
Com objetivo de ajudar no fortalecimento da cidadania e no desenvolvimento de uma sociedade democrática, justa e solidária, o professor da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Federal da Grande Dourados (FCH/UFGD), Marcos Antônio da Silva, publicou livro que analisa a dinâmica eleitoral de Mato Grosso do Sul, apresentando e discutindo os resultados das eleições presidenciais, estaduais e municipais dos principais colégios do estado: Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá e Ponta Porã.
Intitulado "A dinâmica eleitoral em Mato Grosso do Sul (1978-2018): eleições, partidos e governos", o livro permite, além da experiência da memória política, a compreensão da composição e atuação do eleitorado, dos partidos e da formatação do sistema partidário local; a percepção da interação entre o sistema político local e nacional e o acompanhamento da trajetória de lideranças e elites políticas sul-mato-grossenses.
Segundo o autor, o trabalho é um convite para estudantes e público em geral que desejam compreender e analisar a política estadual de forma científica ou intervir nesta de maneira cidadã e qualificada. "Os dados contidos na obra indicam, mais do que um passado ou presente rígido e imutável, elementos e indicações para compreender as diversas facetas da política local apresentando o perfil e a dinâmica do eleitorado, o desempenho dos partidos, a construção de alianças e governos e o desenvolvimento das lideranças e elites políticas, demonstrando que a política é uma atividade dinâmica, conjuntural e, acima de tudo, instigante e fundamental", defende Marcos Antônio.
O livro pode ser adquirido, nos formatos impresso ou digital, pelo site da editora: https://editoracrv.com.br/produtos/detalhes/34440-a-dinamica-eleitoral-em-mato-grosso-do-sul-1978-2018br-eleicoes-partidos-e-governos.
FINANCIAMENTO
A obra foi lançada com recursos do edital PROPP nº 14/2019, referente ao Programa de Apoio à Pesquisa da UFGD. O objetivo do edital é expandir as atividades de pesquisa, ampliar a produção científica de qualidade e fortalecer os programas de pós-graduação da Universidade.
Participaram da seleção os servidores efetivos da UFGD (professores e técnicos) coordenadores de projetos de pesquisa cadastrados na Coordenadoria de Pesquisa. O orçamento total disponível era de R$ 305.000,00 e poderia financiar manutenção de equipamentos laboratoriais, materiais de consumo, serviços de tradução, revisão e versão, publicações de artigos e livros, inscrições em eventos.
Deixe seu Comentário
Leia Também

'Caixa Encantada'
Secretaria de Saúde arrecada mais de 1,3 mil brinquedos
05/12/2023 21:00

Cartórios
ALEMS faz intermediação para redução de custos de escrituras e 33% em fundos
05/12/2023 20:45

Memória
Há 40 anos, Juruna discursava para milhares de pessoas em Dourados
05/12/2023 13:15

Cotidiano
Capacitação da Rede de Enfrentamento à Violência Contra Mulheres aconteceu em Dourados
05/12/2023 11:00

Edital
Edital de Citação
05/12/2023 07:00