Dourados – MS sexta, 19 de abril de 2024
26º
Iluminação Pública

Segundo a Semsur, manutenção da iluminação pública atende mais de 30 ocorrências diárias

Secretário Joaquim Soares explica funcionamento do sistema de manutenção e comemora avanços consideráveis no serviço

28 Set 2018 - 20h03Por Informe da Prefeitura
Secretário de Serviços Urbanos, Joaquim Soares - Crédito: A. FrotaSecretário de Serviços Urbanos, Joaquim Soares - Crédito: A. Frota

São mais de 30 mil pontos de iluminação dos quais, pelo menos 10% apresentam problemas rotineiramente por conta das mais diversas situações. É partindo deste ponto que o secretário municipal de Serviços Urbanos, Joaquim Soares, explica aos douradenses a realidade da iluminação pública no maior município do interior do Estado e destaca a média mensal de 30 manutenções por dia com as quatro equipes que atuam em um expediente de 6 horas.

Titular da pasta responsável pelo serviço, o secretário destacou os avanços e os projetos que já são iminentes para a melhoria deste trabalho. “Precisamos salientar uma coisa antes de tudo. Temos uma estrutura de iluminação extensa, variada, antiga em muitos pontos e estamos trabalhando muito. Lâmpadas apagadas a noite ou acesas durante o dia são demandas constantes de qualquer administração, não surgiram ontem, e é preciso ter cuidado com oportunistas”, disse o secretário.

Ainda que muitos pontos estejam no escuro por conta da demanda, o trabalho da Semsur tem que ser destacado, segundo o secretário. No mês de agosto, a equipe da iluminação atendeu mais de 30 bairros com mutirões de manutenção. Estes trabalhos podem ser troca de lâmpada, troca de reator, troca de relê e ainda a instalação de ‘braços’ para as lâmpadas onde não tem. Os dados de setembro ainda não estão fechados, mas tiveram também o atendimento das solicitações da Guarda Municipal e da Polícia Militar, para pontos identificados onde a segurança esteve comprometida.

“Muita gente embarca nestes argumentos de que ninguém esta fazendo nada, de que tem um monte de dinheiro arrecadado que não é aplicado. Mas não é assim. Eu convido qualquer cidadão a procurar saber. Tem o portal da transparência aí, onde tudo é bem explicitado”, disse o secretário, que emendou: “é um momento político. Talvez seja isso. Mas é importante que as pessoas saibam a verdade toda, não só a verdade que cabe a um ou outro”.

São 946 manutenções em agosto, que atenderam os bairros Portal de Dourados, Sol Nascente, Jardim Cristais I e II, Parque das Nações I e II, Estrela Verá, Canaã III, distritos de Panambi, Indápolis, Vila São Pedro e Vila Vargas, Terra Roxa, Jardim Márcia, Jardim Pantanal, Jardim Santa Maria, Jardim Caimã, Jardim Novo Horizonte, Estrela Tovy, Estrela Ivatê, Residencial Castelo, e nas sitiocas Campina Verde e loteamentos Bonanza.

Também em agosto, foram atendidos locais onde era necessário instalar novos pontos de iluminação. Foi atendida solicitação para evento na Praça Antonio João, CTG, quadra do CEEJA, e comandos na Coronel Ponciano e principais avenidas.

APLICAÇÃO DE RECURSOS

Tão importante quanto à seriedade no tratamento deste assunto, Joaquim Soares falou sobre o que tem sido feito na prática, principalmente com a arrecadação proveniente da Cosip, a taxa de iluminação cobrada na conta de energia de cada cidadão.

O secretário destacou que toda e qualquer decisão da Semsur é tomada somente com a devida autorização do Conselho Gestor da Cosip, que tem integrantes de toda a sociedade. Além do mais, todo o recurso só pode ser empregado na aquisição de material e pagamento de demandas exclusivas da iluminação pública.

Com média de arrecadação de R$ 1,1 milhão, a Prefeitura paga a empresa fornecedora de energia a um custo médio mensal de R$ 650 mil (custo da iluminação em praças, parques e avenidas e de onde o custo não vai para a conta de energia). As sobras deste valor ficam em um fundo específico, destinado à aquisição de material, de lâmpadas, relês, reatores e EPIs (equipamentos de proteção individual).

“Muito tem se falado sobre a arrecadação. Mas temos que pagar a Energisa no que cabe à administração. Temos que comprar os materiais e, neste ponto, enfrentar certa burocracia. O que sobra deste montante está lá, aguardando para ser aplicado da melhor maneira”, disse.

Joaquim lembra que existe todo um procedimento legal que não pode ser ignorado. A Prefeitura respeita estes trâmites, e age com reponsabilidade, encarando o problema e trabalhando. O exemplo é o processo licitatório finalizado recentemente, publicado nesta quinta-feira (27) que, por respeitar todos os procedimentos legais, durou meses.

PROJETOS

Explicada a origem e aplicação dos recursos, além da explanação sobre o tamanho da demanda, o secretário apresenta também todo o trabalho que tem sido feito para a melhor aplicação dos recursos que estão aguardando.

Segundo Joaquim Soares, a iluminação pública em Dourados precisa de uma padronização e é este trabalho que está sendo implantado, tanto em relação aos materiais aplicados nas manutenções do parque de iluminação, como nos modos de operação das equipes.

“Um ponto, a aquisição de material mais moderno, mais econômico, precisa ser feita. Estamos com o projeto em andamento. Em uma das manutenções encontramos uma lâmpada que durou bastante, uns 20 anos de idade. Situações semelhantes ocorrem em toda a cidade”, explicou, lembrando que a especialização, melhoria e ampliação do serviço já é projetada.

O projeto em andamento (que aguarda deliberação da administração) é para a implantação de um primeiro lote de lâmpadas de LED que visa uma economia que pode chegar a mais de 30% no consumo de energia elétrica e, além disso, o reaproveitamento do material trocado para outras regiões da cidade. Este projeto prevê abrangência de um quadrilátero que se estende entre as ruas Ponta Porã e Cuiabá, no sentido norte/sul e entre o lago no Jardim Clímax e a região da antiga feira do produtor.

Outra melhoria que deve ocorrer é a ampliação das equipes, uma para estender além do expediente instituído na Prefeitura, na parte da tarde e à noite, esta que será uma atuação inédita em relação a este serviço. “Já foram identificados 400 pontos em que as lâmpadas ficam acesas durante o dia e estes pontos precisam ser atendidos de dia. Os demais, se atendidos à noite, permitirão maior eficiência”, disse.

Com a consolidação da modernização da iluminação já a partir de 2019, buscando centralizar o serviço, implantar um dispositivo eletrônico para acionar com mais rapidez e permitir melhor gerenciamento dos pedidos, a Semsur deve conquistar o objetivo dos projetos que fomenta. “Temos ainda dois bairros novos que já se adequam colocando iluminação de LED. São avanços que estão ocorrendo e que implantamos”, finalizou o secretário.

Além da iluminação pública, a Semsur é responsável pela limpeza e manutenção de praças, parques e ruas, e coopera com a operação tapa-buraco, usando a usina de asfalto.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Fundtur capacita profissionais da região Nordeste do Brasil sobre destinos turísticos de MS
Turismo

Fundtur capacita profissionais da região Nordeste do Brasil sobre destinos turísticos de MS

19/04/2024 12:30
Fundtur capacita profissionais da região Nordeste do Brasil sobre destinos turísticos de MS
Campanha "TJMS + Eficiente: CPE e Cartórios Juntos" é lançada
Judiciário

Campanha "TJMS + Eficiente: CPE e Cartórios Juntos" é lançada

19/04/2024 12:15
Campanha "TJMS + Eficiente: CPE e Cartórios Juntos" é lançada
Helicóptero do governo, com quatro pessoas, cai em Campo Grande
Capital

Helicóptero do governo, com quatro pessoas, cai em Campo Grande

19/04/2024 09:00
Helicóptero do governo, com quatro pessoas, cai em Campo Grande
Feriado de Tiradentes é ponto facultativo no comércio de MS
Cotidiano

Feriado de Tiradentes é ponto facultativo no comércio de MS

19/04/2024 08:45
Feriado de Tiradentes é ponto facultativo no comércio de MS
Egresso da UEMS publica estudo em terra indígena de Eldorado em revista científica Qualis A
Pesquisa

Egresso da UEMS publica estudo em terra indígena de Eldorado em revista científica Qualis A

19/04/2024 07:15
Egresso da UEMS publica estudo em terra indígena de Eldorado em revista científica Qualis A
Últimas Notícias