Os serviços de qualificação profissional e atendimento odontológico oferecidos pelo Sesi e Senai agilizaram, na quarta-feira (18), a vida da população do Bairro Coophavila 2, em Campo Grande (MS). As atividades são parte da Semana do MEI (Microempreendedor Individual), promovida pelo Sebrae em parceria com a Fiems, Fecomércio e Famasul, e serão realizadas até amanhã (20).
Para o gerente de gestão e negócios do Senai, Juliano Rodrigo de Paula, além de trazer benefícios sociais, os cursos oferecidos podem ser aproveitados em novos negócios. “A importância de levar esse serviço para os bairros é justamente fomentar o empreendedorismo como uma mola propulsora no desenvolvimento do município e da região e nós sempre somos parceiros”.
O analista técnico do Sebrae Carlos Henrique Oliveira destacou a importância de parcerias para realização do evento. “Essa ação beneficia não só o empresário, mas também a população da Coophavila. Então, nós temos o espaço do Sesi para oferecer os serviços de dentistas gratuitos e temos a carreta da panificação e da costura do Senai para dar os cursos”.
Entre os serviços mais procurados pelos moradores, está o atendimento com dentista. O projeto "Sesi Odonto - Indústria de Sorrisos" disponibilizou estrutura móvel moderna com capacidade para mais de 30 atendimentos diários. Os atendimentos foram previamente agendados e a comunidade está sendo atendida pelas equipes especializadas do Sesi.
A secretária Kariny Vieira Benites, 18 anos, em pouco tempo conseguiu sair do atendimento com diagnóstico em mãos. "Eu queria ver se eu estava com cárie. Tinha aparecido um negocinho preto no meu dente, aí eu vim ver", explicou. Moradora do bairro Tijuca, ela elogiou a agilidade do atendimento e poderá buscar tratamento mais aprofundado.
A aposentada Elizena Silvério de Oliveira, 70 anos, aproveitou mais de um serviço. Além de buscar atendimento odontológico, vai participar do curso de panificação. “Aproveitei para fazer higienização nos dentes. O curso eu vou fazer com a ideia de complementar renda. É muito bom ter esses atendimentos do lado de casa. Se for fazer isso no centro, depende de tempo, vale transporte ou gasolina. É muita coisa”, destacou.
Na área de gastronomia, o Senai oferece os cursos de introdução e fabricação de produtos de panificação e confeitaria e introdução a fabricação de pães e doces. No vestuário, os cursos foram de customização de roupas, técnicas de criação de coleção e fundamentos da modelagem básica.
A Semana do MEI é realizada na Associação de Moradores da Coophavila 2, na Avenida Marinha, 725, no bairro Coophavila (Cruzamento das avenidas Marinha e Gunter Hans), até 20 de maio.