferrovia já existe e liga Cascavel ao Porto de Paranaguá.
A continuidade do traçado fará com que a ferrovia seja estendida até Guaíra (PR), entre em Mato Grosso do Sul, passe por Dourados e chegue a Maracaju, cidade onde ela poderá ser conectada com os trilhos da Malha Oeste.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Meteorologia
Sábado segue com temperaturas baixas, mas sem previsão de chuva no Estado
há 11 minutos atrás

Meio ambiente
Decreto regulamenta mercado de carbono no país
20/05/2022 21:30

Justiça
Governador destaca a harmonia entre os Poderes para o desenvolvimento do MS
20/05/2022 20:00

Cotidiano
Depen concede selo de reconhecimento nacional a parceiros da Agepen no trabalho prisional
20/05/2022 19:30

Cotidiano
MS ainda tem 45 municípios em condições de seca extrema e grave
20/05/2022 18:30